acompanhamento pedagógico

Como o acompanhamento pedagógico desenvolve o processo de ensino6 min read

Cada estudante é único e tem ritmos e necessidades diferentes. Por isso, os pais procuram por escolas que possam oferecer acompanhamento pedagógico individual quando necessário.

Isso é raro, já que o ensino costuma ser padronizado e nem todas as instituições têm condições de oferecer um atendimento diferenciado — por questões financeiras ou por falta de estrutura. Entretanto, esse diferencial é extremamente importante para garantir a qualidade do ensino e se destacar da concorrência.

Saiba mais:
Projeto político pedagógico: a importância de traçar rumos para sua escola
Coordenador pedagógico: qual é o seu perfil?
Entenda a importância do planejamento escolar na sua instituição

Para os professores, é um desafio transmitir o conhecimento dentro das particularidades de cada aluno. Mas, para um bom profissional, o resultado do trabalho conta muito. Por isso, a dedicação é recompensada quando o aluno com dificuldades demonstra que aprende e que consegue, com apoio, acompanhar o ritmo de aprendizado da turma.

Continue a leitura deste post e entenda como o acompanhamento pedagógico desenvolve não apenas o processo de aprendizagem, mas também de ensino — uma vez que exige mais dos profissionais. Acompanhe!

Por que oferecer acompanhamento pedagógico?

Um coordenador pedagógico dedicado pode transformar o processo de ensino. Com as ferramentas certas, ele consegue aprimorar estratégias que beneficiem tanto os estudantes quanto os professores.

Afinal, o investimento em acompanhamento pedagógico não funciona somente para a melhora do desempenho em provas e simulados, mas ajuda, também, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fazendo com que haja avanços até mesmo no relacionamento interpessoal entre alunos e professores.

Em contrapartida, os pais ficam satisfeitos quando vêem o esforço da instituição. “Toda escola deveria estar nesse caminho. Quando ela não oferece essa alternativa, muitos acabam buscando centros de reforço, nos quais há professores especializados em cada disciplina. A procura por esses lugares vem aumentando”, afirma a orientadora pedagógica e gestora de escola Maribel Cheruti, com 20 anos de experiência na área.

Quais são as vantagens do investimento em reforço escolar?

Como dissemos, o acompanhamento pedagógico é importante não apenas para o aprendizado do conteúdo em si, mas também como ferramenta social.

Há uma série de benefícios para as escolas que investem nisso. Veja alguns deles, a seguir!

Melhora os índices de desempenho

Segundo Maribel, quando alunos com dificuldades de aprendizagem — como dislexia ou discalculia (quando não conseguem fazer cálculos) — começam a ter apoio pedagógico extra, sentem-se incluídos e passam a se dedicar mais aos estudos, ficando mais confiantes, focados e sociáveis.

“Como consequência, os índices de evasão e reprovação reduzem”, enfatiza a pedagoga. Os números da escola, de uma forma geral, melhoram, fazendo com que ela ganhe pontos sobre a concorrência — uma vez que pais e familiares pesquisam sobre esse tipo de dado.

Aproxima as famílias

Levando-se em conta a importância que os pais dão para a formação dos filhos, oferecer um serviço que dará uma atenção individualizada é um alento. Afinal, nem todos podem pagar professores particulares ou atendimento psicopedagógico fora do ambiente escolar.

O contato mais constante com a família, em contrapartida, é vantajoso para a escola, pois os feedbacks sobre o desempenho doa alunos são importantes para a criação de estratégias e novas abordagens. Se os pais percebem melhora no processo de aprendizagem dos filhos, a escola sabe que está no caminho certo.

Proporciona formação continuada

Para os professores, o investimento em reforço escolar traz como vantagem a formação continuada, já que os profissionais não saem da faculdade preparados para todas as situações. Eles precisam se qualificar para atender crianças e adolescentes com dificuldades e distúrbios que prejudicam o aprendizado. Com isso, ganham conhecimento, materiais e ferramentas pedagógicas modernas.

A formação continuada não só qualifica o profissional, como desperta nele a descoberta de habilidades e competências que ele desconhecia. “Há professores que se dão muito bem atendendo crianças com necessidades cognitivas especiais, mas que não sabiam disso até precisarem”, explica Maribel.

Melhora o engajamento

O engajamento dos docentes aumenta, pois eles se sentem amparados na missão de ensinar ao identificarem uma rede de apoio apropriada. Além de tudo, conseguem elaborar planos de aula capazes de atender às necessidades de todos os alunos e monitorar a evolução dos estudantes.

A cada vitória, a autoestima é elevada. Quando os professores vêem o resultado do trabalho, passam a trabalhar com mais disposição e alinhados com a equipe de apoio pedagógico.

Prepara os alunos para a faculdade

Uma das funções do acompanhamento pedagógico é a preparação dos estudantes para a próxima etapa de suas vidas: o ensino superior. Afinal, muitos deles saem da escola direto para a faculdade.

Assim, o reforço pode ser um importante auxílio na hora de estudar para o Enem ou para o vestibular. Aqueles alunos medianos, que sempre tiraram notas regulares, normalmente costumam procurar esse serviço na hora de estudar para provas difíceis e concorridas.

Como a tecnologia pode ajudar?

Hoje em dia, a tecnologia é fundamental na gestão escolar. Por meio de um diário eletrônico, o professor pode registrar tudo o que acontece em sala de aula, não somente notas e faltas, mas entrega de trabalhos, problemas de indisciplina ou outras observações sobre cada aluno.

A partir dessas anotações, é possível perceber os casos em que será necessário o auxílio de um psicopedagogo ou de aulas de reforço em alguma disciplina. Quanto mais práticos os processos, mais rapidamente a escola poderá agir sobre os problemas.

O gestor, por sua vez, tem a possibilidade de acompanhar, por meio de um sistema online, o rendimento dos estudantes. Ele poderá, pela observação dos índices e pareceres, decidir sobre o oferecimento de aulas de reforço fora do período escolar, por exemplo.

Outra vantagem de um sistema de gestão, como da Escolaweb, é a proximidade que ele gera com os pais e responsáveis. Por meio da ferramenta, a instituição se comunica com toda a comunidade escolar de forma efetiva, fazendo com que ela se envolva mais e possa dar feedbacks a respeito das necessidades dos alunos.

Como vimos, o acompanhamento pedagógico é uma das formas que a escola tem de demonstrar que se importa com os estudantes e sua formação. Além disso, é fundamental para uma educação de excelência e competitiva. Por isso, invista nessa ideia!

Quer saber como a tecnologia pode auxiliar no processo pedagógico? Entre em contato com a Escolaweb e conheça nossas soluções!