E-mail marketing: como utilizá-lo em sua instituição de ensino

26 de setembro de 2016

O marketing feito através de e-mails é um dos recursos não muito utilizados por instituições de ensino, mesmo sendo ele um dos mais efetivos meios de se captar e fidelizar alunos. Entretanto, para que essa eficácia ocorra, é preciso saber de que forma e quando enviar os e-mails para se obter um retorno positivo, conscientizando-se que trata-se de um processo de relacionamento que pode ser feito a longo prazo. Separamos algumas dicas para que sua escola utilize o e-mail marketing de forma eficaz:

Cuidado ao personalizar o e-mail marketing

Alguns e-mails são escritos de uma forma excessivamente informal. Nem sempre é necessário personalizar o e-mail com o nome do receptor, pois isso pode parecer íntimo demais e gerar desconfiança. Portanto, cuidado com o título e o corpo do e-mail, para que ele seja amistoso, amigável, porém não pareça muito íntimo.

Opte por títulos curtos

Há uma tendência maior das pessoas abrirem e-mails com títulos curtos. Opte por eles, sempre que possível. E fuja dos títulos com tamanho entre 60 a 70 caracteres, pois, segundo pesquisas, são os menos abertos.

Horário de envio

O melhor horário de envio de e-mail marketing é o que foge do horário regular de trabalho. Assim sendo, é sempre bom enviá-los antes das 8:00 da manhã e em qualquer horário após as 17:00. Como estes horários são os menos utilizados para envio de e-mails, são exatamente os mais propícios, uma vez que a possibilidade de serem abertos torna-se maior.

Tipos de e-mail marketing preferidos

Nada funciona tão bem como os e-mails com prêmios. Você pode oferecer descontos, e-books e vários outros tipos de brindes aos seus possíveis alunos, enfim, o que sua criatividade e finanças puderem oferecer. Afinal, todos nós gostamos de ganhar alguma coisa, não é mesmo?

Use o e-mail marketing por sua eficácia

De acordo com um estudo realizado pela SocialTwist, plataforma americana de marketing social, de 300.000 pessoas que tornaram-se novos clientes em empresas ou novos alunos em escolas, 50,8% foram captados via e-mail, 26,8% via Twitter e 22% através do Facebook, ou seja, o e-mail marketing ainda é a ferramenta mais poderosa para captação de alunos pela internet.

E-mails aos finais de semana

Da mesma forma que nos horários fora do trabalho, os e-mails enviados aos finais de semana tornam-se mais efetivos, pois nesses dias os possíveis alunos checam seus e-mails com mais tempo, podendo abrir todos os e-mails que lhes pareçam interessantes.

Reative seus antigos contatos por meio de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente estratégia para retomar o contato com antigos seguidores de sua escola ou blog. Às vezes a pessoa deixa de seguir uma determinada escola ou desiste de um curso por problemas pessoais ou financeiros, que, uma vez solucionados, não são mais barreira para que a pessoa retome o contato e volte a se interessar em estudar. Portanto, procure sempre manter contato com seus ex-seguidores e ex-alunos, uma vez que eles podem tornar-se futuros estudantes de sua instituição.

Com estas informações, basta apenas iniciar sua estratégia de e-mail marketing, pensando criteriosamente nos títulos de seus e-mails e em seu conteúdo. Uma ferramenta incrível para agilizar esse processo é um sistema de gestão escolar, que fará sistematicamente a distribuição de seus e-mails para seus potenciais alunos e ex-alunos, sem contar com as inúmeras vantagens que um software de gestão escolar apresenta, aliando economia, praticidade e eficiência à sua instituição, trazendo um excelente custo-benefício.

Quer saber mais sobre como agilizar e empreender seu processo de e-mail marketing por meio de um sistema de gestão escolar? Clique aqui!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas e estratégias de captação de alunos, relacionamento com seus clientes e tecnologias para gestão escolar.

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!