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Gestor escolar: existe um perfil ideal?

17 de abril de 2017
11 minutos

O gestor escolar é como um maestro que conduz uma orquestra. Nesse caso, representada por toda a comunidade escolar: os alunos e seus pais e responsáveis, os professores, os funcionários e a comunidade local à qual pertence. Porém, nem todas as pessoas têm o perfil de liderança e gestão de uma instituição de ensino. Explicamos melhor a seguir!

Atuando como um articulador entre várias esferas, o gestor precisa ter visão de futuro, capacidade de planejamento e um trabalho solidário e democrático. Além, claro, de estar sempre por dentro das novas tendências tecnológicas que podem trazer benefícios ao desempenho de alunos, professores e funcionários.

Neste artigo, vamos pontuar as qualidades e atributos do perfil desejável de um gestor escolar.

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» Ser um bom articulador

O diretor é o responsável pela organização geral de uma escola. Ele é a referência quando é preciso tomar atitudes resolutivas nas áreas pedagógicas e administrativas.

Por isso, ele precisa ser um bom articulador para a tomada de decisões, já que deve envolver e ouvir interesses de vários âmbitos da vida escolar — seja do corpo de funcionários até alunos e suas famílias, assim como professores e a comunidade onde a escola está inserida.

Dessa forma, ele precisa ter tato social, saber lidar muito bem com a gestão de pessoas, motivando professores e funcionários, realizando parcerias com as diversas equipes da escola, solucionando problemas e respondendo às reclamações que venham a ocorrer.

» O gestor escolar precisa ter uma boa capacidade de planejamento

Nada na escola pode ocorrer de forma arbitrária e/ou impensada. Todas as escolhas, tanto pedagógicas como administrativas, devem partir de um planejamento bem elaborado.

Por isso, o gestor escolar deve ter uma boa capacidade de planejamento. Ele deve saber escolher muito bem quais os professores e funcionários que melhor se encaixam no perfil da escola, bem como o material didático mais adequado, e estar consciente dos objetivos finais do ensino e da aprendizagem.

O planejamento deve ser integrado, ou seja, incluir todos os setores da escola, e participativo, dando chance a todos de atuarem de forma ativa, expressando suas opiniões e necessidades.

É importante que o gestor tenha em mente que nenhum trabalho sério é feito em um só dia: é preciso saber se organizar hoje para colher os bons frutos no futuro!

» Gestão solidária e democrática

Muitas pessoas ainda imaginam o diretor como uma pessoa distante, reservada e que deve ser temida por alunos e professores — quase como um imperador ou mesmo um déspota.

Essa imagem não poderia ser mais distante do perfil desejável de um bom gestor escolar. Ele tem que exercer uma gestão contrária a isso, sendo solidário e democrático.

Para isso, tem que ouvir e entender, de forma atenta, a todas as esferas da comunidade escolar, incluindo dos alunos aos professores e funcionários. Suas decisões devem ser justas e pensadas, nunca privilegiando interesses particulares.

» Focar no aprendizado do aluno

O objetivo final das instituições escolares sempre deve ser o aprendizado do aluno. Escolas que perdem muito tempo e energia em outros aspectos estão negligenciando a sua missão básica e razão de existir. Por isso, as decisões do diretor sempre devem focar e se pautar na premissa básica de que a escola é, por excelência, a morada do ensino. Ele deve ficar atento aos desempenhos dos alunos e ao nível de aprendizagem de todas as turmas.

É claro que esse ensinar pode ser feito de diversas maneiras. Cabe ao gestor dialogar com toda a comunidade escolar e decidir os melhores caminhos pedagógicos a serem trilhados pela escola.

» Líder com visão de futuro

O gestor escolar do século XXI precisa ser um líder com visão do futuro e estar a par do que está acontecendo não só em sua escola, mas também com a educação de forma geral.

O ensino tem mudado drasticamente nos últimos anos, tendendo a ser cada vez mais holístico, ou seja, integrando os diversos campos do conhecimento em aulas conjuntas. O compartilhamento coletivo do que é aprendido vem sendo cada vez mais valorizado.

