Entenda o que é Matriz curricular e como ela deve ser aplicada

19 de julho de 2024

A matriz curricular é um elemento essencial na estrutura de qualquer instituição de ensino, seja ela voltada para a educação básica ou superior. Ela serve como guia para a organização das disciplinas e dos conteúdos que serão ensinados aos alunos ao longo do ano ou semestre letivo. Entender o que é matriz curricular e saber aplicá-la corretamente é fundamental para garantir um padrão de qualidade no processo de ensino-aprendizagem, além de se alinhar às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Justamente por isso, qualquer modificação nas matrizes curriculares – a nível nacional ou local – causam grande impacto na rotina de aprendizado dos estudantes. Logo, toda e qualquer alteração deve ser aplicada com muito cuidado e responsabilidade.

A seguir, vamos explicar com detalhes o que são as matrizes curriculares, como elas funcionam, possibilidades de alteração, e a diferença entre matriz curricular no ensino básico e superior. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Leia também:

O que é matriz curricular?

A matriz curricular é um documento norteador que define as disciplinas e os conteúdos que serão abordados em cada série ou ano escolar. Ela estabelece uma base comum de ensino, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (do ensino básico ou superior), e uma parte diversificada,que deve ser adaptada às necessidades e aos contextos sociais, econômicos, culturais e regionais da instituição de ensino​.

A matriz curricular funciona como um plano detalhado que orienta a prática pedagógica, ajudando a garantir que todos os alunos tenham acesso ao mesmo conjunto básico de conhecimentos e habilidades, independentemente da instituição que frequentem. Ela é indispensável para manter a equidade e a qualidade do ensino em todo o país.

Ou seja, o Ministério da Educação disponibiliza um “resumo geral” de tudo o que deve ser abordado em cada nível escolar e as instituições adaptam essas diretrizes à sua realidade, inserindo ou retirando o que for preciso.

Ah, e vale lembrar que aqui no Brasil a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) regula a forma como as instituições de ensino devem aplicar o documento.

Como funcionam as diretrizes curriculares do MEC?

O Ministério da Educação (MEC) estabelece as matrizes curriculares da educação básica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento foi reformulado em 2018 e apresenta as competências, habilidades e componentes curriculares a serem trabalhados desde a educação infantil até o ensino médio.

Já no ensino superior, o MEC regula as matrizes curriculares por meio de Pareceres e Resoluções direcionados por áreas e cursos. Por exemplo, o curso de Direito tem algumas normas pré estabelecidas, enquanto o de Medicina tem outras. Em todo caso, as instituições têm mais liberdade para definir as suas matrizes curriculares, desde que obedeçam às regulamentações do Ministério.

Leia também:

É possível mudar a matriz curricular da escola?

Como vimos, o MEC permite certa flexibilidade na elaboração das matrizes curriculares, para que as instituições de ensino superior possam adaptar seus currículos.

Contudo, no ensino básico, as regras pré estabelecidas pela BNCC costumam ser aplicadas na maior parte das instituições de ensino básico. Por isso, as escolas particulares têm independência para escolher as suas abordagens pedagógicas, desde que respeitem a BNCC. Já no ensino público, os estados e municípios têm autonomia para decidir qual vertente irá direcionar o ensino local – também respeitando as diretrizes da Base -.

Então sim, é possível e, muitas vezes, necessário modificar alguns aspectos da matriz curricular em uma escola para que ela se mantenha da melhor maneira possível. Contudo, as mudanças devem ir de encontro às normas da BNCC e observar diversos fatores, como a evolução das necessidades dos alunos, avanços tecnológicos, mudanças nas diretrizes educacionais ou feedback dos professores e comunidade escolar.

Tecnologia para otimizar o desempenho da sua escola

Adotar novas tecnologias na educação não só transforma a experiência de aprendizado, mas também prepara os alunos para um futuro onde a inovação e a proatividade são essenciais.

Nesse sentido, os softwares de gestão escolar podem desempenhar um papel crucial na implementação de novas metodologias ao automatizar processos, fornecer dados importantes e oferecer recursos que atendam às necessidades de alunos com diferentes perfis.

O Escolaweb é um sistema que automatiza processos administrativos e facilita a comunicação entre escola, famílias e alunos. Com recursos como matrícula online, agenda virtual, boletim escolar digital e diários de classe virtuais, o Escolaweb ajuda gestores e docentes a manterem a comunidade escolar integrada e organizada. Clique no botão abaixo e saiba mais!