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Disciplina Positiva: o que é, quais os seus pilares e como aplicá-la

29 de maio de 2024
9 minutos
Disciplina Positiva o que é, quais os seus pilares e como aplicá-la

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Você provavelmente já ouviu falar no termo disciplina positiva. A expressão vem se popularizando cada vez mais e virou alvo de debates nas redes sociais. A disciplina positiva é uma abordagem educacional que se baseia no respeito mútuo e na comunicação aberta entre a criança e o seu responsável, com base na ideia de que as crianças merecem ser ouvidas, respeitadas, acolhidas e tratadas com dignidade.

Essa abordagem apresenta  uma série de benefícios no desenvolvimento socioemocional, interpessoal e na autonomia das crianças. A seguir, o Escolaweb te conta todos os detalhes sobre a disciplina positiva e qual a melhor maneira de aplicá-la. Continue a leitura e descubra!

O que é disciplina positiva?

A disciplina positiva é uma abordagem educacional e socioemocional que promove o desenvolvimento de habilidades importantes como autodisciplina, responsabilidade, cooperação e resolução de problemas. Com influência das teorias dos psicólogos humanistas Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, essa metodologia foi popularizada nos anos 1980 pelas educadoras Janet Nelsen e Lynn Lott nos Estados Unidos.

Baseada na combinação de gentileza e firmeza, a disciplina positiva visa criar um ambiente de aprendizado onde as crianças têm liberdade para explorar e tomar decisões, dentro de limites claros e consistentes. Essa abordagem utiliza a empatia e a comunicação não violenta para estabelecer regras e expectativas, ensinando as crianças a importância de um comportamento respeitoso e autorregulado.

Isso significa que, embora as crianças sejam incentivadas a serem autônomas e a cooperar, elas também aprendem a importância de seguir regras e cumprir responsabilidades sem a necessidade de chantagem, punição ou recompensa. Nesse sentido, é importante destacar que a disciplina positiva não é atuar de maneira permissiva; estabelecer e manter limites é essencial para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

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Principais pilares da disciplina positiva

A disciplina positiva se baseia em 5 principais pilares que devem servir de guia para famílias e escolas que desejam aplicar essa metodologia de forma eficaz:

Respeito Mútuo:

O respeito mútuo é um dos pilares fundamentais da disciplina positiva e se baseia na ideia de que todas as pessoas, independentemente da idade, merecem ser tratadas com dignidade e consideração. Em um ambiente de respeito mútuo, os adultos reconhecem e valorizam os sentimentos, opiniões e necessidades das crianças, criando um espaço onde elas se sentem seguras e ouvidas. 

Esse respeito não é uma via de mão única; as crianças também são ensinadas a respeitar os adultos, seus colegas, professores e a si mesmas. Esse princípio ajuda a estabelecer uma base sólida de confiança e empatia, essencial para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

É indispensável enfatizar a importância de tratar as crianças com o mesmo respeito que se espera delas. Isso envolve ouvir suas opiniões e sentimentos e se comunicar com elas de maneira respeitosa e transparente.

Disciplina Positiva: o que é, quais os seus pilares e como aplicá-la
Disciplina Positiva: o que é, quais os seus pilares e como aplicá-la

Empatia e Conexão:

Empatia e conexão são pilares indispensáveis quando o assunto é disciplina positiva, afinal, criam um ambiente onde as crianças se sentem compreendidas e emocionalmente seguras. A empatia envolve a capacidade dos pais e educadores de se colocarem no lugar das crianças, reconhecendo e validando seus sentimentos e perspectivas. 

Por vezes, os adultos minimizam ou ignoram alguns sentimentos dos pequenos por julgarem ser irrelevantes. Contudo, quando os se demonstra empatia, se estabelece também uma conexão emocional que ajuda a fortalecer o vínculo com as crianças. Essa conexão é fundamental para que elas se sintam valorizadas e aceitas, promovendo um desenvolvimento emocional saudável e uma maior disposição para cooperar e aprender.

Comunicação não violenta:

A comunicação não violenta (CNV) é uma ferramenta essencial na disciplina positiva, pois promove interações baseadas no respeito, na empatia e na transparência. Desenvolvida por Marshall Rosenberg, a CNV se concentra em expressar sentimentos e necessidades de maneira honesta e não acusatória, o que facilita a compreensão mútua e a resolução pacífica de conflitos. 

Em um ambiente familiar ou escolar, a aplicação da CNV ajuda a criar um clima onde as crianças se sentem ouvidas e valorizadas, incentivando-as a comunicar suas próprias necessidades e emoções de maneira construtiva, tanto com os adultos como com as outras crianças.

Estabelecer limites e responsabilidades:

Estabelecer limites e responsabilidades é mais um dos pilares estruturais da disciplina positiva. Limites claros e consistentes ajudam as crianças a entender as expectativas e as regras do ambiente familiar ou escolar, proporcionando um senso de ordem e previsibilidade. Esses limites devem ser comunicados de maneira firme, mas respeitosa, garantindo que as crianças saibam que são valorizadas e respeitadas, mesmo quando precisam seguir regras. Ao estabelecer esses limites, os adultos demonstram que se importam com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, criando um ambiente onde elas podem crescer de forma saudável e segura.

