8 ferramentas Google para turbinar suas aulas!

26 de julho de 2016

O Google trouxe uma verdadeira revolução no campo da pesquisa virtual. É um site poderoso, referência quando se trata de pesquisa. O que talvez você não saiba, é que, além da utilidade pela qual o site é mais conhecido, há uma variedade de ferramentas valiosíssimas que o Google dispõe, e algumas são fantásticas para o ensino!

Conheça algumas das ferramentas Google que podem turbinar suas aulas:

Desenhos Google

Com esse recurso fabuloso, você pode usar desenhos para interpretar um conceito de forma visual. Tais desenhos podem ser utilizados em apresentações Google, documentos variados, formulários e até planilhas.

Documentos Google

Os Documentos Google possuem diversas utilidades. Esse meio virtual pode transformar sua sala de aula de forma interativa, através de vários recursos:

• Auxiliar seus alunos a escreverem de maneira cooperativa;
  • Apresentar aos alunos um feedback  em tempo real de maneiras variadas, para que eles aperfeiçoem a forma de escrever;
  • Desenvolver e editar documentos off-line;
  • Utilizar técnicas de pesquisa em documentos;
  • Fazer pesquisas;
  • Trabalhar com os recursos do Documentos Google em dispositivos móveis, como celulares, tablets, etc.

Gmail

Velho conhecido dos internautas, essa ferramenta de e-mail também possui várias utilidades, como:

• Escrever e enviar e-mails para alunos, grupos e pais ou responsáveis;
  • Usar marcadores para deixar suas mensagens organizadas;
  • Utilizar o Hangouts do Google. Por meio dele, você pode conversar com seus alunos através de bate-papo, utilizando a voz e até mesmo por intermédio de um vídeo.

Google Agenda

Ideal para organizar compromissos, o Google agenda possui ainda outras funções:

• Administrar diversos eventos por meio de agendas múltiplas;
  • Gerenciar compromissos, utilizando horários livres
  • Ter acesso aos seus eventos de qualquer dispositivo móvel
  • Elaborar, compartilhar e publicar suas obrigações e seus compromissos sociais

Google Drive

O Google Drive no ambiente escolar trata-se de uma ferramenta utilíssima. Com ela você poderá:

• Criar arquivos e pastas e poderá compartilhá-los para fins de colaboração;
  • Localizar arquivos através da ferramenta de pesquisa
  • Deixar o Google Drive com a sua cara, personalizando-o.
  • Salvar, armazenar e ter acesso aos seus arquivos em tempo real onde você estiver.

Google Maps

Juntamente com o Google Earth, com o Google Maps você conseguirá adicionar informações sobre lugares e pontos de referência em suas lições, além de:

• Encontrar e analisar mapas para contextualizar a história;
  • Estudar matemática e ciências através dos mapas;
  • Explorar o Google Cultural Institute em suas classes;
  • Fazer tours virtuais para aumentar as vivências de viagens a campo.

Google Play for Education

O Google Play for Education é uma espécie de depósito de conteúdo, no qual os professores podem pesquisar e distribuir os aplicativos Chrome e Android, vídeos do YouTube e livros que podem ser utilizados com os tablets Chromebooks e Android. Esse recurso está disponível somente para instituições de ensino fundamental e ensino médio que utilizam o Google Apps for Education. Independentemente da quantidade de tablets Android ou Chromebooks que a escola implante, o processo em si é muito rápido e fácil de instalar. Os docentes localizam com rapidez o conteúdo equivalente aos seus objetivos curriculares e os implanta com agilidade nos dispositivos de seus alunos.

O Google Play for Education é acessado em http://play.google.com/edu

A ênfase dada nessa ferramenta não é na tecnologia, mas sim no que ela pode fazer pelo ensino. Uma parte substancial do conteúdo do Google Play for Education passa por uma seleção e revisão por parte de educadores para educadores.

Esse conteúdo abrange:

• Uma vasta gama de livros direcionados para os ensinos fundamental e médio. São obras variadas, indo desde livros clássicos da literatura até os exemplares didáticos contemporâneos.
  • Vídeos do YouTube EDU, que contêm explanações notáveis sobre assuntos complexos.

Google Sites

O Google Sites é uma ferramenta das mais versáteis para o ensino-aprendizagem:

Com ele, você pode:

• Montar um site para sua turma ou para a escola;
  • Compartilhar esse site para que possa ser visualizado e também outras pessoas possam colaborar na elaboração do site;
  • Personalizar o seu site, escolhendo fontes, imagens, cores e layout dele;
  • Acrescentar ao site agendas do Google Agenda, Formulários Google, vídeos do YouTube, entre outros.

Não perca tempo! Explore essas ferramentas Google e transforme sua aula em um show interativo!

Quais ferramentas Google você aprecia mais? Deixe seu comentário!

Baixe gratuitamente nossos materiais educativos!