Torne o relacionamento com pais e alunos a melhor possível!

23 de setembro de 2015

Sabe aquela transparência no relacionamento com pais e alunos? Então, ela é primordial. Afinal, o que pode ser mais relevante para um bom caminhar?

Fato é que, para as escolas que visam estimular o envolvimento entre pais e alunos com objetivos educacionais, possuem maiores chances de fidelização e ganhar muitos pontos com isso.

O foco na família, o trabalho em equipe, assim como o respeito mútuo e as informações geradas de maneira direta, são atitudes simples que podem gerar resultados extremamente positivos na vida das pessoas com relação à escola.

Ainda em tempos de crise, a colaboração e o bom senso são mais que bem-vindos, não é mesmo? Lembrando que a educação é uma via de mão dupla, portanto, criar métodos mais produtivos e econômicos, como proporcionar descontos as pais, ou aceitar negociações em relação à mensalidade escolar, são de extrema importância hoje em dia. São inúmeras as táticas a serem postas em prática no cotidiano da escola. Desde um passeio a um local gratuito, como alguns museus e parques, por exemplo, tal como promover a ida dos pais à escola para uma aula sobre determinado assunto, ou mesmo a venda de produtos para arrecadar dinheiro para a colação de grau ou formatura dos alunos. Essas, são coisas que só demandam tempo, mas, consequentemente, faz com que todos se sintam mais felizes e satisfeitos.

Saiba mais:
8 dicas para melhorar o relacionamento entre família e escola →
5 práticas para melhorar a comunicação entre escola e alunos →

É no dia a dia que determinadas práticas podem gerar grandes estímulos afim de que os pais sintam-se satisfeitos e não queiram tirar seus filhos da escola. Pois quando a mesma cria oportunidades para que pais e alunos se expressem livremente, essa constante troca entre eles torna-se uma vertente a ser seguida, e isso é, sem dúvida, um avanço muitas casas.

Treinar professores para melhorar a comunicação com os pais e alunos

A competência da escola no relacionamento com a comunidade pode ser multiplicada se cada professor se tornar uma fonte de informação e de orientação aos pais.

Projetos especiais para atrair alunos

Bem se sabe da dificuldade que muitos pais encontram ao estabelecer limites para os filhos. Alguns também não se dão conta de que demonstrações de afeto e palavras de estímulo são fundamentais para o desempenho dos filhos na escolar. Com isso, a escola pode orientar os pais sobre como se relacionar melhor com os filhos.  Assim como o crescimento dos casos de gravidez entre adolescentes tem levado muitas escolas a desenvolverem projetos de orientação sexual.

Ser criativo na escola

Atividades educativas inovadoras têm um poder de atração gigante para os alunos. Existe uma pré-escola no Japão que se propõe a ser a mais legal do mundo! No projeto, pra se ter uma ideia, também inclui maior proximidade com a natureza, móveis que viram brinquedos e nada de paredes dividindo as salas de aula!

Ser criativo também inclui trabalhar com materiais mais baratos e usar e abusar da imaginação, o que não corresponde necessariamente à adoção de livros ou apostilas que tenham um alto custo no mercado.

Cuidar bem faz bem para o relacionamento com pais e alunos!

Manter o prédio e os equipamentos da escola bem conservados é bom e todo mundo gosta, não é verdade? Isso simplesmente contribui para que os alunos se sintam bem no lugar onde passam boa parte de seu dia. A escola deve se atentar a sua aparência, que precisa ser a melhor possível, como pintar paredes, colocar cortinas, substituir vidros quebrados, cuidar do jardim, etc.

Proporcionar oportunidades de lazer aos alunos e suas famílias é uma prática que tem o poder de atrair a todos e de fazer com que esta tome consciência da importância da educação pública.

Conversar e procurar compreender o ponto de vista dos outros talvez seja a principal característica da liderança eficaz! O compromisso com a educação vale ouro!

Qual a sua opinião com relação a atrair alunos à escola? Compartilhe com a gente!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!