infraestrutura escolar

Entenda o papel da infraestrutura escolar no desenvolvimento dos alunos6 min read

É certo que ter uma equipe pedagógica eficiente é essencial para oferecer uma boa qualidade de ensino. Entretanto, contar com uma infraestrutura escolar moderna é outro fator importante que ajuda a garantir um bom aproveitamento por parte dos alunos.

Os problemas com a infraestrutura vão desde a falta de locais específicos para determinadas atividades, como bibliotecas e laboratórios, às instalações inadequadas, em que há deficiências nas condições básicas para o funcionamento da escola.

A seguir, mostramos por que é importante que a instituição invista nos recursos que serão oferecidos aos estudantes, bem como de que forma ela pode fazer isso. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância da infraestrutura escolar

Com base nos dados revelados pelo Censo Escolar de 2018, realizado pelo Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira —, apesar de 95% das escolas de ensino médio terem acesso à internet, o percentual de instituições de ensino com laboratório de ciências representa apenas 44%.

Ainda de acordo com a pesquisa, há uma grande diferença em relação às infraestruturas disponíveis em escolas públicas e privadas. Por exemplo, o laboratório de ciências está presente em 28,8% das escolas municipais e em 57,2% das instituições particulares.

A deficiência na infraestrutura é um grande problema, pois além de prejudicar a qualidade do ensino, já que diminui o interesse do aluno, também contribui para a evasão escolar e a reprovação do estudante.

A escola que oferece uma boa infraestrutura contribui para o aprendizado do discente. De certa forma, muitas disciplinas podem ser ilustradas por meio de experiências em laboratórios, o que torna o ato de aprender mais interessante e proveitoso.

É importante considerar que a infraestrutura não representa apenas os recursos físicos disponíveis para o aluno, como quadras, bibliotecas e laboratórios. A infraestrutura digital também deve ser considerada como uma forma de proporcionar mais qualidade de ensino e atrair a atenção dos estudantes.

Saiba como melhorar a infraestrutura da escola

A escola pode investir de diferentes formas para oferecer uma melhor infraestrutura a seus alunos e, com isso, aumentar o desempenho deles e o seu próprio desenvolvimento. Confira como proporcionar uma melhor estrutura de ensino.

Faça investimentos em tecnologia

O uso da tecnologia oferece uma série de benefícios para a escola. Por exemplo, a utilização de um software de gestão escolar, além de contribuir para as tarefas administrativas e voltadas à gestão, também oferece inúmeros recursos que ajudam no aprendizado e no desempenho dos alunos.

Por meio do sistema, os estudantes podem organizar suas tarefas diárias com maior facilidade, fazer o acompanhamento de suas notas e ter acesso a materiais didáticos. Além disso, podem facilmente conversar com os professores por meio de chat ou renovar os livros na biblioteca.

Para os professores, também há benefícios, pois eles conseguem acompanhar o desempenho dos alunos, registrar notas e trabalhos e ter mais facilidade para disponibilizar materiais didáticos.

A tecnologia já faz parte da vida dos alunos fora da escola, pois ela está presente em seu dia a dia. Por isso, quando a instituição oferece esses recursos, significa que ela se preocupa em acompanhar a evolução tecnológica e prestar um serviço com maior qualidade.

Tenha um projeto pedagógico

Basicamente, o Projeto Político Pedagógico — PPP — é um guia elaborado pela instituição de ensino, que tem a função de descrever seus objetivos e o que será feito para que eles sejam alcançados.

Esse documento é importante para demonstrar qual é a proposta educacional da instituição. Além disso, sua elaboração e o acompanhamento de suas propostas são essenciais para avaliar o desempenho do que foi pretendido e, com isso, decidir quais pontos precisam de melhorias e aperfeiçoamento.

Ele é importante para a infraestrutura porque, ao elaborar o projeto pedagógico, é possível ter dimensão dos recursos necessários para a sua execução. Dessa forma, a escola pode se organizar para oferecer as condições necessárias às atividades previstas no documento.

Por exemplo, se a instituição definir em seu projeto pedagógico que dará aulas interativas, será necessário investir em salas de aula que contenham lousa digital.

Invista em laboratórios

Conforme mencionado na pesquisa do Inep, o laboratório de ciências é um dos elementos de infraestrutura que mais precisam de um maior investimento pelas escolas. Esse é um recurso essencial para melhorar a qualidade de ensino e o interesse dos alunos.

As aulas práticas de ciências ajudam a fixar o aprendizado na mente dos estudantes, pois, ao visualizarem as experiências no laboratório, poderão compreender com maior facilidade o que acontece em cada situação apresentada pelo professor.

O laboratório de informática é outro recurso extremamente importante nos dias atuais. Segundo dados da mesma pesquisa, 98,8% das escolas federais, 68,4% das escolas privadas e 64,4% das municipais contam com essa infraestrutura.

Esse índice deveria ser maior nas escolas privadas e municipais, visto que a tecnologia é essencial para o aprendizado dos alunos atualmente.

De acordo com dados da pesquisa TIC Educação 2018, realizada pelo Cetic.br, 76% dos professores utilizam a internet de alguma maneira para melhorar o seu conhecimento sobre a utilização de recursos tecnológicos nas atividades educacionais.

Portanto, o uso da tecnologia na educação é uma tendência que não para de crescer, e as escolas precisam acompanhar essa evolução.

Invista em espaço físico

O desenvolvimento dos alunos também está relacionado à socialização. Isso significa que a escola deve investir em espaços para que eles possam interagir e melhorar o convívio entre eles.

Existem diversos ambientes que podem ser criados a fim de proporcionar essa interação, como quadras para a prática de esportes, pátio para a confraternização durante os intervalos, entre outras alternativas.

Além disso, o espaço na sala de aula também deve estar de acordo com o número de alunos por classe. Por exemplo, uma sala muito grande e com poucos alunos promove a dispersão entre eles, o que compromete o aproveitamento da aula e o relacionamento entre os estudantes.

Outro elemento importante e que não pode ser esquecido pelas escolas é a acessibilidade. Isso quer dizer que é preciso investir em rampas de acesso, corrimãos, banheiros adequados e outros recursos necessários para garantir a mobilidade e a inclusão de todas as pessoas.

Como vimos, a infraestrutura escolar é um elemento extremamente importante para melhorar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento da escola. Para isso, a instituição deve investir em recursos físicos e digitais para promover uma maior qualidade de ensino e com uma grande variedade de opções.

Agora que você já sabe a importância da infraestrutura física e digital no ambiente escolar, entre em contato com a Escolaweb e saiba como podemos ajudá-lo a melhorar sua instituição de ensino!