Desse modo, o diretor deve buscar professores que saibam criar essas conexões entre as disciplinas de suas áreas e consigam promover atividades que fujam do óbvio, como saraus, workshops, feiras científicas e culturais, debates, estudos do meio, etc. Estimular os professores a criar aulas atrativas é uma boa ideia para manter o interesse dos estudantes.

» Antenado às novas tendências tecnológicas

A indústria vem passando por uma revolução que reflete na educação. Sendo um líder com visão do futuro, o gestor deve estar, portanto, antenado com o que está acontecendo no mundo tecnológico e como ele pode ajudá-lo na sala de aula.

Hoje em dia, vem acontecendo um crescimento significativo na demanda e oferta de tecnologias que ajudam e melhoram todo o universo escolar. Exemplos disso são os softwares que oferecem análises gerenciais, flexibilizando e agilizando o setor administrativo e burocrático das escolas, e programas que ajudam na matrícula e rematrícula dos estudantes

Há, também, aplicativos que facilitam a correção das provas e simulados, fornecendo dados específicos e detalhados do rendimento de cada aluno. Não dá mais para as escolas viverem na idade da pedra em termos de questões tecnológicas, dependendo puramente de provas escritas e planilhas ineficientes.

O ambiente escolar deve oferecer meios para que as crianças possam desenvolver seu lado científico — e o diretor deve ter essa percepção, investindo em espaços como laboratórios de informática, física e outros. As tecnologias chegaram para ajudar (e muito!) os gestores, professores e alunos.

Gamificação da Educação

» Gestão que promova a reflexão e a cidadania

O gestor escolar precisa promover uma gestão em que haja sempre uma reflexão crítica e, a partir desta, colaborar para criar cidadãos engajados e autônomos na sua comunidade.

A educação é base de formação de um país. Sendo assim, é importante para os diretores buscarem sempre atividades que favoreçam a discussão de ideias e o debate entre os alunos, professores e funcionários, ensinando formas de pensar e agir, questionando injustiças e buscando soluções conjuntas e democráticas.

Além disso, o próprio gestor precisa buscar a reflexão crítica da sua gestão, criando um ambiente em que a cidadania possa se desenvolver livremente, além de organizar eventos, reuniões e outros momentos que reúnam a comunidade escolar.

» Visão estratégica

A visão estratégica é uma característica essencial às lideranças. Na verdade, chegar até a liderança já envolve estratégia.

Não estamos falando de algo descrito por Maquiavel ou que é preciso passar por cima de outras pessoas para chegar nessa posição. Ao contrário: o gestor estrategista sabe lidar com desafios sem lançar mão de subterfúgios para alcançar o que quer.

Ele cumpre metas, prazos e segue o planejamento. O gestor estrategista descobre a melhor forma de lidar com as adversidades sem comprometer a qualidade do ensino e a estrutura da escola.

» Flexibilidade quando necessária

Ser flexível é entender o outro e as necessidades de mudança. Essa característica tem relação não só com a empatia, mas também com a visão estratégica — afinal, se algo não está funcionando, o gestor não deve insistir naquele ponto da mesma forma por pura e simples teimosia. Ele deve conseguir refletir sobre a situação e aceitar mudanças que venham a melhorar a situação.

Com relação à ligação entre flexibilidade e empatia, o gestor precisa estar aberto ao diálogo com seus funcionários e toda a comunidade escolar. Por vezes, é possível que ocorram ausências pontuais de funcionários e inadimplência no pagamento de mensalidades e, nesses casos, é necessário compreender o outro e os motivos que o levaram a tais situações.

Por outro lado, não é recomendável ser flexível o tempo todo (ou em excesso), mas apenas quando necessário. O excesso de flexibilidade leva a uma gestão sem norte, sem liderança, passando uma imagem de fraqueza para seus colegas e comunidade.

» Capacidade de resolução de conflitos

Essa, definitivamente, é uma das principais funções do diretor de escola. Ele precisa saber o que fazer diante de um conflito e resolvê-lo prontamente.

Situações tensas que se estendem por muito tempo podem atrapalhar o andamento da escola, o que pode até mesmo incluir o processo de aprendizado dos alunos. Por isso, é importante que o gestor tenha essa capacidade de resolver brigas e divergências entre professores, estudantes, familiares e demais agentes.

