Estruture a retenção de alunos na escola em 5 passos

13 de outubro de 2020

Nós sabemos bem a importância da captação de alunos para a escola. Mas será que você também dá a atenção necessária para a etapa de retenção de alunos? É justamente esse conjunto de ações que vai atrair e transformar pessoas interessadas em alunos matriculados na sua instituição. E isso vale tanto para o Ensino Superior (faculdades, universidades e escolas técnicas) quanto para a Educação Básica, ou seja, a educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Neste artigo, explicamos melhor como funciona a retenção de alunos e como você pode fazê-la na sua instituição. Confira a seguir!

A parte de retenção de alunos é responsável for fazer com que os alunos matriculados não abandonem a escola no meio do percurso. Ou seja, pela fidelização e por evitar a evasão escolar. Porém, ao contrário do que muitos pensam, esse processo é constante e deve ser revisado de tempos em tempos – anual ou semestralmente, por exemplo -, considerando a realidade de cada instituição.

Preparamos um guia para auxiliar os gestores a terem sucesso e resultados satisfatórios nesse processo. Acompanhe!

5 passos para estruturar a retenção de alunos na sua instituição

1. Comece a análise pela captação de alunos

A retenção vem depois da captação de alunos, portanto, é preciso analisar se as suas medidas de captação estão sendo eficientes. Você está atraindo o perfil de cliente desejado? Os alunos/pais interessados (também chamados de leads) estão efetuando a matrícula? Suas campanhas comerciais e de marketing estão gerando bons resultados?

Esses são alguns exemplos de reflexões que você deve fazer para identificar se suas ações de captação de alunos estão sendo feitas da forma certa. Afinal, somente com alunos já matriculados será possível aplicar as estratégias de retenção deles na instituição.

Baixe grátis o e-book “Principais termos do marketing digital” →

Quando um aluno ingressa em uma escola ou faculdade, é natural supor que esse estudante deseja concluir todas as etapas de aprendizado naquele local. Porém, por N questões, pode ser que ele precise (ou escolha) terminar o seu vínculo com a instituição.

Por isso, é importante que, ainda no momento da captação, tirar todas as dúvidas sobre o local de estudo, o curso pretendido, o método de ensino, entre outros detalhes. Assim, alinha-se a expectativa dos alunos e seus responsáveis à realidade da instituição e evitam-se os casos de evasão escolar.

baixe agora o guia para captação de alunos

2. Analise as causas de transferências e melhore a retenção de alunos

Como falamos anteriormente, vários motivos podem levar um estudante a sair da escola. Em alguns casos, a transferência para outra instituição de ensino pode ser devido à mudança residencial para um bairro distante ou outra cidade, por exemplo.

No entanto, em uma quantidade significativa das vezes, essa transferência é causada por insatisfação dos pais e alunos com a escola atual. Aqui entra a importância de analisar os motivos das transferências com atenção: elas podem apontar no que a instituição precisa melhorar.

Saiba mais:

Aprenda como lidar com a transferência de alunos na escola

Como fazer o planejamento para a rematrícula escolar?

3. Invista no relacionamento entre funcionários da escola e aluno

Muitas das questões de insatisfação podem ser solucionadas com uma simples conversa franca entre os gestores da instituição e os alunos e seus responsáveis. Estar aberto a ouvir feedbacks é um dos principais passos para melhorar o relacionamento com o seu público e evitar a saída de alunos da escola.

Vamos considerar a seguinte situação como exemplo: um aluno de Ensino Superior está insatisfeito com um professor. Na verdade, não só ele e, sim, a turma toda. Se esses estudantes têm acesso à coordenação e podem manifestar o desagrado, a instituição pode investigar a situação e tomar as medidas necessárias – como conversar com o docente ou trocá-lo de turma.

E, não se engane, isso vale para quando a situação é com os alunos também. Vamos supor que um determinado estudante não está tendo comportamentos adequados nas aulas. Os gestores já ouviram reclamações de mais de um professor e até de outros colegas de turma. É papel da gestão ouvir e tratar essas questões, seja conversando com o aluno e seu responsável ou tomando outras medidas, se necessário.

Mas atenção: em qualquer caso, um gestor precisa ouvir todos os lados, entender e investigar, de fato, qual é o problema e a melhor solução, ok?

Assim, os envolvidos na situação se sentem acolhidos por conseguirem manifestar suas opiniões e se tornam até mais abertos a colaborarem com a solução proposta.