Como se conectar com alunos desconectados

7 de novembro de 2016
Uma das situações mais frustrantes que um professor pode enfrentar é quando ele prepara uma aula, dedica-se, e vê que há aqueles alunos desconectados e apáticos, que não prestam atenção no que ele diz, como se estivessem no mundo da lua. Como fazer para engajar estes alunos desinteressados? Como conectar-se com alunos desconectados?

Felizmente, há meios para driblar essa situação e ganhar a atenção desses alunos desconectados. O caminho não parece fácil, porém, com algumas táticas simples é possível despertar a atenção desses alunos e motivá-los a participar. Vamos a elas:

Caminhe e converse

Chame esse aluno e caminhe pela escola, conversando com ele. Quando estamos andando e conversando, o diálogo fica mais informal, e é possível arrancar algumas informações importantes usando essa estratégia. Talvez não sejam suas aulas o problema: talvez o aluno trabalhe demais, durma tarde, esteja com problemas pessoais. Dessa forma você consegue tirar um fardo de suas costas, indagar sobre os tópicos pelos quais ele se interessa e usá-los para ganhar sua atenção.

Cumprimente os alunos

Há professores que sequer sabem o nome de seus alunos. É fundamental demonstrar que você se importa com eles, com sinceridade. Às vezes, pequenos gestos produzem um grande impacto. Mostre que você os considera. Ouça mais, fale menos. Procure entender e conversar com seus alunos. Eles precisam confiar em você para que você consiga algo positivo deles. Eles precisam saber que têm valor. Crie neles o sentimento de pertença.

Crie situações de liderança

Seu aluno desinteressado é bom no videogame? Prepare então uma aula na qual ele possa se sentir importante ao comentar sobre um assunto que ele domina. Quanto mais valorizado o aluno se sentir, mais ele vai querer participar das aulas. Descubra o potencial de cada aluno e explore seus pontos fortes. Use também seus próprios pontos fortes e participe ativamente de atividades que interessem aos alunos.

Elogie seus alunos

Celebre mesmo as pequenas vitórias, os menores sucessos. Faça isso de forma privada. Elogie seus alunos a cada conquista. Assim, eles estarão mais propensos a participar e evoluir cada vez mais.

• Deixe-se mostrar

Compartilhe com seus alunos suas preferências, ansiedades e planos. Deixe que eles te conheçam como pessoa, o que você pensa, suas opiniões. Não tema ser mais íntimo de seus alunos na justa medida. Faça com que eles saibam que você também é humano. Sorria. Seja relevante. Faça com que suas aulas signifiquem algo na vida deles.

• Preocupe-se com seus alunos

Os alunos aprendem sobre aquilo que importa para eles, de pessoas que se importam com eles e com as quais eles também se importam. Muitos alunos precisam de um espelho, de alguém para admirar. Seja esse campeão para seus alunos!

• Aceite sugestões

Faça com que os alunos trabalhem em grupos, pois o trabalho colaborativo ajuda os alunos a saírem de suas conchas. Aceite as sugestões de seus alunos que julgar viáveis. Dê opções sobre o que aprender, ou como aprender. Quanto mais poder eles sentirem que têm, mais eles vão querer participar.

Você deve estar pensando em como fazer isso com tantos alunos: comece aos poucos, vá motivando e tocando o coração, nem que seja de um só aluno por vez. Com o tempo, você saberá criar essas novas conexões, esses novos vínculos com outros alunos. Deixe claro que errar é humano e faz parte do processo de aprendizagem. Isso vale para você também!

Esse post foi útil para você? Não esqueça de deixar seu comentário!

Baixe nossos materiais educativos neste link.

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!