estratégias para captação de alunos

Fique por dentro das melhores estratégias para captação de alunos

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Segundo dados estatísticos apresentados pelo INEP referentes ao Censo Escolar de 2018, as escolas privadas da rede básica de ensino representam 22,3% do número total das instituições do país, o que simboliza aproximadamente 40.572 escolas particulares.

Diante de tanta concorrência, é fundamental investir em diferentes estratégias para captação de alunos. Para isso, é preciso contar com uma série de dados e praticar diversas ações, tanto para tornar seu atendimento mais personalizado quanto para criar uma vantagem competitiva diante da concorrência e facilitar a aproximação de potenciais alunos.

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A seguir, mostramos de que forma a escola pode atingir esse objetivo e como o Marketing de Experiência pode ser uma excelente ferramenta utilizada para esse propósito. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de investir em estratégias para captação de alunos

Atualmente, a concorrência no mercado é extremamente agressiva e implacável. Foi-se o tempo em que apenas o boca a boca era suficiente para conquistar novos alunos. Hoje, é imprescindível que haja uma estratégia de captação com objetivos claros e muito bem definidos.

Para isso, é importante que a instituição conheça seus potenciais alunos, de forma a utilizar esse conhecimento a fim de oferecer a eles um atendimento personalizado e de qualidade, o que proporciona à escola uma maior vantagem competitiva.

Saiba como utilizar o Marketing de Experiência para atingir esse objetivo

Uma das formas de realizar a captação de alunos é por meio do Marketing de Experiência. Trata-se de uma maneira diferente de atrair o cliente. Ou seja, é preciso investir em um maior conhecimento sobre ele e fazer a identificação de seus hábitos.

O Marketing de Experiência é baseado em três pilares básicos, que são chamados de 3Vs: Verdade, Vontade e Valor. O primeiro pilar significa que a escola deve construir um relacionamento baseado em informações verdadeiras sobre seu produto e forma de trabalho, ou seja, é a construção de uma relação honesta com os potenciais alunos.

A vontade é o sentimento que sua estratégia deve despertar nas pessoas. Ao aplicar o conceito na escola, com base nas ofertas oferecidas, os possíveis alunos terão o desejo de estudar na instituição. 

Por fim, o valor significa a união dos dois primeiros conceitos, de forma a valorizar a escolha do consumidor pelo serviço ou produto oferecido.

Ao utilizar o Marketing de Experiência, será possível desenvolver ações para criar um vínculo mais profundo com as pessoas, o que é essencial para a valorização da instituição perante o mercado. Para isso, invista também nas estratégias interessantes para a captação de alunos que vamos mostrar a seguir.

Use um sistema de CRM

A fim de garantir uma estratégia eficiente, é preciso fazer a análise e o acompanhamento de informações importantes sobre o relacionamento com o cliente. Por isso, a utilização de um CRM é uma excelente alternativa para executar esse processo com precisão e agilidade.

Por meio do software, é possível fazer o cadastro de pessoas interessadas na escola, bem como controlar e agendar o envio de e-mails ou mensagens de texto com informações relevantes para o contato. Além disso, o sistema permite realizar a avaliação sobre o resultado referente a cada canal de captação utilizado. 

O ideal é a utilização de uma ferramenta de CRM que esteja integrada com o software de gestão escolar. Dessa forma, é possível conciliar as informações sobre os alunos interessados, os atuais estudantes e os funcionários da escola, o que garante mais agilidade na utilização desses dados sempre que houver necessidade.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são acessadas por inúmeras pessoas todos os dias. Por isso, é de extrema importância que a instituição utilize esse canal a seu favor, tanto para atrair e captar novos alunos como para identificar o que as pessoas falam sobre a escola.

Essa é uma excelente oportunidade de se aproximar de potenciais estudantes e perceber suas dúvidas e principais necessidades. Dessa forma, a instituição pode apresentar conteúdos relevantes que respondam as questões do público e demonstrem a qualidade da escola.

Ofereça benefícios exclusivos

Uma forma de atrair novos alunos e cativar os antigos é por meio da oferta de benefícios para os estudantes. Por exemplo, a escola deve firmar parcerias com outros prestadores de serviços que ofereçam descontos sobre cursos ou produtos, como academias, cursos de inglês, livrarias, entre outros.

Essa é uma maneira de fidelizar os alunos, já que os benefícios têm validade enquanto houver o vínculo com a instituição.

Toque no lado emocional

Investir na emoção também é uma forma eficiente de ganhar o carinho do público. Para isso, a escola deve ter iniciativas que cativem as pessoas, de modo que elas possam ter uma visão positiva da instituição de ensino.

Por exemplo, investir em campanhas do agasalho na época do inverno ou arrecadar ovos de páscoa que serão doados às pessoas carentes são atitudes que demonstram a preocupação da escola com a comunidade. Assim, além de ganhar a simpatia das pessoas, a instituição também promove ações sociais.

Aposte no Inbound Marketing

No Inbound Marketing, a proposta é atrair clientes por meio da oferta de conteúdos relevantes, que são entregues aos possíveis alunos por meio de canais de acesso variados, como redes sociais, blogs, e-mails, entre outros.

Nessa estratégia, a ideia é transformar os visitantes em alunos. O Marketing de Conteúdo é a principal ferramenta utilizada para atingir esse objetivo. Isso porque, por meio da produção de conteúdos variados, atrai e cativa seus potenciais estudantes para os principais canais digitais da instituição.

Para garantir o sucesso dessa estratégia, é fundamental fazer o acompanhamento de toda a jornada do aluno. Portanto, o objetivo é identificar suas necessidades e oferecer o que ele procura.

Invista em Marketing Digital

Hoje, as pessoas já aprenderam a buscar referências na internet sobre praticamente tudo o que elas precisam, e isso inclui pesquisar sobre a escola antes de matricular os filhos em uma nova instituição.

Portanto, a escola deve construir sua presença online, com o objetivo de atrair novos alunos. Existem diversos canais que podem ser explorados, como redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, entre outros. O principal objetivo do Marketing Digital é promover o engajamento da marca, de forma que ela possa ser facilmente reconhecida pelo público-alvo.

Use o Mobile Marketing

Outra estratégia que deve ser explorada pela escola é o Mobile Marketing. A evolução da tecnologia dos smartphones deu ao público a capacidade de acessar os mais variados canais digitais e uma grande variedade de aplicativos, como WhatsApp, apps de redes sociais, entre outros.

Uma pesquisa realizada pela FGV sobre o uso de TI nas empresas revelou que existem aproximadamente 235 milhões de smartphones em uso no Brasil, o que demonstra o enorme potencial de alcance do Mobile Marketing.

Portanto, além de apostar nas publicações em redes sociais para marcar a presença online, é essencial que a escola tenha um site responsivo. Ou seja, que se adapte facilmente à tela de qualquer dispositivo.

Entenda como essas estratégias ajudam na captação de alunos

Existem diversas alternativas para atrair novos estudantes. Portanto, adotar uma ou mais dessas opções permite que a escola construa sua presença online e seja reconhecida no mercado como uma referência no assunto. Essa visão positiva é fundamental para atrair indivíduos e transformá-los em discentes, melhorando os resultados da instituição.

Como vimos, para se manter competitiva, a escola deve investir em estratégias para captação de alunos. Existem diversas ações que podem ser feitas, como adotar um software de gestão com CRM integrado, investir em Inbound Marketing etc. Dessa forma, a instituição terá reconhecimento no mercado e aumentará o número de novos estudantes.

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