escola e comunidade

Escola e comunidade: confira 5 ações para fortalecer essa relação6 min read

Sem uma relação de parceria e confiança entre escola e comunidade, o desempenho dos alunos pode ser afetado e a instituição perde credibilidade no mercado. Desde que as crianças passam a ter uma rotina escolar, é papel da escola integrar as suas atividades pedagógicas ao contexto social e mobilizar os pais e responsáveis nesse objetivo.

Mas, antes de qualquer coisa, é importante saber o que é comunidade escolar. Trata-se da comunicação estabelecida entre os professores da escola, os alunos e os seus responsáveis. Estimular o bom relacionamento entre esses três grupos favorece um ambiente saudável na instituição.

Saiba mais:
Afinal, quais são as vantagens de ter uma rede social para escolas?
O papel do diretor escolar no sucesso da instituição
Planejamento Escolar: que tipo você adota?

Isso também possibilita a criação de estratégias pedagógicas colaborativas e aumenta o nível de satisfação de pais e alunos. Algumas medidas contribuem para um bom relacionamento entre escola e comunidade. Veja, a seguir, as nossas 5 dicas!

1. Use a tecnologia a favor da comunicação

As ferramentas online são ótimos meios de tornar a comunidade escolar mais conectada. A escola tem à disposição uma série de opções para utilizar a tecnologia no aperfeiçoamento da sua comunicação. As redes sociais, por exemplo, são ótimos espaços para a secretaria sanar dúvidas, publicar avisos e manter a comunidade engajada.

Outro bom exemplo é a criação de um site e blog para a escola. O site é o lugar de apresentação da instituição para o público no meio digital, enquanto o blog é um espaço para construir a sua autoridade, por meio de conteúdos que tirem dúvidas comuns de pais e alunos.

Seguindo estratégias de otimização para sites de busca, a escola consegue, com o site e blog, construir uma boa reputação no mercado de educação e ter mais visibilidade do seu público.

Alguns sistemas de gestão escolar também disponibilizam um espaço de interação seguro e controlado para conectar professores, alunos e responsáveis. Nesse caso, todos os recursos dialogam a favor da comunicação entre os membros da comunidade e visam manter todos cientes dos eventos mais recentes da escola.

Normalmente, o sistema de gestão escolar mantém os pais atualizados em relação às notas, ao resultado de simulados, aos horários de entrada e saída dos alunos, ao rendimento escolar e à rotina de atividades realizadas na escola. É uma oportunidade incrível de melhorar o sistema de comunicação entre a escola e a comunidade.

2. Integre a família na rotina do aluno

É importante que a relação com a família dos alunos vá muito além da solicitação de assinatura no boletim. Mesmo com boas notas, os alunos podem manifestar dificuldades de relacionamento às quais os professores podem estar atentos no dia a dia. Muitas vezes, os pais não sabem desses problemas por simplesmente não comparecerem à escola.

Esse acompanhamento nem sempre é feito de maneira espontânea, pois muitos deles têm a rotina comprometida com o trabalho. Mesmo assim, é fundamental que a escola reforce a importância dos responsáveis estarem presentas nas reuniões.

A tecnologia é, mais uma vez, uma aliada nesse desafio. Um sistema de gestão escolar pode atualizar os pais sobre as datas das reuniões por meio do aplicativo para celular. Além do mais, diante da impossibilidade da presença dos pais na escola, a direção pode realizar um contato direto com os responsáveis por determinado aluno.

3. Tenha transparência com as informações

O atendimento às famílias nas escolas costuma ser frequente, seja via telefone, seja presencialmente. Por isso, é importante contar com equipes de coordenação, secretaria e professores dispostas a lidar com os pais dos alunos e a esclarecer todas as questões referentes à rotina escolar.

Os pais não devem se sentir no escuro em relação à vida estudantil dos seus filhos. A escola deve reforçar a todo instante o compromisso com a família dos alunos, ao escutar os problemas, evitar contratempos e jamais julgar as particularidades de cada um. Isso estimula um sentimento de pertencimento e segurança para todos.

Sempre que necessário, vale a pena envolver mais de um profissional na conversa com os responsáveis. Por exemplo, em casos de discussões na sala de aula, é importante receber o professor que estava presente na situação, tendo em vista que ele pode explicar os motivos do problema e definir providências junto aos pais.

4. Abra os eventos para a comunidade

Ao transformar o ambiente escolar em um local de convivência entre os alunos e os seus responsáveis, os professores, a direção e os demais funcionários, as pessoas passam a conhecer a equipe pedagógica e a criar um vínculo cada vez mais forte com a escola. Esse tipo de interação pode ocorrer em diversos momentos.

Por exemplo, faça confraternizações em datas comemorativas, como Natal, Dia das mães e Dia dos pais. A ideia pode se expandir para apresentações de trabalho dos alunos, fazendo com que a escola permita a entrada de moradores do bairro. Esse tipo de ação faz a diferença e insere a escola dentro do seu contexto social.

5. Envolva a comunidade em atividades pedagógicas

Desde a condução das aulas até os projetos extracurriculares, é importante que a realidade e os interesses culturais das crianças estejam no centro das preocupações. Dessa forma, a equipe pedagógica torna o processo de aprendizado muito mais rico e atrativo, o que facilita o engajamento dos alunos.

Ações simples, como estimular o senso crítico a partir de problemas do bairro (poluição nas ruas e segurança, por exemplo) e investir em projetos extraclasse que exijam o envolvimento das crianças, são ótimas práticas pedagógicas.

Vale lembrar que uma escola particular, como qualquer empresa, também precisa investir em marketing a fim de ganhar a confiança do público e conseguir captar mais clientes. São inúmeras medidas que a escola pode adotar para obter essa conquista.

O bom relacionamento entre escola e comunidade é um dos compromissos que mais contribui para a reputação da instituição no mercado de educação. Ações de transparência e colaboração por parte da gestão escolar são extremamente valorizadas, ajudam a fidelizar o público da sua escola e a captar mais alunos.

Com o auxílio de soluções para a sua gestão escolar a relação entre escola e comunidade será estreitada.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua experiência com a relação entre instituição e comunidade — afinal, o que vem dando certo na sua escola? Deixe o seu comentário!