Para o aluno: caderno ou notebook?

4 de novembro de 2014

Com o desenvolvimento da tecnologia e com a facilidade de acesso a notebooks, muitos alunos preferem usar essa ferramenta para fazer anotações em vez do bom e antigo caderno. Ele é prático, consegue arquivar as mais diferentes aulas e anotações de maneira organizada e ainda permite que os alunos fiquem longe do peso dos cadernos. Mas será que é a melhor solução para a sala de aula e para a aprendizagem? Pesquisas apontam que não. Entre caderno ou notebook, o caderno ficou em primeiro lugar.

Caderno ou notebook? O que é melhor para o aluno?

De acordo com um estudo feito nos EUA pela Universidade de Princeton e pela Universidade da Califórnia, denominado The Chronicle of Higher Education, para o aprendizado é melhor usar caderno do que notebook.

Os testes feitos pelos pesquisadores foram variados. Em um deles, um grupo de 67 alunos assistiram a um vídeo e foram orientados a fazer anotações sobre o que viam como eles frequentemente fazem nas aulas. Eles podiam usar caderno ou notebook. O vídeo acabou e eles tiveram um descanso de meia hora.

Depois disso, algumas questões sobre o filme assistido foram feitas a todos eles. O que eles observaram é que quem usou caderno anotou menos, porém, fixou melhor o conteúdo sabendo responder a mais detalhes sobre o vídeo do que os estudantes que usaram notebook.

Após essa avaliação, os pesquisadores notaram que quem usa o notebook apenas faz um trabalho de transcrição, escrevendo exatamente o que ouve e isso pode ter sido a causa da menor fixação de conteúdo. Para avaliar isso melhor, os alunos que fizeram isso foram submetidos a uma nova avaliação junto aos que usaram caderno. Eles tiveram que digitar a transcrição, só que dessa vez com suas próprias palavras.

O resultado dos que usaram notebook foi inferior aos que usaram caderno, o que mostra que o uso em excesso de computador para realizar anotações pode ser prejudicial à memória. Com isso, a compreensão e a capacidade de aprendizado são prejudicadas.

Qual a melhor solução para a sala de aula?

O uso de computadores e notebooks permite aumentar as ferramentas usadas em sala de aula. Vários aplicativos, jogos, vídeos e sistema de interação com o conteúdo disciplinar podem ser feitos com o uso de notebook dentro de sala de aula e o professor pode usar isso a seu favor. Por isso, banir essa fermenta não é a melhor solução. É preciso conseguir mesclar e orientar os alunos para o benefício trazido pelos dois.

Uma alternativa é orientar os pais sobre os benefícios trazidos pelo uso do caderno quanto ao processo de atividade para que eles mesmos colaborem e coloquem o caderno na vida dos filhos. Os estudantes também devem ser orientados quanto ao uso do caderno.

Pode ser que um aluno que esteja com um desempenho ruim e use o notebook, por exemplo, possa tentar passar a usar caderno e observar se há uma mudança e uma maior facilidade de aprender.

Ambos são importantes dentro da sala de aula. O caderno e o notebook têm as suas funções definidas e caberá ao docente guiar para que o seu uso seja o melhor possível.

Seus alunos usam notebook dentro de sala de aula? Como você trabalha isso? Conte pra gente nos comentários!