O processo de assimilação da matéria dada em sala de aula é um desafio para muitos estudantes! Por isso, para facilitar o entendimento do conteúdo aplicado, é necessário que todos os dias os professores se reinventem e apliquem novas estratégias para reforçar a aprendizagem.
Ao longo do período letivo, os alunos passam por uma série de avaliações. Essas avaliações têm o intuito de verificar a aprendizagem deles dentro de sala de aula. Além disso, representam uma poderosa ferramenta para diagnosticar a aprendizagem dos alunos, desde que sejam feitas de forma criteriosa.
Sabemos que somente as avaliações formais não adiantam, pois os estudantes preparam-se através de memorização de curta duração. Portanto, é normal que, logo após o teste, eles esqueçam o conteúdo.
Porém, há meios de realmente mensurar a aprendizagem dos alunos e otimizar, de fato, a aprendizagem. Para saber qual conteúdo pedagógico os alunos aprenderam, você pode usar algumas técnicas.
Veja abaixo algumas sugestões que preparamos e que podem ser aplicadas diariamente dentro de sala de aula. Boa leitura 🙂
Pirâmide de Aprendizagem
A pirâmide de aprendizagem é uma técnica desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano William Glasser. De um modo geral, a teoria diz que temos determinadas porcentagens de assimilação. Então, conforme vamos mudando as técnicas de ensino, aprender o conteúdo fica mais fácil.
Veja os níveis de aprendizado de acordo com a teoria:
A técnica divide opiniões, mas também quebra paradigmas. Isso porque mostra que, quando debatemos o assunto ensinado, a assimilação do conteúdo é bem melhor.
Agora, vamos ver algumas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos em sala? Leia abaixo algumas sugestões que separamos para você colocar a mão na massa!
1. Anotação de um minuto
Nos últimos minutos da sua aula, peça aos alunos para escreverem os seguintes pontos: a coisa mais importante que aprendi hoje e o que não entendi muito bem.
Na próxima aula, reveja esses papéis e use as anotações para esclarecer dúvidas ou complementar as explicações. O ideal é que essas dúvidas sejam tiradas ainda no início da aula. Assim, antes de começar o próximo conteúdo, as dúvidas do antigo já foram sanadas.
Mas se muitos alunos tiverem a mesma dúvida, você deve montar uma aula específica e mais dinâmica sobre o assunto. Busque vídeos, faça debates e use a imaginação para inovar.
2. Pergunta surpresa
Uma boa maneira de entender se a essência do conteúdo dado foi realmente aprendida é fazer uma pergunta base sobre o tema.
Em um envelope grande, escreva uma pergunta sobre o tema da aula e entregue a um aluno. Depois, peça a ele que responda a questão de forma breve, em um pedaço de papel e passe o envelope adiante.
A intenção é que, além de todos os alunos responderem à pergunta, ninguém saiba a resposta do outro. Então, antes da próxima aula, separe as respostas por tipo e use-as para discutir sobre o assunto.
3. Aplicação da aprendizagem
A técnica de aplicação da aprendizagem pode ser bem divertida para os alunos e para os professores. Funciona assim: depois de passar o conteúdo, peça aos alunos para escreverem uma breve notícia de jornal com o que foi ensinado. Aqui, eles podem soltar a imaginação! Afinal, o importante é saber se eles entenderam bem a matéria.
Após todos entregarem o exercício, selecione algumas notícias para ler para a classe. O interessante aqui é mostrar como um único tópico pode gerar diferentes tipos de interpretação e abordagem. Além de, claro, praticar a redação dos alunos.
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4. Teste criado pelos alunos
E se você montasse uma prova cheia de questões enviadas pelos próprios alunos? Seria bem divertido e inovador, né?
Divida a classe em grupos e peça para que cada um deles crie perguntas sobre um tópico da matéria. Cada aluno do grupo deve elaborar, pelo menos, uma questão e apresentar as respostas certas.
Depois, revise essas questões e selecione as mais interessantes para usar na próxima avaliação.
5. Diário de Classe diferente
Peça aos alunos para escreverem anotações sobre seus pensamentos durante a aula. Deixe claro que eles precisam ser específicos, anotando apenas valores morais, atitudes ou o humor deles.
Essas notas podem ser colocadas em uma “caixa diário” na mesa do professor, por exemplo.
Esse exercício serve para diagnosticar o que seus alunos sentem durante suas aulas.
De tempos em tempos, verifique se há mudanças negativas ou positivas nessas anotações. Essa é uma boa forma de entender se a sua didática de ensino está sendo eficaz ou não para os estudantes.
6. Caixa de sugestões
Outra alternativa é criar uma caixinha de sugestões. Ela pode ser física, deixada próxima à porta ou na mesa do professor, por exemplo. Também pode ser nas redes sociais da escola ou por meio de formulários na internet.
Essa terceira opção, inclusive, é uma excelente forma de receber retorno dos alunos que se sentem envergonhados de se aproximar do docente para falar algo ou tirar dúvidas.
O formulário pode deixar em aberto a opção de identificação. Assim, quem não quiser se identificar, fica no anonimato.
As respostam vão chegar automaticamente no e-mail cadastrado e o professor vai ter um retorno simultâneo dos feedbacks, questionamentos e sugestões dos alunos.
7. Observação de um colega
Às vezes, precisamos de uma ajudinha quando os alunos não estão indo bem na matéria. Que tal pedir a um outro professor, com o qual sente-se à vontade e confia, para assistir a sua aula? Afinal, críticas são sempre construtivas se feitas com respeito!
Após assistir a aula, peça a ele para dar um parecer sobre o seu jeito de ensinar, metodologia usada, etc. Também é importante que ele faça sugestões de melhorias dos pontos mais críticos.
Por meio desses procedimentos, você vai ter uma ideia de como está sendo o desempenho de seus alunos, bem como a sua própria performance. Por isso, colocando essas ideias em prática, você vai melhorar o seu ensino, usando as ferramentas necessárias para aperfeiçoar sua aula. Consequentemente, vai colaborar para o aprendizado cada vez mais eficaz dos seus alunos!
Lembre-se que propor novas formas de assimilação do conteúdo podem ajudar bastante o aprendizado em sala de aula.
Qual ferramenta você usa para avaliar o aprendizado dos seus alunos? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais! Estamos presentes no Facebook e Instagram. 🙂
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