O segundo semestre letivo já começou e, com ele, a volta às aulas presenciais. Principalmente agora, depois de praticamente dois anos em casa, por conta da pandemia do coronavírus. Com o avanço da vacinação em todo o país, muitas escolas já retomaram o ensino 100% presencial.
Mesmo assim, manter o ensino híbrido é a melhor opção para a sua instituição. Só que, para isso, você deve levar em consideração o real sentido dele: usar a tecnologia para melhorar o aprendizado. É uma das tendências da educação, além de ser uma forma de se adaptar ao Novo Ensino Médio.
Então, para te ajudar a organizar o segundo semestre de 2021 e ainda se preparar para 2022, temos 4 dicas. Confira a seguir o que você não pode deixar de fazer no segundo semestre do ano.
Vamos lá!
Planejamento e revisão para o segundo semestre
O primeiro passo é revisar o planejamento que você criou no início do ano. Liste todas as pendências do primeiro semestre, organize os documentos da secretaria e atualize o Projeto Político Pedagógico (PPP), por exemplo.
Baixe grátis o e-book Projeto Político Pedagógico: por que a sua escola precisa dele?
Também é a hora de preparar a documentação dos alunos que pediram transferência. Além disso, é o momento que você tem para solucionar os chamados não concluídos, fazer os ajustes necessários na grade dos professores e outros.
Aproveite para entrar em contato com os pais que estão inadimplentes ou com algum tipo de débito com a escola. Explique como a instituição lida com casos de inadimplência e negocie com cada um deles.
Inclusive, a taxa de inadimplência da sua instituição pode diminuir com o uso da tecnologia. No Escolaweb, por exemplo, existem recursos como o envio de notificações de cobrança automatizado que podem te ajudar nessa missão!
Revisão do fluxo de caixa
O segundo passo é a revisão do fluxo de caixa da escola. Essa etapa é muito importante e interfere diretamente no planejamento do próximo ano letivo.
Você deve conferir o lucro e os gastos da instituição. A partir disso, pode fazer um balanço para identificar como otimizar o uso do dinheiro. Além de economizar, isso te ajuda a planejar melhor os recursos financeiros e se preparar para investir em melhorias para a escola.
Se a sua escola ainda não possui um sistema de gestão escolar, é uma boa hora para contratar um. Hoje em dia, é uma ferramenta indispensável para otimizar a sua rotina, diminuindo os erros e a burocracia dos processos.
Mas não é só isso: o Escolaweb, por exemplo, te dá relatórios financeiros completos e detalhados, inclusive com projeções. Assim, fica muito mais fácil fazer essa revisão de gastos no segundo semestre e manter o seu fluxo de caixa saudável.
Avaliação do desempenho de alunos e funcionários no segundo semestre
Uma das atividades mais importantes para se fazer no segundo semestre é avaliar o desempenho dos alunos e dos seus próprios funcionários. Ou seja, é hora de conferir os resultados, feedbacks e criar estratégias para melhorar.
Depois de levantar essas informações, você vai ter um direcionamento do que fazer. Por exemplo, se a secretaria escolar está com muitas demandas em atraso ou não está sendo bem avaliada pelos pais, responsáveis e alunos, pode ser o momento de fazer um treinamento para a equipe.
Mas lembre-se de também ouvir os seus funcionários e procurar entender os dois lados. Vale a pena fazer uma reunião geral com a equipe da secretaria, administrativo e financeiro, para saber o que você pode melhorar internamente. E, ainda, se reunir com os professores, pedagogos, coordenadores e outros gestores, para entender o andamento das dinâmicas de ensino.
Gestão escolar: veja como aumentar a produtividade da sua equipe
Confira 8 dicas para melhorar o relacionamento entre família e escola
Planejamento das campanhas de matrícula e rematrícula 2022
Outra coisa que você deve fazer no segundo semestre de 2021, de preferência no início dele, é começar a planejar as campanhas de matrícula e rematrícula para 2022. Como já falamos acima, é importante planejar o próximo ano letivo agora.
Além do planejamento financeiro e de pensar o PPP, é o momento que você tem para traçar estratégias para melhorar a captação e a retenção de alunos na sua escola, por exemplo. O que inclui as campanhas de marketing, recursos para ações internas e externas e outras.
Inclusive, você deve considerar uma verba para investir em uma boa campanha de marketing online e offline.
Marketing educacional: saiba como otimizar a captação de alunos
Não se esqueça de pensar nos diferenciais que serão explorados no discurso de vendas. Você pode, por exemplo, oferecer aulas de reforço na própria instituição ou cursos extracurriculares.
Além disso, é preciso fazer um treinamento com seus funcionários e capacitá-los para o período de matrícula e rematrícula. Só assim, eles estarão prontos para sanar todas as possíveis dúvidas que os pais, responsáveis e os próprios alunos possam ter.
Então, agora que você já sabe o que deve fazer e como organizar o segundo semestre na sua instituição, chegou a hora de colocar tudo em prática.
Espero que o conteúdo tenha te ajudado! Aproveite para seguir a gente nas redes sociais, sempre compartilhamos conteúdos interessantes por lá!