Além de transmitir o conhecimento, é papel do docente colaborar para que o aluno saia sabendo conviver em sociedade e enfrentar as necessidades requeridas pelo mercado de trabalho, como por exemplo, o trabalho em grupo e a divisão de tarefas em equipe.
Para isso, além de saber ouvir e deixar o aluno se expressar e interagir na sala de aula, é altamente recomendável incentivar e permitir o trabalho em grupo.
Trabalho de grupo em sala de aula
A explanação e as demais técnicas de ensino são extremamente importantes, mas o trabalho em grupo não pode ser esquecido pelo professor.
Ele ajuda o discente à:
- desenvolver o respeito para com os demais;
- saber expor e a ouvir opiniões contrárias à sua;
- e a desenvolver sua capacidade intelectual.
Com isso, o professor ajudará a formar cidadãos preparados para viver e aceitar opiniões diferentes. Ao mesmo tempo, para delegar tarefas e recebê-las, trabalhando em grupo como normalmente o mercado de trabalho pede.
Outras dicas
O trabalho em grupo ajuda também a desenvolver características como a de cooperação, responsabilidade e interação dentro da turma. Além disso, alunos que possuem mais dificuldade nas disciplinas acabam, muitas vezes, tendo mais facilidade de entender o que o colega fala. Com isso, tirando dúvidas e melhorando o seu desempenho, com a ajuda dos colegas.
Sai a figura do professor, aquela pessoa mais experiente e que domina o tema e entra a figura do colega, que tem a mesma idade e passa por momentos de estudos e descobertas. Em outras palavras o famoso ensino horizontal ao qual alguns estudantes respondem muito bem.
As trocas de experiência e de conhecimento bem como o estímulo à criatividade se somam a todo esse processo. Além disso é positivo até para aquele aluno mais tímido, que não se sente à vontade para fazer uma pergunta no meio da aula, mas ao mesmo tempo se sente mais confiante em tirar as suas dúvidas com os colegas durante essa atividade.
Nem tudo é perfeito no trabalho em grupo
Como em toda tarefa, nem tudo sai perfeito sempre. É necessário que o professor esteja preparado para trabalhar com uma sala mais agitada e com aqueles alunos menos interessados que podem aproveitar desse momento para “escapar” da atividade e deixar o trabalho nas mãos dos colegas.
Uma dica para driblar esse problema é colocar os mais indisciplinados no mesmo grupo, pois eles terão que pensar e dialogar, já que não contarão com um aluno mais aplicado para fazer a tarefa. Porém, o docente é quem melhor conhece o comportamento da turma e deverá avaliar se essa é a melhor maneira de divisão.
Enquanto a atividade é realizada, é essencial que o professor acompanhe e oriente as equipes, tirando dúvidas ou até sugerindo algo quando notar que o início da atividade é um pouco difícil. É necessário se portar como um bom mediador para ter um resultado positivo.
Você realiza esse tipo de atividade em sala de aula? Como é a resposta dos seus alunos? Conte para a gente nos comentários!