A interdisciplinaridade no ambiente escolar tem se tornado um tema cada vez mais relevante, desde quando foi abordado pela primeira vez na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 5.692/71. No post de hoje, falaremos mais sobre o que é Interdisciplinaridade e como aplicá-lo na sua escola de forma assertiva. Continue a leitura e confira!
O que é interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade é o termo utilizado para definir a correlação entre duas ou mais disciplinas de áreas diferentes, abordando temáticas em comum entre elas. A interdisciplinaridade é muito mais do que simplesmente juntar disciplinas; é criar conexões e diálogos entre elas, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.
Imagine a educação como um quebra-cabeça, onde cada disciplina é uma peça. Na abordagem tradicional, cada peça é vista isoladamente, sem considerar como ela se encaixa com as outras. A interdisciplinaridade, por sua vez, é como montar esse quebra-cabeça em um só corpo, observando a imagem completa, onde cada elemento contribui para o todo.
Ao integrar diferentes disciplinas, como História, Ciências, Matemática e Linguagens, os estudantes conseguem explorar o mesmo tema sob diferentes perspectivas. Por exemplo, ao estudar a Revolução Industrial, não apenas aprendem sobre os avanços tecnológicos, mas também sobre as mudanças sociais, econômicas e culturais que ocorreram na época. Isso proporciona uma compreensão mais profunda e realista do assunto.
Além disso, a interdisciplinaridade estimula o pensamento crítico e a criatividade, pois desafia os alunos a fazerem conexões entre conceitos aparentemente distintos. Ao invés de simplesmente memorizar informações, eles são incentivados a analisar, sintetizar e aplicar o conhecimento de maneira prática.
Essa abordagem também prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo real, onde os problemas raramente se encaixam em caixinhas disciplinares.Em vez de serem meros receptores de informações, eles se tornam agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento, capazes de enfrentar situações complexas e imprevisíveis.
Em resumo, a interdisciplinaridade é mais do que uma simples estratégia pedagógica; é uma filosofia educacional que reconhece a complexidade e a interconexão do conhecimento humano e científico.
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Importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar
A interdisciplinaridade é uma abordagem que reconhece que o conhecimento não está confinado a caixinhas estanques, mas sim interligado a diferentes áreas.
A interdisciplinaridade não apenas conecta os pontos entre diferentes matérias, mas também constrói uma rede de significados que envolvem os alunos em um processo de aprendizagem mais natural e processual.
Quando os alunos percebem como os conceitos de Matemática se entrelaçam com os de História, ou como as descobertas científicas são influenciadas pela literatura de uma época, eles não apenas absorvem informações, mas também constroem um entendimento profundo e crítico do mundo ao seu redor.
Ao romper as barreiras entre as disciplinas, a interdisciplinaridade também abre espaço para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida. Os alunos não apenas memorizam fatos, mas também aprendem a pensar de forma crítica, a argumentar de maneira fundamentada, além de analisar informações de maneira contextualizada.
Essa proposta foi trazida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio em seu artigo 7.º, parágrafo 2.º
“§ 2º O currículo deve contemplar tratamento metodológico que evidencie a contextualização, a diversificação e a transdisciplinaridade ou outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos, contemplando vivências práticas e vinculando a educação escolar ao mundo do trabalho e à prática social e possibilitando o aproveitamento de estudos e o reconhecimento de saberes adquiridos nas experiências pessoais, sociais e do trabalho.” |
Interdisciplinaridade e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
A interdisciplinaridade na educação brasileira é uma abordagem que se desenvolveu em resposta às demandas da sociedade por um ensino mais integrado e contextualizado. Suas bases legais encontram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), especialmente na Lei n.º 5.692/1971 e na LDB n.º 9.394/1996, que influenciaram a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
De acordo com os PCNs, as propostas curriculares devem ser organizadas em disciplinas e/ou áreas, mas as instituições de ensino têm a liberdade de adotar princípios norteadores, eixos ou temas, desde que abordem os conteúdos de maneira interdisciplinar. Isso significa que os objetivos específicos de cada disciplina são preservados, mas há uma busca por superar os limites disciplinares através do diálogo e da contextualização de temas comuns entre diversas disciplinas.
Os temas sociais prioritários para abordagem interdisciplinar, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, são fundamentais para a formação integral dos alunos como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Esses temas não são tratados de forma isolada, mas sim integrados aos diversos campos do conhecimento, possibilitando aos alunos uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também enfatiza a importância da interdisciplinaridade, destacando a necessidade de formas mais dinâmicas e colaborativas de organização dos componentes curriculares.
Exemplo disso, é a competência de número 7 no campo de Linguagens e Suas Tecnologias para o ensino médio:
“Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.” |
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Como aplicar a interdisciplinaridade na sua escola
Para iniciar um projeto de interdisciplinaridade na escola de forma embasada e eficaz, é fundamental seguir algumas diretrizes e estratégias que promovam uma interação significativa entre as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento. Para dar esse primeiro passo, será necessário:
Planejamento colaborativo:
Incentive os professores a trabalharem em equipe para planejar atividades e projetos que integrem diferentes disciplinas. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares de planejamento, onde os professores podem compartilhar ideias, identificar conexões entre os conteúdos e desenvolver estratégias de ensino interdisciplinares.
Identificação de temas transversais:
Busque identificar temas ou questões sociais relevantes que possam ser abordados de forma interdisciplinar. Esses temas podem incluir questões ambientais, direitos humanos, diversidade cultural, entre outros. Ao integrar esses temas ao currículo, os alunos são incentivados a fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a desenvolver uma compreensão mais ampla e contextualizada da realidade.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares:
Promova a realização de projetos que envolvam a colaboração entre diferentes disciplinas. Por exemplo, um projeto sobre sustentabilidade pode envolver conteúdos de Ciências, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. Ao trabalhar em projetos interdisciplinares, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática e integrada.
Integração de tecnologia:
Utilize recursos tecnológicos para facilitar a integração entre as disciplinas e promover uma abordagem interdisciplinar. Plataformas de aprendizagem online, ferramentas colaborativas e recursos digitais podem ser utilizados para criar atividades e projetos que envolvam múltiplas disciplinas.
Avaliação integrada:
Desenvolva formas de avaliação que reflitam a abordagem interdisciplinar adotada na escola. Isso pode incluir avaliações que envolvam a aplicação de conhecimentos em situações práticas, projetos de pesquisa e apresentações orais que integrem conteúdos de diferentes disciplinas.
Formação continuada dos professores:
Ofereça oportunidades de formação continuada para os professores, capacitando-os a desenvolver e implementar práticas interdisciplinares de forma eficaz. Workshops, cursos e grupos de estudo podem ser úteis para promover o desenvolvimento profissional dos docentes.
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