Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Guia de boas práticas: Como gerir sua escola de casa!

30 de abril de 2020
8 minutos

É sobre:

Não tem jeito, em momentos atípicos é preciso se reinventar! A partir do momento que você consegue se organizar para trabalhar e gerir a sua instituição de casa, a rotina presencial na instituição fica bem mais fácil.

Muitas instituições estão encontrando dificuldades de se organizar de forma remota, e claro, a situação é mesmo complicada. Por conta disto, resolvemos montar esse guia cheio de dicas para você tirar de letra este momento e conseguir passar tranquilidade e segurança para seu quadro de funcionários e para as famílias da sua escola.

Padronize ações

Em termos gerais, para o bom funcionamento da escola, as rotinas de trabalho precisam ser padronizadas. Portanto, em momentos de crise isso não é diferente! Quando a gente mantém um padrão geramos confiança e passamos uma sensação maior de organização. Neste cenário entra uma importante figura na instituição: o gestor escolar. Veja abaixo algumas ações que você não pode deixar de lado.

1 – Utilize sempre um meio oficial de comunicação

Mantenha sempre a constância de envio de informações em um mesmo lugar para tornar o processo da comunicação escolar mais organizado. Se prefere mandar mensagens por WhatsApp ou e-mail, ótimo! Mas priorize um canal para manter o ritmo. Quando o uso desses canais é feito de maneira desordenada, a mensagem pode não chegar a todos e gerar uma sensação de desconforto e desorganização. Essa sensação passa também insegurança para as famílias, que duvidam do trabalho que está sendo feito pela instituição. O que acredito que seja a última coisa que sua escola queria no momento, não é mesmo?

Outra boa ideia que a sua instituição pode adotar é enviar nesse canal escolhido uma mensagem com contatos de funcionários que estão responsáveis por determinado setor. Por exemplo, e-mail ou telefone dos professores da turma, do responsável pelas mensalidades, da pedagoga, psicóloga e por aí vai.

Vale lembrar que as redes sociais são uma grande aliada neste período. Caso a sua instituição não possua um aplicativo escolar como o da Escolaweb, você pode se utilizar do Instagram ou Facebook, por exemplo, para postar comunicados da instituição. E por que não postar alguns trabalhos enviados pelos alunos por lá? Esta é uma ótima alternativa de incentivar os estudantes e mostrar para as famílias que muitos estão engajados neste momento.

2 – Disponibilize as aulas em um mesmo lugar

Quando falamos de organização, o mesmo vale para as aulas à distância. O canal utilizado pelos professores precisa ser o mesmo. Não adianta nada um professor de uma mesma turma passar as aulas por e-mail e o outro por WhatsApp, não é? A sensação de desorganização fica clara e este tipo de ação pode impactar negativamente no rendimento do aluno e na forma como as famílias enxergam a instituição.

Para tornar esse processo mais fácil, um serviço gratuito que sua instituição pode adotar é o Google Classroom. Nele a instituição pode criar ambientes para cada turma e disponibilize as aulas por lá. Com a ferramenta, o professor consegue anexar documentos, vídeos, perguntas de múltipla escolha e postar observações. Já o aluno, consegue também enviar perguntas ou comentários nas tarefas abertas. O serviço está disponível por aplicativo ou por site na internet.

Agora caso o professor queira fazer uma aula ao vivo, uma ótima alternativa é o youtube. Por lá é possível criar uma conta gratuita e enviar vídeos e fazer transmissões. O professor pode, por exemplo, criar a tarefa no Google Classroom e disponibilizar por lá o link para os alunos acompanharem.

É fato que gravar vídeos pode ser uma grande dificuldade pra quem nunca fez a tarefa. Nossos professores estão habituados a darem aulas presenciais, mas por se tratar de um cenário novo, a maioria deles não tem experiencia em fazer o mesmo à distância. O cenário é novo para todas as partes, mas com bastante carinho e dedicação o resultado pode ser incrível.

Aqui na Escolaweb nós criamos tutoriais simples de como abrir uma conta e postar vídeos no youtube e também de como gravar aulas de casa. Clique aqui e confira esse passo a passo super simples para arrasar nas aulas a distância.

SAIBA MAIS: 

CORONAVÍRUS: Como manter a comunicação e a rotina de estudos mesmo dentro de casa?

