comunicação online

Por que as escolas devem adotar modelos de comunicação online?6 min read

O avanço da tecnologia mudou a forma de relacionamento entre as pessoas, que passaram a se comunicar com muito mais praticidade e agilidade. A comunicação online proporciona uma série de facilidades e benefícios, que se refletem de diversas maneiras no dia a dia da escola.

Entre as razões pelas quais a escola também deve adotar essa forma de comunicação, podemos destacar: mais agilidade e eficiência no diálogo com os pais, redução de custos operacionais, mais praticidade na resolução de problemas e muito mais.

Saiba mais:

Comunicação interna: entenda a importância no ambiente escolar

5 práticas para melhorar a comunicação entre escola e alunos

Saiba porque ter um aplicativo de comunicação escolar integrado em 7 lições

 

A seguir, mostraremos em detalhes a eficiência desse modelo de comunicação e por que, atualmente, ele é uma ferramenta essencial em qualquer instituição de ensino. Boa leitura!

Entenda por que adotar a comunicação online

Com a popularização de celulares e da internet, é praticamente impossível encontrar alguém que não utilize algum tipo de comunicação online. São inúmeras as ferramentas capazes de proporcionar uma série de benefícios tanto à escola, quanto aos pais e alunos.

Mais agilidade na conversa com os pais

Muitas vezes, a relação entre pais e escola é deficiente. A falta de tempo por conta das atividades diárias contribui para que esse contato seja negligenciado. A comunicação online é uma forma muito eficiente de resolver essa questão.

Com um canal de comunicação eficiente, há muito mais agilidade nesse relacionamento. Por exemplo, se houver um canal em que pessoas atendam prontamente qualquer necessidade dos pais, como um chat ou uma central de suporte, com certeza haverá muito mais eficiência no atendimento.

Diminuição de custos e tempo

Um canal de atendimento também contribui para a redução de custos e economia de tempo. Isso porque, ao resolver as pendências online, não há necessidade de que os pais percam tempo no trânsito para se deslocarem até a escola, o que é uma economia para eles.

Por exemplo, manter um portal de comunicação ajuda a reduzir custos com papéis, já que os comunicados e agenda escolar podem ser feitas por esse canal.

Armazenamento de informações

Com o uso da tecnologia, a escola pode disponibilizar informações online com mais facilidade, o que é uma maneira de agilizar a comunicação. A utilização de um software de gestão escolar possibilita o armazenamento e acesso às informações do aluno de maneira prática, ágil e eficiente.

Dessa forma, é possível consultar com facilidade o histórico de atendimento aos pais e alunos. Além disso, por meio de canais de comunicação como o portal do aluno, ou pelo aplicativo de celular, pode-se obter facilmente o acesso às inúmeras informações, como tarefas, calendário de provas, boletim escolar, entre outras.

Praticidade para resolução de problemas

Muitas vezes, os pais deixam de entrar em contato com a instituição para resolver alguma questão por conta da falta de tempo. Disponibilizar um ou vários canais de atendimento online garante mais praticidade para resolver esse problema.

Existem diversas formas de comunicação que podem ser adotadas. Por exemplo, a escola pode criar uma página com as principais dúvidas e respostas que os pais costumam ter, e manter o e-mail da instituição sempre em destaque no site, de forma que as pessoas o encontrem facilmente.

Outros canais também podem ser utilizados para tornar esse processo mais prático, como o atendimento por chamados, que podem ser criados no portal do aluno ou até mesmo por e-mail. Nesse modelo de atendimento, os pais abrem um ticket que deve ser respondido pela escola em um período determinado.

Estreitamento da relação da escola com os pais e alunos

Manter diversas formas de comunicação é uma maneira de estreitar os laços no relacionamento entre pais, alunos e escola. Por exemplo, a instituição pode utilizar as redes sociais como forma de divulgar fotos de eventos, como festa junina, comemoração do Dia das Mães e Dia dos Pais, entre outras.

Feedbacks mais precisos

Oferecer feedback significa apresentar um parecer sobre uma determinada situação. Mais uma vez, a disponibilidade de tempo é o grande vilão nesse processo. Por isso, disponibilizar formas alternativas para a comunicação com os pais é uma maneira de aproximá-los da escola e das questões que envolvem o aluno.

Nesse sentido, o uso da tecnologia contribui para feedbacks mais precisos, já que há uma comunicação mais direta e eficiente. Com isto tanto a escola quanto os pais podem apresentar seus pontos de vistas, críticas e sugestões sobre diversas atividades e questões.

Saiba quais modelos a escola pode adotar

Para cada necessidade específica de comunicação, pode-se adotar um canal diferenciado. Isso porque existem diversas ferramentas que a escola deve aproveitar para esse propósito.

E-mails

O e-mail ainda é uma forma muito eficiente de comunicação! Ele pode ser utilizado para um diálogo mais direto entre os responsáveis e a instituição. Além disto, pode ser usado como um informativo sobre a escola, na forma de newsletter.    

SMS

As mensagens de texto são ótimas aliadas para relembrar os pais sobre compromissos importantes! Bons exemplos são lembretes de datas de reuniões escolares, aproximação do pagamento da mensalidade, renovação de matrícula, entre outros.

Chats

A comunicação via chat é uma ótima forma de interação com os pais. Por meio dele, os problemas e dúvidas podem ser resolvidos com mais rapidez e agilidade.

Redes sociais

Contar com as redes sociais é uma forma eficiente para divulgar eventos. Com elas também é possível atrair novos alunos e criar um relacionamento mais próximo com pais e estudantes.

Apps

Por meio do aplicativo de celular, tanto pais, quanto alunos encontram diversas funcionalidades que facilitam e agilizam a comunicação escolar. Por exemplo, se o aluno pegou um livro emprestado na biblioteca e não terminou a leitura no dia da devolução, pode renovar o empréstimo por meio do aplicativo, o que é uma grande agilidade e economia de tempo.

Portal do aluno

O portal do aluno é outra maneira de oferecer uma forma rápida e eficiente de comunicação com pais e alunos. Com essa ferramenta, é possível atender a uma série de necessidades de maneira rápida, ágil e segura.

Enfim, a tecnologia proporciona à escola uma nova forma de interação. Por meio da comunicação online, é possível melhorar e estreitar o relacionamento com pais e alunos. Por isso, aproveite as opções disponíveis, como e-mails, chats e apps. Com isto, você oferece um serviço com muito mais agilidade, qualidade e praticidade.

Quer saber mais sobre comunicação? Então, baixe nosso e-book sobre como melhorar o relacionamento entre alunos, pais e escola!