Gestão escolar: 5 passos para uma gestão inovadora!

18 de dezembro de 2015

O gestor desempenha um papel vital em uma instituição de ensino. Os professores são aqueles que ficam na linha da frente, porém, o sucesso ou fracasso deles advém, em grande parte, do desempenho de uma gestão escolar moderna. Devido a isto, qualquer instituição de ensino precisa ser comandada por um gestor competente e criativo, consciente das mudanças mundiais na área pedagógica e que esteja em busca constante de aperfeiçoamento, para conseguir reter, bem como captar novos alunos. Como ser este administrador em constante evolução, capaz de motivar docentes e discentes e vencer a concorrência?

Separamos dicas valiosas de gestão escolar para ajudá-lo nestes desafios

1. Tenha o gene da inovação em você

Inovação não é algo que se possa delegar. Se seu foco é inovar, você deve questionar, observar, experimentar por si mesmo e disseminar a semente da inovação em seu time. Dessa forma, professores, coordenadores e demais membros de sua equipe irão se contagiar pelo seu exemplo e entusiasmo e também buscarão inovar. Como gestor compromissado, é fundamental envolver-se no processo de inovação.

2. Torne a inovação algo visível

Promova a inovação, de forma que as pessoas vejam e ouçam a esse respeito. Não se deve apenas gerar inovação, é preciso divulgá-la, demonstrá-la publicamente, para inspirar aqueles com os quais trabalhamos. Espalhe suas inovações online, por blogs e mídias sociais, a fim de mostrar sua liderança inovadora. Aproveite para explorar a internet e buscar por novas inspirações.

3. Saiba o que seus concorrentes estão fazendo

Visite outras escolas a fim de saber quais iniciativas inovadoras eles estão tendo. Você pode até visitar instituições em outros bairros, outras cidades, e estimular a troca de ideias. Escolas que não sejam concorrentes diretas podem ajudá-lo e serem ajudadas ao compartilharem conceitos e ações inovadoras.

Caso você possua mais de uma unidade escolar, estipule intercâmbios entre colaboradores, pois dessa forma poderão surgir outras ideias inovadoras.

4. Faça da inovação um exercício diário

Encoraje seus docentes a postarem questões em um quadro na sala de professores e estimule os outros a responder. Podem ser matérias que eles tenham dificuldade em abordar, temas difíceis, etc. Este espaço servirá para que seus professores façam experimentos, troquem ideias, etc.

5. Otimize seu tempo para dedicar-se à área pedagógica

O gestor escolar é o responsável por todos os departamentos da escola, e para lidar com todas as suas atribuições de forma competente, acaba faltando tempo para seu papel principal: o de promover mudanças significativas na área pedagógica. Esse problema de falta de tempo deve-se à burocracia. Ao adquirir um sistema escolar de máxima competência, como o Escolaweb, você terá tempo hábil para dedicar-se ao que realmente importa: a educação.

O sistema de gestão escolar Escolaweb possui 10 módulos integrados, e por meio dele você poderá fazer o controle da secretaria, financeiro e pedagógico de sua instituição. Além disso, o sistema é 100% online, com portais que permitem a comunicação direta com educadores, alunos e responsáveis. Por meio do sistema, os pais podem também acompanhar os resultados acadêmicos de seus filhos. A plataforma também possui uma equipe técnica de alta competência e sempre acessível para auxiliá-lo, se necessário.

Saiba mais informações sobre o Sistema de Gestão Escolar Escolaweb

De quais atitudes inovadoras sobre gestão escolar você gostou mais? Compartilhe conosco!