As melhores dicas para arrasar estudando em casa

Como os pais podem ajudar no desempenho escolar dos filhos?

Gerir significa planejar!

1 – Faça reuniões periódicas 

Gerir uma instituição dá trabalho e é necessário tomar algumas medidas para fazer o processo funcionar de longe. Neste cenário, o planejamento é essencial. Mesmo de longe é necessário que a equipe se reúna regularmente para fazer reuniões. É preciso ouvir dos colaboradores quais são as dificuldades que eles estão tendo e qual a visão que as famílias estão passando neste momento. Os professores são peça fundamental nessa jornada. É necessário entender como estão sendo as aulas e de que maneira os processos podem ser aprimorados.

Para ajudar neste momento, ferramentas gratuitas podem ser utilizadas para e ajudar a gerir essas reuniões. Organize chamadas em grupo com as equipes para que todos possam conversar e entender o lado do outro ao mesmo tempo. Ferramentas gratuitas podem ser sua aliada neste momento. As videoconferências podem ser feitas via Google Hangouts, Skype, Microsoft Teams, etc. A gama de plataformas que fazem conferencias gratuitas é gigante. Basta você escolher a que melhor se adequa a sua instituição e começar!

2 – Imponha metas

Trabalhar sem metas é trabalhar no escuro, não concorda? Quando a gente estabelece objetivos é muito mais fácil se chegar aonde queremos e gerir nossas metas. Portanto, mesmo a distancia, é necessário que o gestor monte um plano de ação de cada setor e se certifique de que ele esteja sendo feito de forma correta. Por isso mesmo a importância das reuniões periódicas, como falamos acima.

Monte planos de tarefas semanais para os colaboradores e certifique-se de que eles estão sendo cumpridos. É necessário que a escola se mantenha saudável neste período. Lembre-se que transparecer que a escola está organizada é fundamental para passar segurança para as famílias.

3 – Fique de olho nos índices de inadimplência 

É claro que para você como gestor esta deva ser sua maior preocupação: a inadimplência escolar! Afinal, sem a renda das mensalidades o pagamento dos funcionários e as contas que envolvem a instituição ficam prejudicadas. Considera-se, em termos de gestão administrativa e financeira, que o percentual máximo de inadimplência aceitável é de 5%. Contudo, em um cenário tão imprevisível, estes números podem ser muito maiores e gerir esta questão não será tarefa fácil.

Neste caso, o diálogo é o melhor remédio na prevenção da falta de pagamento das mensalidades. Em sintase, seja transparente com os pais e mostre as despesas da instituição. Converse e mostre até que ponto pode ser feito um abatimento no valor pago. Para aqueles que estão com dificuldades no pagamento, a escola pode postergar as parcelas para o final do contrato, por exemplo.

Igualmente, outro abatimento de direito neste período, é o de alimentação. Muitas escolas trabalham com regime integral ou disponibilizam lanche no horário das aulas. Portanto, esse valor está incutido nas mensalidades e deve ser abatido, já que o aluno não está indo à instituição e do outro lado o gasto com os alimentos não está sendo feito. Logo, converse com os responsáveis sobre as possibilidades e explique também o lado da escola. Com um diálogo saudável e respeitoso tudo se resolve.

SAIBA MAIS: 

Inadimplência escolar: como lidar em tempos de quarentena?

Notificação de cobrança por e-mail e SMS: entenda como essa prática pode reduzir a inadimplência na sua escola

Seja presente 

No final das contas o importante é o gestor se manter presente em todas as situações! Mostre-se disponível e confiante em toda a situação, afinal, você é o grande capitão desta jornada e gerir a instituição é a sua principal função!

Converse diariamente com sua equipe, os tranquilize quando necessário e principalmente: não deixe brechas para o comodismo! É preciso ficar atento as mudanças de clima na sua instituição para modificar hábitos ou ações que não estão sendo saudáveis no momento.

E para finalizar, não deixe de se cuidar! Você é peça importante nessa máquina que é a escola, não se esqueça que tudo isso vai passar. Dessa forma, seguindo esses passos, logo a sua instituição estará mais forte e preparada para o retorno da normalidade.

Tem dicas que estão dando certo e você está implementando na sua instituição? Então fale com a gente pelo Instagram ou Facebook. Vamos juntos criar uma rede de apoio.

Quero no meu site

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!