Seis ideias para aumentar o faturamento da escola

23 de novembro de 2015

Em tempos de crise econômica, cada um se defende como pode. Com as escolas não é diferente. Muitas vezes, somente a mensalidade paga pelos alunos matriculados regularmente não permite que o caixa feche de forma confortável. Sendo assim, é preciso lançar mão de algumas ideias para ter um aumento no faturamento e deixar o caixa respirar.

O ideal é seduzir os próprios alunos. Eles estão ali, pertinho, e são potenciais consumidores dos serviços que a escola dispuser. Planeje estratégias para interagir com os estudantes e mantenha-os dentro do espaço escolar por mais tempo.

Ficou animado? Então, veja abaixo seis dicas que poder ser colocadas em prática rapidamente e ajudar elevar o faturamento da instituição. Pronto para tirar a corda do pescoço?

01 Ofereça alguns cursos extras

Sabe aquela quadra, aquela piscina, aquele laboratório de informática ou sala de música sem alunos? Pois é. Já pensou que eles podem render algum lucro para a escola? No horário em que não estão sendo usados pelos alunos, nas aulas dispostas na grade, os espaços ociosos podem abrigar cursos abertos a toda comunidade. Para que isso dê certo, o espaço você já tem. Faça, então, parcerias com professores e proponha a divisão dos lucros.

02 Aposte no reforço escolar para aumentar o faturamento!

Muitos alunos têm dificuldades com as matérias e não as apresentam em sala de aula, por pura vergonha. E qual é a solução para correr atrás do prejuízo? Isso mesmo! A contratação de professores particulares. Por que não oferecer esse serviço? Como nos cursos extras, a escola pode ceder espaço para as aulas de reforço e firmar parcerias com professores de diversas disciplinas que tivessem interesse em realizar esse trabalho.

03 Crie cursos rápidos

A correria do dia a dia não nos deixa mais ficar tanto tempo marcando passo. Então, os cursos rápidos parecem ser uma excelente opção para injetar dinheiro no seu caixa. Se você for criativo, terá sempre novidades. Com uma boa gama de cursos rápidos, você sempre terá turmas abertas!

04 Lance formas de pagamento atrativas

Não tem jeito: todo mundo gosta de desconto. Então, prepare algumas opções de pagamento à vista que ofereçam vantagens ao cliente que se interessou por uma das opções citadas acima. Os benefícios para a instituição são imediatos: você recebe o valor na hora, dá um up no caixa e fica livre do risco de inadimplência.

05 Promova festas

A escola possui um ginásio ou um bom espaço livre? Então é possível engrossar o caixa com alguns eventos. Podem ser festas temáticas, chás da tarde, jantares, promovidos pela própria escola. É uma boa oportunidade para reunir as famílias e contabilizar reais a mais no fim do mês.

06 Utilize melhor o auditório

Se a sua escola possui um bom auditório, que tal alugá-lo nos horários em que não há alunos? Se a instituição funciona tarde e noite, talvez alguém precise de um espaço para uma reunião ou pequeno evento, como uma palestra, pela manhã. Dessa forma, esse espaço cairia como uma luva.

Sua escola costuma usar alguns artifícios para aumentar o faturamento? Conte para a gente como vocês fazem!