A música ensina?

21 de dezembro de 2015

A música está presente na vida de todas as pessoas desde cedo, seja ouvindo canções de ninar, canções educativas na escola e em programas de TV infantis, no rádio em nossas casas e no carro, até que cada pessoa desenvolva seu próprio gosto musical.

Sabe-se que a música tem capacidade de trabalhar com sentimentos e também incentivar ações. Muitas pessoas utilizam a música de diferentes formas, seja para dançar, se lembrar de algo bom, para praticar exercícios físicos e para relaxar, por exemplo. Além disso, a música é uma grande aliada no aprendizado e também na busca pela concentração. Confira a seguir como fazer uso da música para aumentar o interesse de alunos na sala de aula e potencializar o aprendizado.

Os benefícios provenientes da música

Como se sabe, a percepção auditiva é desenvolvida através do exercício de audição e reconhecimento de sons, dessa forma ouvir músicas não traz benefícios apenas para crianças, adolescentes, adultos e idosos também podem se beneficiar do que a música tem a oferecer, como:

• Aumentar a atenção e o foco;
  • Motivar;
  • Inspirar;
  • Potencializar a compreensão auditiva;
  • Criar um ambiente animado;
  • Diminuir o estresse;
  • Unir pessoas;
  • Exercitar a memória;
  • Aumentar o vocabulário

Utilizando a música nas salas de aulas

A música é uma grande aliada da educação nas escolas. Há diversas maneiras de introduzir canções em sala de aula que potencializam o aprendizado, melhoram o raciocínio e ainda fazem com que os alunos consigam se concentrar. Sem sombra de dúvidas a música é uma grande aliada dos professores.

Reforço de informações

Músicas que possuem rimas e ritmos que usam conteúdo das disciplinas, ajudam na memorização. Essa prática é muito utilizada em disciplinas como química – para o aprendizado de elementos da tabela periódica, matemática – para o aprendizado de fórmulas e valores de trigonometria e também em geografia – para que os alunos aprendam os estados e capitais. Muitos professores de cursos pré-vestibulares fazem uso de música para reforçar informações passadas durante as aulas.

Aumento de vocabulário

Ouvir músicas desconhecidas fará com que os alunos conheçam novas palavras e consequentemente seus significados, dessa forma haverá um aumento de vocabulário que certamente será levado para vida toda.

Disciplina e atenção

A música tem o poder de disciplinar alunos. É comum professores colocarem músicas para os alunos ouvirem e fornecerem as letras das canções para que possam acompanhar toda a melodia, porém as letras geralmente vêm com palavras a mais ou a menos do que a canção tocada e o professor pede para que os alunos identifiquem o que falta ou então o que está em excesso nas canções. Isso é um puro exercício de disciplina e atenção totalmente estimulado pela música.

Aprendizado de novas línguas

Professores de línguas estrangeiras fazem uso da música para potencializar o aprendizado do novo idioma através de músicas. Os alunos geralmente só sabem determinadas palavras e não a música inteira, dessa forma, quando se deparam com uma palavra desconhecida precisam buscar seu significado, e ao fazer isso acabam por aprender mais uma palavra do novo idioma. Essa prática acelera o processo de aprendizado da nova língua.

Melhora da pronuncia e compreensão da língua

Seja na língua nativa ou então no aprendizado de um novo idioma, a música tem o poder de fazer com que alunos melhorem as pronuncias das palavras e também compreendam melhor o que foi dito (ou cantado). Essa técnica é utilizada por professores de literatura, português, história e também para o aprendizado de outros idiomas.

Ambiente descontraído e relaxado

A música deixa o ambiente mais leve, relaxado e descontraído. Com a ausência de tensão o aprendizado ocorre de maneira mais natural, tranquila e fácil. Além do mais, o que se aprende com música é melhor fixado e dificilmente será esquecido.

E você professor que está lendo esse texto? Já utilizou algum método musical para estimular o ensino de seus alunos? Conte para nós como foi sua experiência e quais foram os resultados obtidos. Ficaremos muitos felizes em saber o que você tem a dizer sobre o assunto.

Baixe nossos materiais educativos gratuitamente!