Dicas para incentivar o cuidado com a saúde bucal nas escolas

2 de janeiro de 2020

É sobre:

Extremamente apaixonadas por doces e fast food, as crianças estão no topo da lista de facilidade para contrair cáries e outros problemas dentários. Por isso, um bom acompanhamento em um consultório odontológico é fundamental para a saúde bucal e um investimento que trará benefícios para o resto da vida.

E como já diz a sabedoria popular, a nossa saúde começa pela boca! Portanto, um acompanhamento de seis em seis meses é essencial para realizar um tratamento dentário
eficiente e com qualidade, evitando a proliferação de bactérias que gerem algumas inflamações.

Saiba mais:
TOP 6 ações de promoção da saúde escolar para você implementar
Sustentabilidade na escola: 8 dicas para você implantar agora mesmo
Como fazer sua escola ser referência em ensino?

No artigo de hoje você vai entender a importância de se fazer um acompanhamento bucal e como incentivar ações dentro da escola. Acompanhe!

Entenda a importância do tratamento dentário

A higiene bucal anda lado a lado com a saúde geral do nosso corpo. Isso porque, quando a criança não tem um cuidado regular com a sua boca, a chance de desenvolver doenças como a gengivite é muito grande. Em casos mais graves da doença, a corrente sanguínea pode ser afetada e o problema transformado em endocardite, uma doença que afeta o coração.

Por isso, ao tratar da saúde bucal, a criança não tem somente o benefício de dentições bonitas, mas também a prevenção de cáries, mau hálito e muitas outras doenças.

Saiba por que ensinar na escola

As crianças, muitas vezes, passam mais tempo dentro da escola do que dentro da própria casa e isso é fato! É comum que elas façam todas as refeições dentro das dependências da instituição ou ao menos 2 refeições com os colegas e professores. Por estarem em um período de descobertas e em fase de constante aprendizagem, é extremamente importante que os docentes mostrem como ter disciplina em várias ocasiões, inclusive na hora de cuidar da saúde bucal.

Para isso, é necessário ensinar que ao escovar os dentes, não se deve esquecer de algumas outras coisas também, como escovar a língua, a bochecha, usar fio dental e o enxaguante bucal.

Apesar disso, a família tem um papel fundamental nesse aprendizado, e ao trabalhar em conjunto com a escola, consegue reforçar o ensino em casa também.

Invista em ações na sua escola

Agora que você entendeu a importância e o papel que a escola e os professores têm de investir no cuidado da saúde bucal dos alunos, saiba como colocar em prática. Veja a seguir algumas dicas práticas e eficientes:

KIT DENTAL

Peça no material escolar ou distribuía um Kit Dental para incentivo da escovação. Lembre-se que o mínimo que ele deve conter é uma escova e um creme dental. Para crianças maiores, não se esqueça de incentivar o uso do fio dental e do enxaguante bucal;

PARCERIAS DE SUCESSO

Firme parcerias com dentistas para, ao menos 2 vezes ao ano, visitarem a escola e supervisionarem a saúde bucal dos alunos. É interessante também que eles façam palestras,
dinâmicas e ensinem os alunos como cuidar dos dentes.

Outra ideia que pode fazer toda a diferença é firmar parcerias com convênios que ofereçam planos odontológicos infantis. Assim, caso o aluno precise de um acompanhamento mais de perto, como por exemplo o uso de um aparelho ortodôntico, ele vai estar amparado pelo plano que inclusive, consegue preços melhores.

FIQUE DE OLHO

Primeiramente, supervisione as escovações para verificar se as crianças estão fazendo corretamente. O ideal é que pelo menos uma vez por semana, as turmas das crianças pequenas recebam algum tipo de orientação. Você pode, por dia, supervisionar o trabalho de uma turma – assim consegue ao longo da semana ou mês verificar todos os alunos. Aos poucos, elas mesmas estarão conseguindo manter a rotina de forma correta e sozinhas.

Além disso, é possível investir em algumas ações, como concursos que disponibilizam prêmios para crianças que passam, por exemplo, dois anos ou mais sem desenvolver cáries, quem tiver a melhor avaliação do dentista ou quem responde o maior número de perguntas sobre a prevenção da saúde bucal! Sensacional, não é mesmo?

Dê suporte para as crianças

É bem fácil investir em ações que ajudam a incentivar a saúde bucal das crianças na escola. Portanto, quanto mais cedo é ensinado, o costume é desenvolvido com naturalidade e o cuidado bucal torna-se automático no dia a dia.

Por isso, não perca mais tempo e coloque em prática algumas das ações que passamos para mostrar para as crianças que a saúde bucal precisa ser levada a sério.