A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos documentos mais importantes já homologados pelo Ministério da Educação. Ela foi atualizada no ano de 2017, trazendo novidades para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Já em 2018, o documento foi homologado com as diretrizes direcionadas ao Ensino Médio. Contudo, muita gente ainda se pergunta o que é a BNCC. Em resumo, podemos dizer que o documento consolida todas as diretrizes e conteúdos essenciais que devem ser trabalhados em todas as etapas do ensino básico brasileiro.
A BNCC é a consolidação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que garante um ensino padronizado e um currículo escolar alinhado em todas as escolas de ensino básico do Brasil.
Continue a leitura e descubra agora mesmo o que é a BNCC, qual a sua função e como o documento deve ser aplicado nas escolas.
Afinal, o que é a BNCC?
Como apontamos anteriormente, a Base Nacional Comum Curricular é um documento que define todas as competências e habilidades que devem nortear o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino básico, ou seja, desde a educação infantil até o ensino médio.
A BNCC trás competências gerais e específicas que devem ser trabalhadas e desenvolvidas com todos os estudantes, de acordo com a sua faixa etária. Isso garante que as competências, habilidades e conteúdos trabalhados em todas as escolas do país sejam os mesmos, independentemente da região ou da realidade socioeconômica da escola. Ah, e vale lembrar que isso vale tanto para escolas públicas como privadas.
A BNCC não é um currículo escolar, mas sim um documento que norteia os profissionais da educação na hora de elaborar o seu currículo e o seu Projeto Político Pedagógico.
A LDB traz em seu texto que é responsabilidade do Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”; e é justamente isso que a BNCC faz.
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Qual o objetivo da BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como principal objetivo garantir uma educação padronizada de qualidade para todos os estudantes brasileiros, independentemente da região onde vivem ou da sua situação socioeconômica. Ao padronizar o currículo da educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, a BNCC tenta assegurar que todos os estudantes tenham acesso aos mesmos conhecimentos essenciais e habilidades básicas.
Ou seja, podemos afirmar que a BNCC tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades e contribuir para a redução das desigualdades educacionais no país.
Além disso, a BNCC orienta os profissionais a desenvolver competências que vão além do aprendizado acadêmico tradicional, integrando habilidades cognitivas, socioemocionais e práticas. A formação integral dos estudantes é um dos pilares da BNCC, que propõe uma abordagem que prepare os alunos para enfrentar os problemas e desafios da vida real.
Competências gerais da BNCC
Com base nos princípios que citamos acima, a Base Nacional Comum Curricular traz uma lista com 10 competências principais que devem guiar todo o processo de ensino e aprendizado desde a educação infantil até o ensino médio. Confira a seguir:
Como a BNCC é organizada?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é organizada de maneira estruturada e sistemática para abranger toda a educação básica no Brasil, que inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Sua organização se dá em três grandes etapas, cada uma com especificidades e objetivos claros, visando garantir a progressão e a continuidade do aprendizado dos estudantes.
Educação Infantil
A educação infantil, que atende crianças de zero a cinco anos, é dividida em dois ciclos: creche (zero a três anos) e pré-escola (quatro a cinco anos). A BNCC para essa etapa está organizada em cinco campos de experiências, que são:
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Esses campos de experiências são interligados e visam promover o desenvolvimento integral da criança, considerando suas diversas dimensões de desenvolvimento, como a afetiva, social, cognitiva e física.
Ensino Fundamental
O ensino fundamental é dividido em dois ciclos: anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano). Para essa etapa, a BNCC define as áreas de conhecimento e os componentes curriculares, que incluem:
- Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa)
- Matemática
- Ciências da Natureza
- Ciências Humanas (História e Geografia)
- Ensino Religioso
Cada área de conhecimento possui competências específicas que os alunos devem desenvolver, articuladas de forma progressiva ao longo dos anos escolares. A BNCC estabelece habilidades e conteúdos essenciais para cada ano do ensino fundamental, garantindo uma construção contínua e integrada do conhecimento.
Ensino Médio
O ensino médio, que vai do 1º ao 3º ano, segue uma organização mais flexível, permitindo uma maior personalização do percurso formativo dos estudantes. A BNCC define uma base comum que deve ser cumprida por todos os alunos, contemplando as seguintes áreas de conhecimento:
- Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Educação Física)
- Matemática e suas Tecnologias (Conteúdos gerais de Matemática)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química)
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia)
Evolução da BNCC nos últimos anos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem passado por um processo de desenvolvimento contínuo desde suas primeiras idealizações até sua forma atual. A ideia de um currículo nacional unificado começou a ganhar força na década de 1990, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, que estabeleceu a necessidade de definir conteúdos mínimos para a educação básica em todo o Brasil.
No entanto, foi apenas em 2014 que o movimento para a criação de uma base curricular comum ganhou impulso significativo, com o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecendo a BNCC como uma de suas metas.
Após um período de ampla consulta pública e revisão, a BNCC foi oficialmente homologada em 2017 para a educação infantil e o ensino fundamental, e em 2018 para o ensino médio.
Esse processo envolveu a colaboração de educadores, especialistas, gestores e a sociedade civil, com o objetivo de criar um documento que refletisse a diversidade e as necessidades educacionais do país. A implementação da BNCC começou em 2019, com as escolas adaptando seus currículos e práticas pedagógicas às novas diretrizes.
Assim, a BNCC deve ter sido implementada em todas as escolas do país até o ano de 2020. Caso a sua instituição ainda não esteja alinhada às diretrizes da Base, a implementação deve acontecer o mais rápido possível.
Como implementar a BNCC no currículo da minha escola?
Implementar a BNCC no currículo da sua escola começa com a adaptação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) às diretrizes da Base. Para isso, o ideal é formar uma comissão de implementação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Ofereça capacitação para que todos compreendam as competências gerais e específicas da BNCC, além de metodologias ativas e práticas de avaliação formativa. A revisão do PPP deve incluir a integração das competências socioemocionais e a adaptação dos componentes curriculares, garantindo que a BNCC seja completamente contemplada.
Em seguida, é preciso ajustar os planos de aula e materiais didáticos. Os professores devem revisar seus planos de ensino para incorporar as competências e habilidades da BNCC, promovendo atividades que incentivem a participação ativa dos alunos. Os materiais didáticos também precisam ser revisados para garantir alinhamento com a BNCC.
Por fim, mas não menos importante, é preciso estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação contínua. Realize avaliações regulares para verificar o progresso dos alunos e a eficácia das novas práticas pedagógicas. Colete feedback de professores, alunos e pais para identificar áreas de melhoria e ajustar as estratégias conforme necessário. É de extrema importância envolver toda a comunidade escolar nesse processo através de reuniões e eventos informativos, garantindo que todos estejam cientes das mudanças e benefícios trazidos pela BNCC.
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Para implementar uma nova abordagem pedagógica, a escola deve, primeiramente, fazer um diagnóstico interno. Ou seja, é preciso identificar o contexto em que ela está inserida e o que é preciso fazer para superar as dificuldades.
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