Por que o gestor escolar deve ter um sistema de gestão escolar como aliado?

2 de agosto de 2016

Todo gestor escolar tem seu dia repleto de responsabilidades. Ele precisa ter sob controle os setores financeiro, acadêmico administrativo e também o pedagógico. Se o gestor não tiver um sistema de gestão escolar de qualidade eficiente, certamente perderá tempo com a burocracia que envolve a rotina escolar, sem conseguir dar a devida atenção à área mais importante de qualquer instituição de ensino: a pedagógica.

Saiba quais são as funções que um sistema de gestão escolar de ponta possui para ajudá-lo a driblar a burocracia que tanto toma seu tempo útil:

Um sistema de gestão escolar otimiza a Secretaria

Através desse módulo, você terá todas as informações referentes à documentação dos alunos, podendo acessar o histórico escolar deles, emitir documentos, organizar as turmas, efetuar a rematrícula com máxima eficiência, permitir que sejam feitas a matrícula e a rematrícula em poucos minutos, dentre outras utilidades.

Financeiro em dia com um sistema de gestão escolar

Permite que você emita boletos para todos os bancos, consulte o seu balanço diário, mensal e anual, podendo estabelecer uma comparação entre entradas e saídas, envie por SMS cobrança aos responsáveis que estejam inadimplentes, envie boletos por e-mail, faça o planejamento anual de sua instituição, por meio de gráficos e relatórios e administre as despesas previstas e concluídas.

Acadêmico

No módulo acadêmico, você pode emitir os boletins escolares, consultar planilhas de resultados de todas as disciplinas escolares das turmas, obter o cálculo da média dos alunos, e assim atuar prontamente quando os alunos apresentarem baixo desempenho, consultar o ranking de notas dos alunos, entre outras facilidades.

Portais

Por intermédio dos portais, os alunos e responsáveis podem solicitar documentos, como o histórico, declarações ou a carteirinha de estudante, podem inscrever-se em eventos escolares e visualizar os recados da instituição. Os responsáveis também podem imprimir boletos, atualizados, caso haja atraso no pagamento.

Portaria

No módulo da portaria, haverá o controle total de quem entra ou sai da escola. Dessa forma, pessoas que não são alunos terão seu documento e sua foto disponibilizada para a secretaria, e os pais ou responsáveis saberão se os alunos estão na escola, a que horas entraram e quando saíram.

Gerencie a Biblioteca com um sistema de gestão escolar

Esse módulo faz todo o gerenciamento do arquivo de livros da escola. Dessa forma, sabe-se quais e quantos exemplares a escola disponibiliza, de quais autores, temas e tipos de mídia; quais estão emprestados, quais estão com a entrega em atraso, e providencia um gerenciamento da cobrança de multa por atraso, se for o caso, com o cálculo atualizado.

Almoxarifado

Por meio do almoxarifado, você gestor terá o controle total de todos os materiais que a escola utiliza, portanto saberá tudo o que você possui em estoque, podendo abastecer a escola com antecedência, evitando imprevistos ou gastos desnecessários.

Além de todos esses benefícios, um sistema de excelência possui outros recursos, como a possibilidade de se fazer matrícula online, controle de e-mail, de forma que a escola possa ter uma lista de destinatários e possa enviar e-mails de forma personalizada, e até um corretor de provas, para agilizar a correção por meio de gabaritos.

O sistema de gestão escolar Escolaweb possui todos esses recursos e outros mais! Para conhecer mais sobre esse sistema, acesse: wakke.co

Esse conteúdo te ajudou? Se sim, te convidamos a nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outras novidades sobre tecnologia, educação e gestão escolar!