Responsabilidades, por outro lado, incentivam as crianças a assumirem um papel ativo em sua própria vida e no funcionamento do ambiente ao seu redor. Ao delegar tarefas apropriadas para a idade, como arrumar a cama, ajudar na cozinha ou guardar os brinquedos, os pais e educadores ensinam habilidades importantes de vida e promovem a autonomia dos pequenos.

Incentivo e Encorajamento

Em vez de elogiar apenas os resultados, a disciplina positiva incentiva e encoraja os esforços e progressos das crianças. Isso ajuda a construir autoconfiança, autonomia e habilidade para lidar com a frustração.

Enquanto o elogio pode criar uma dependência da aprovação externa, o encorajamento fomenta a autoavaliação e a autorreflexão. Por exemplo, em vez de dizer “Você é muito inteligente por ter tirado uma boa nota”, um familiar ou professor pode dizer “Eu percebi o quanto você se esforçou para estudar para essa prova, e isso é muito importante”. Esse tipo de feedback ajuda as crianças a internalizarem seus valores e a desenvolverem um senso de progresso saudável.

Como aplicar a disciplina positiva?

Disciplina Positiva o que é, quais os seus pilares e como aplicá-la
Disciplina Positiva: o que é, quais os seus pilares e como aplicá-la

Educar um ser humano não é uma tarefa fácil. Ao longo do processo, dúvidas e dificuldades com certeza irão surgir. Por isso, é bom saber que aplicar a disciplina positiva requer um compromisso contínuo com os princípios fundamentais dessa abordagem. Dentre as principais estratégias para aplicar a disciplina positiva, podemos destacar:

  • Estabeleça expectativas realistas: Entenda qual é a sua realidade e estabeleça metas reais, que estejam de acordo com as necessidades e possibilidades da sua família ou escola. 
  • Encoraje a criança: Nunca tome à frente de uma atividade que a criança consegue desenvolver sozinha. Deixe que ela teste, experimente, erre e acerte. Pontue com respeito onde ela errou e a encoraje para que continue tentando. 
  • Estabeleça limites claros e consistentes: Defina regras e limites de maneira clara e compreensível e garanta que eles serão aplicados conforme o acordado. Assim como fazemos no meio dos adultos, comunique se houver alguma mudança e proponha um novo diálogo.
  • Envolva as crianças na resolução de problemas: Incentive a participação das crianças na busca por soluções para os desafios e conflitos que surgem no dia a dia, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e responsabilidade.
  • Comunique-se de forma clara e não violenta: Utilize a comunicação não violenta para expressar suas expectativas, sentimentos e necessidades, promovendo um diálogo aberto e respeitoso.
  • Dê à criança o direito de escolha: Direito de escolha não é permitir que a criança faça o que quer e quando quer, mas sim permitir que ela tome pequenas decisões com base no que lhe foi ofertado. Em vez de obrigá-la a comer, deixe que ela escolha se quer tomar banho ou comer primeiro, por exemplo.
  • Não ofereça punições sem contexto: Por vezes, as crianças recebem punições sem ao menos saberem onde erraram. Quando precisar inibir alguma atitude, deixe claro o que está sendo pontuado.
  • Ajuste suas abordagens conforme necessário: Esteja aberto a aprender e ajustar suas estratégias conforme as necessidades das crianças e as dinâmicas familiares ou escolares evoluem.

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Principais benefícios da disciplina positiva

Os benefícios da disciplina positiva são diversos e, como já falamos, abrangem diferentes aspectos do desenvolvimento infantil no ambiente familiar ou escolar. Dentre os principais benefícios, podemos citar:

  • Fortalecimento dos vínculos familiares: A disciplina positiva promove um relacionamento baseado em respeito, empatia e comunicação aberta entre pais e filhos, fortalecendo os laços e criando um ambiente de confiança e segurança.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: Ao ensinar as crianças a expressar seus sentimentos de maneira assertiva, a resolver conflitos de forma construtiva e a tomar decisões responsáveis, a disciplina positiva promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais muito importantes.
  • Autonomia e autodisciplina: Ao invés de dependerem de recompensas e punições externas, as crianças criam uma consciência interna das regras e limites, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar decisões conscientes e se autorregular.
  • Fomento da autoestima e autoconfiança: O encorajamento e o reconhecimento dos esforços e progressos das crianças na disciplina positiva promovem uma sensação de competência e valor próprio, contribuindo para uma maior autoconfiança.
  • Redução de comportamentos negativos: Ao criar um ambiente de respeito mútuo e comunicação aberta, a disciplina positiva tende a reduzir comportamentos negativos.
  • Preparação para a vida adulta: Ao aprenderem a resolver conflitos, tomar decisões responsáveis e cooperar com os outros desde cedo, as crianças desenvolvem habilidades e competências essenciais para enfrentar os desafios da vida adulta de forma eficiente.

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