Educação e inovação: Por que precisamos inovar?

19 de junho de 2016

Por que devemos inovar na educação? Quantas vezes você já parou para se perguntar isso?

Fato é que a própria sociedade cada vez mais exige respostas inovadoras a todo instante. Contudo, cabe à educação, um papel fundamental no que diz respeito à inovação, tanto aos comportamentos quanto às atitudes.

Com as mudanças em constante avanço e se expandindo para o mundo, de uma forma ou de outra, as diferentes sociedades e culturas acabam por enfrentá-las, à sua maneira.

A escola torna-se, então, um lugar de importantes contradições lógicas, estando o educador no centro dessas contradições.

Todo o problema da escola está em harmonizar, com a máxima agilidade, tradição e modernidade, saber e alegria, valores e motivação… Trata-se de – sem renunciar à sua missão, muito pelo contrário – procurar acompanhar a dinâmica do mundo atual ao mesmo tempo que oferece recursos de pensamento para uma análise crítica desse mesmo mundo. Sempre de novo, recaímos no problema de sempre: as exigências praticamente sobre-humanas que incidem sobre o professor (que, não recebe em contrapartida o menor apoio nem as mínimas condições de trabalhar com dignidade…).

Hoje dada a alta competitividade que marca a nossa sociedade globalizada é preciso muito mais a criatividade do que uma inteligência convencional. Daí que se espere do professor – para voltarmos às exigências heróicas… – além da competente erudição, um agudo senso de criatividade e inovação: a flexibilidade atenta a tudo o que gira a volta de seus alunos e de como se pode imunizá-los para não caírem nas armadilhas de um mundo onde eles são vistos sobretudo como consumidores em potencial (de mercadorias, de serviços, de ideologias etc.).

Como está a tecnologia na educação das escolas hoje?

Os arquivos das universidades estão repletos de teses sobre inovação. Pode-se dizer que então, no campo teórico da educação, de tudo um pouco já foi inventado e que as teses são meras reproduções de teorias… Na prática, aquilo que tem sido considerado inovação não tem sido avaliado e, quase sempre, consiste apenas em pequenas mudanças num modelo educacional hegemônico e obsoleto.

As escolas se converteram ao mundo digital, mas mantêm e reforçam práticas de ensino obsoletas, o improviso e o imediatismo das “novas” práticas faz prosperar o insucesso.

Sabemos que que o Brasil progredirá através da educação. Onde estariam essas principais barreiras para inovar? Nas escolas, entre professores, governantes, pais ou alunos?

É essencial que as instituições se atualizem e saibam como se adaptar às novas necessidades.

Motivando o aluno para um melhor aprendizado

O professor deve motivar os alunos para que eles realmente se sintam empenhados para aprender forma eficaz e definitiva. Além disso, o professor deve ajudá-los a controlar as emoções negativas e fixar metas durante o estudo.

As pessoas sentem muito mais facilidade para aprender quando interagem com outros e trocam ideias e conceitos entre si. Grupos colaborativos são uma das ferramentas mais eficazes na educação.

Alunos entendem melhor quando estão se sentindo felizes. Tentar sempre trazer o riso e o bem estar para a sala de aula, pois, dessa forma, os resultados serão muito mais positivos.

Cada pessoa possui experiências e formas de pensar variadas. É essencial que o professor entenda isso e deixe que o aluno tenha a sua própria forma de aprender e estudar. Além do mais, caso a pessoa queira trazer novas ideias de ensino para a sala de aula, não há problema algum em experimentar.

Criar obstáculos durante os estudos realmente pode ser uma ótima opção para motivá-los a aprender mais, mas desafios em excesso só irão desmotivar os estudantes.
Nunca dê lições e trabalhos quando os seus alunos ainda não tiveram uma aula sobre o assunto.

Em resumo: para o aluno, um assunto nunca será realmente absorvido enquanto o professor não conseguir conectá-lo com noções mais palpáveis. Além disso, é essencial que o aluno saiba transferir habilidades e conhecimentos de uma matéria para outra.

Compartilhe conosco sua experiência quando o assunto é inovar na hora de educar. Nós, da Escolaweb vamos adorar saber!