Além disso, ter uma equipe capacitada que o auxilie nisso é muito importante. Portanto, essa característica se estende a todo o corpo de colaboradores, incluindo coordenação pedagógica, supervisão, corpo docente e até mesmo os funcionários da limpeza.

» Comunicar de maneira clara e objetiva

A comunicação é a melhor ferramenta para conectar pessoas, sendo básica em qualquer relacionamento. Portanto, o diretor deve saber se comunicar de forma clara e objetiva com toda a comunidade.

Geralmente, quando ele não tem essa capacidade, ocorrem ruídos na comunicação que geram conflitos, dúvidas e, por fim, uma série de problemas. A mensagem precisa sem direta tanto de forma oral quanto escrita a fim de evitar mal-entendidos.

Para reforçar isso, a escola deve ter um canal para informações que seja de fácil acesso à comunidade, como um telefone direto, um e-mail ou um formulário de contato.

» Entende a importância da capacitação

Ter uma equipe capacitada é fundamental para a qualidade do ensino. Os professores, secretários, coordenadores e outros membros da equipe precisam de formação continuada. É papel do diretor não só entender, mas incentivar essa visão.

O gestor deve cobrar da sua equipe que participe de atividades de capacitação e que continue estudando e se aprimorando, buscando parcerias com universidades e outras instituições como forma de proporcionar essa formação.

Com isso, a escola só tem a ganhar em excelência e em número de alunos. Afinal, muitos pais e responsáveis procuram matricular seus filhos em lugares que contam com uma boa qualidade no ensino e, por conseguinte, a formação dos professores está diretamente relacionada a essa questão.

» Confiável

A honestidade é um valor indispensável para qualquer pessoa e, em especial, para os melhores e mais capacitados gestores. Todos os recursos financeiros passam pelo seu conhecimento e ele deve saber lidar com eles de forma responsável.

Uma gestão transparente faz com que o diretor ganhe a confiança de seus funcionários. Isso é imprescindível para que ele seja respeitado e conte com a aprovação unânime para se manter no cargo por quanto tempo desejar.

Confiança, entretanto, se adquire com o passar do tempo. Por essa razão, seja sempre honesto e correto com todos os aspectos da gestão para receber esse reconhecimento.

» Organizado

Manter tudo organizado é uma tarefa difícil, mas que tem consigo uma contribuição valorosa para a gestão escolar. Um gestor organizado consegue orientar sua equipe e manter o ambiente em harmonia.

Uma boa ideia é adotar um software ou outro sistema de gestão que organize documentos e rotinas, assim garantindo as informações sempre à mão. Isso auxilia no dia a dia do gestor e na hora de apresentar informações para auditorias.

» Ético

Não há nada pior do que um gestor fofoqueiro, que trata cada funcionário de forma diferente, favorecendo um em detrimento de outros por motivos completamente arbitrários. Isso tem a ver com ética.

O diretor de escola deve ser um exemplo para os seus funcionários. Se for ético em todas as suas escolhas e ações, os funcionários também o serão.

Ele deve, inclusive, reprimir o comportamento antiético, que esteja fora dos padrões aceitáveis para uma escola. Os professores e funcionários, da limpeza à secretaria, devem refletir os valores da escola.

Conclusão

Como você leu esse artigo até aqui, imaginamos que esteja pensando sobre o seu perfil e se ele se enquadra no que apresentamos. Parece muita coisa? Não se preocupe: se você chegou à liderança na sua instituição, certamente tem algumas ou mesmo todas as características citadas.

Então aqui vai uma última informação: o gestor de escola precisa ter autocrítica. Faça uma análise de seus pontos fracos e fortes e verifique se você precisa melhorar em algum aspecto, pois os benefícios certamente serão seus. Sempre é tempo de começar a fazer uma boa gestão.

Ser um gestor escolar tem tudo a ver com desafios. Mediar conflitos, preocupar-se com a comunidade e levar melhorias para todos os envolvidos, entre alunos, funcionários e professores são apenas algumas das atribuições da pessoa preparada para fazer a diferença em sua instituição.

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