9 dicas para lidar com a inadimplência na escola

24 de outubro de 2016

A inadimplência escolar é um dos mais graves problemas enfrentados pelas instituições escolares. Um excesso de inadimplentes pode comprometer seriamente o fluxo de caixa da escola e fazer com que a instituição, por sua vez, também não possa honrar compromissos. Devido à sua gravidade, a inadimplência escolar deve ser evitada a todo custo. É verdade que sempre haverá alunos ou responsáveis que vão atrasar as mensalidades, porém, tomando as precauções necessárias, é possível fazer com que os atrasos se minimizem.

Como é possível evitar a inadimplência escolar?

1. Prevenindo-se

Procure consultar o nome dos futuros alunos ou responsáveis nos serviços de proteção ao crédito. Caso verifique que eles possuam dívidas, encontre uma forma de pagamento que garanta que as mensalidades serão recebidas, como, por exemplo, cartões de débito ou crédito.

2. Sendo claro no ato da matrícula quanto à inadimplência escolar

Quando a matrícula estiver sendo efetuada, o futuro aluno ou responsável deve saber como funciona a forma de pagamento, qual é o dia de vencimento das parcelas e principalmente as consequências do não pagamento das mesmas. Dessa maneira, não há como alegar que não se sabia como eram as regras da escola no que concerne aos pagamentos.

3. Lembrando o aluno ou responsável do vencimento da mensalidade

Alguns sistemas emitem automaticamente e-mails ou SMS alertando o responsável, ou o aluno quando a mensalidade está próxima do vencimento. Esses e-mails ou SMS são enviados geralmente 5 dias antes do vencimento da mensalidade.

4. Facilitando as formas de pagamento, especialmente nos casos de inadimplência escolar

Facilite as formas de pagamento, tendo mais de uma maneira de receber. Pode ser por boletos, cartões de débito, crédito ou online. Tome cuidado com cheques, evitando aceitá-los quando os alunos ainda são novos na escola.

5. Ficando atento ao período de sazonalidade

Nos primeiros meses do ano as escolas são geralmente mais afetadas pela inadimplência, pelo excesso de contas a pagar pelos alunos, como IPTU, IPVA, etc. Programe-se com antecedência para evitar que sua instituição de ensino tenha problemas de fluxo de caixa neste período.

6. Tendo uma boa equipe para verificar o pós-matrícula

Alguns alunos acabam por não pagar a mensalidade, pois pensam em desistir do curso. É essencial fazer um trabalho pós-matrícula, ou seja, ter uma equipe responsável por entrar em contato com o aluno ou responsável para perguntar-lhe se ele está gostando da escola, do curso, se as expectativas dele foram atendidas, e também verificar se há algo do qual ele não gosta em sua instituição, bem como pedir sugestões para que sua escola possa atendê-lo cada vez melhor. Dessa forma você ficará ciente de como sua escola é vista pelos alunos e responsáveis e o que você precisa fazer para mantê-los satisfeitos com sua instituição de ensino.

7. Estipulando prêmios de incentivo para os bons pagadores

Você pode conceder descontos aos que pagam as mensalidades antecipadamente, pode também dar prêmios anuais aos alunos ou responsáveis que pagam as parcelas em dia.

8. Tendo uma equipe de cobrança eficiente

Em uma escola, não convém que assuntos financeiros sejam discutidos com as pessoas com as quais os alunos têm sempre contato, para evitar constrangimentos. O ideal é que haja uma equipe de cobrança muito bem treinada que seja desvinculada da área pedagógica, para que o trâmite de cobrança possa ser feito com mais tranquilidade e eficácia.

9. Adquirindo um sistema de gestão escolar completo

Através de um software de gestão escolar completo, você terá acesso a relatórios e gráficos diversos, que mostrarão como está a situação financeira da escola, quais alunos estão inadimplentes, quais atrasam as mensalidades com maior frequência, entre outras informações. Isso lhe ajudará a ter acesso ao quadro financeiro de sua escola e a tomar medidas preventivas antes que as dívidas se acumulem. Por meio do sistema de gestão escolar você  também estará a par de todos os contatos feitos pela sua equipe de cobrança com os inadimplentes, e poderá verificar se o departamento de cobrança está trabalhando de uma forma eficiente.

Para melhor conhecer as facilidades e vantagens de um sistema de gestão escolar de máxima qualidade, que lhe ajudará a evitar a inadimplência escolar, clique aqui!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos sobre ensino, tecnologia e gestão escolar!