8 vantagens de se obter um software de gestão escolar

23 de agosto de 2016

O ideal de todo gestor escolar é o de atuar nos setores em que ele se faz mais necessário, e poder dedicar-se com mais atenção à área pedagógica, que é o coração da escola, pois é dela que sairão os bons frutos, se forem bem cultivados durante o ano letivo. Porém, como conseguir lidar com todas as obrigações concernentes a você, gestor, de forma eficaz, sem deixar que nada lhe falte ao controle, para o bom andamento da instituição de ensino? É exatamente com esse intuito que foi criado o software de gestão escolar, ferramenta imprescindível. Conheça algumas das incontáveis vantagens de se obter um software de gestão escolar de ponta:

1. O software de gestão escolar otimiza o controle financeiro

É fundamental que o gestor saiba como estão as finanças da escola. Por meio desses dados, você saberá como está o seu caixa, qual o montante de contas a pagar e também a receber. Dessa forma, você pode investir nas áreas que precisam, e ter um controle do fluxo de caixa, para melhor programar seus pagamentos.

2. A área de marketing

Você sabe quantos prováveis alunos visitam ou ligam para sua escola diariamente? Com um sistema de gestão escolar você saberá em tempo real como cada divulgador de seu departamento de marketing está trabalhando. Assim, é possível verificar se os divulgadores estão cumprindo com as metas estabelecidas para eles, e se estão se esforçando em seu trabalho.

3. É possível ter relatórios de presença e de notas por meio do software de gestão escolar

Por meio de seu software de gestão escolar você ficará ciente das faltas e das notas dos alunos, através de relatórios e gráficos. Você poderá então atuar imediatamente no caso de excesso de faltas e de notas baixas, de modo preventivo. Dessa forma, pode-se evitar desistências ou reprovações de alunos.

4. A inadimplência

Um dos grandes problemas enfrentados pelas instituições de ensino é o da inadimplência. É necessário tomar uma atitude tão logo ela aconteça. Você terá o controle diário dos pagamentos dos responsáveis e alunos, bem como dos atrasos. Isso possibilitará ao seu departamento de cobrança agir prontamente, evitando que a dívida se estenda e fique mais difícil de ser recuperada.

5. A comunicação entre escola, alunos e responsáveis

No caso de alguma ocorrência com o aluno, os responsáveis podem ser avisados prontamente. A comunicação direta também é muito útil em casos de reuniões, eventos, excursões, etc, pois é certo que alunos e responsáveis receberão os avisos instantaneamente.

6. O acompanhamento do desempenho dos professores através do software de gestão escolar

Através do software de gestão escolar, você pode acompanhar a performance de seu corpo docente, verificando com que frequência seus professores faltam, se eles atribuem tarefas aos alunos, quais médias que eles dão aos seus alunos, se tomam medidas preventivas, como o envio a aulas de reforço para alunos que estejam com dificuldades de aprendizagem. Caso você queira fazer um plano de carreira para seus educadores, o sistema de gestão escolar te auxiliará na coleta dos dados necessários, tornando essa tarefa muito mais fácil.

7. O almoxarifado

Saber o que o almoxarifado contém ficará ao alcance de suas mãos. Dessa forma, você pode antecipar-se e abastecer sua escola antes que os materiais se acabem. Com o conhecimento de seu estoque, você saberá em que setor está havendo possível desperdício e conseguirá prever seus gastos com materiais no decorrer do ano. Poderá também tomar ações que minimizem as despesas.

8. Os investimentos

Com o controle geral de todos os departamentos da escola, você saberá quais áreas precisam de investimento e quais podem estar gastando demais. Desse modo, você equilibrará os gastos escolares e terá uma visão clara de em quais setores, quando e porque investir, a fim de tornar sua instituição de ensino mais eficiente.

Um software de gestão escolar de primeira classe fará com que sua instituição de ensino funcione de forma organizada e integrada. Todos os setores estarão trabalhando conjuntamente em busca de um bem comum: o ensino-aprendizagem de qualidade, e a formação dos alunos em cidadãos ativos na sociedade. Obviamente, com toda a equipe escolar mais eficaz, essa mudança positiva na gestão escolar será percebida tanto pelos alunos como pelos responsáveis.

Ficou curioso? Conheça o sistema de gestão escolar Escolaweb e comece já a destacar sua escola!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos sobre ensino, tecnologia e gestão escolar!