14 de agosto de 2024
O que é o multiletramento, qual a sua importância e como desenvolvê-lo

A ideia de letramento vem evoluindo consideravelmente nas últimas décadas, principalmente pelo avanço das novas tecnologias e da globalização. No ambiente escolar, a diversidade cultural e as várias formas de comunicação exigem uma nova abordagem no processo de ensino-aprendizagem, uma que vá além do letramento tradicional. Esse novo conceito ficou conhecido como multiletramento.

O multiletramento se configura pela capacidade de entender e utilizar diferentes linguagens e formas de expressão, desde textos escritos até imagens, vídeos e outras mídias. Isso é reconhecer que, no mundo globalizado e conectado, a comunicação não pode se limitar apenas à palavra escrita.

Desenvolver habilidades de multiletramento é fundamental para preparar os estudantes para o futuro, onde serão necessários diferentes tipos de competências para conviver em um mundo cada vez mais interconectado e variado. A seguir, vamos descobrir o que é o multiletramento, qual a sua importância e quais as linguagens que o compõem. Confira já!

Confira também:

O que é multiletramento?

O termo “multiletramento” surge no final da década de 90 como uma resposta às mudanças sociais, culturais e tecnológicas que estavam transformando a maneira como as pessoas se comunicam e compartilham informações. Diferente do letramento tradicional, que foca principalmente na leitura e escrita do alfabeto, o multiletramento expande essa definição para incluir outras formas de comunicação e expressão.

Diversos movimentos pedagógicos embasam o multiletramento. O tema ganhou ainda mais relevância na conferência de New London, em 1996, quando o grupo, que depois passou a ser chamado de “The New London Group”, começou a debater sobre as novas possibilidades de alfabetização e letramento no mundo moderno.

A partir deste momento, profissionais de todo o mundo passam a reconhecer que a aprendizagem é um processo dinâmico e contínuo, que deve se adaptar às necessidades e contextos do seu tempo.

Assim, o processo valoriza as experiências culturais e sociais dos estudantes como base para a construção do conhecimento. É uma abordagem que considera as variadas formas de comunicação presentes na sociedade contemporânea, levando toda essa linguística para a sala de aula.

O que é o multiletramento, qual a sua importância e como desenvolvê-lo

Linguagens que fazem parte do processo de multiletramento

O multiletramento surge com um grupo de 4 linguagens. Com o passar do tempo, essa lista aumenta e, em 2009, passa a abranger uma ampla gama de linguagens e modos de comunicação. Confira:

1. Linguagem escrita: Se refere à leitura e escrita de textos, fundamental para a comunicação em diversas situações, como a acadêmica e a profissional.
  2. Linguagem oral: Inclui a fala e a escuta, essenciais para a interação direta entre as pessoas e para a transmissão de mensagens de forma dinâmica.
  3. Linguagem visual: Compreende imagens, gráficos, vídeos e outros elementos visuais que comunicam mensagens. A interpretação dessas formas é essencial, pois as imagens estão presentes em quase todas as mídias contemporâneas.
  4. Linguagem sonora: Inclui músicas, efeitos sonoros e outros meios auditivos de comunicação. A compreensão dessa linguagem é importante, especialmente com o crescimento de plataformas digitais.
  5. Linguagem tátil: Relacionada ao toque, ao manuseio de objetos e à percepção através do tato, é fundamental em situações que envolvem a interação com o ambiente físico.
  6. Linguagem gestual: A comunicação através de gestos, expressões faciais e posturas. No ambiente educacional, entender essa forma de linguagem é indispensável, especialmente para manter as interações interpessoais.
  7. Linguagem emocional: Refere-se à comunicação e interpretação de emoções, tanto em expressões faciais quanto em tom de voz e linguagem corporal.
  8. Linguagem espacial: Relacionada à percepção e organização do espaço físico ao redor, é importante em atividades que envolvem orientação, percepção visual, etc.