Como escolher um sistema de gestão escolar?

2 de junho de 2016

A educação é um dos setores que mais exigem mudanças drásticas para atender às necessidades dos estudantes e seus pais, que hoje apresentam um perfil bastante diferenciado e exigente. Para organizar e otimizar seus processos, a instituição de ensino moderna deve contar com um sistema de gestão escolar eficaz que garanta crescimento e melhoria da qualidade de ensino. Desta forma, as tarefas antes desempenhadas manualmente pela secretaria, área financeira e direção passam a ser automatizadas, ganhando agilidade e confiança. Com o aplicativo ideal, a comunicação entre gestores, professores, pais e alunos também nunca mais será a mesma.

O que levar em conta na hora de escolher um sistema de gestão escolar?

• Como qualquer ferramenta, antes de investir, é preciso definir e analisar o que se espera de resultados. Ou seja, quais as reais necessidades da escola? Quais problemas precisam ser solucionados? Que melhorias devem ser prioridade? Liste os principais aspectos a serem otimizados, desde casos de inadimplência, passando por possíveis problemas financeiros até falta de capacitação dos professores ou evasão de alunos.
  • A partir dessas respostas, conclui-se que funcionalidades o sistema de gestão escolar precisa oferecer. Por exemplo, problemas financeiros demandam um controle mais eficaz de cobranças e atrasos dos pagamentos de mensalidades. Já sobre a inadimplência, é importante que o sistema disponibilize pagamentos e cobranças online e assim por diante.
  • Para melhorar a qualidade do ensino prestado, é necessário, primeiramente, avaliar como está hoje a área pedagógica da escola. Será que o planejamento do ano letivo pode ser feito de outra maneira? O que hoje pode ser feito em sala de aula para motivar e entreter melhor os alunos? Quais as razões que estão levando os alunos a terem notas baixas? Por quais motivos acontece a evasão escolar? Diante destas situações, é recomendado que o sistema que será adquirido possa atuar otimizando processos. Hoje, existem no mercado, aplicativos que fazem o quadro escolar de forma segura e muito mais simples do que quando feito sem a ajuda da tecnologia.
  • Se na secretaria da escola, ainda se gasta muito tempo e material, por exemplo, para emissão de boletins, relatórios, comunicados, circulares e provas, está na hora de usar a tecnologia e levar todas estas tarefas para o mundo virtual. Ou seja, pais e alunos receberão nos seus celulares, tablets e iphones, informações, tarefas de casa, notas, boletos para pagamento e convites para reuniões de pais, por exemplo.
  • Quem serão os beneficiados por meio do acesso ao novo sistema de gestão? Todos os membros da comunidade escolar, certo? Os professores vão poder organizar melhor suas aulas, responsabilidades e demais atividades. Os diretores farão a gestão e o controle de metas e objetivos por meio de uma mensuração online, podendo acessar dados em qualquer lugar e horário. Os alunos que já são adeptos da tecnologia para todas as outras atividades do seu dia a dia vão encontrar um mundo onde se reconhecem. E, por fim, os pais que vão conseguir acompanhar a vida acadêmica dos filhos, monitorando de forma remota, não só as notas, mas as entradas e saídas dos alunos do colégio, a emissão de documentos, atestados e faltas, de uma forma prática e confiável.
  • Além dos indicadores já citados, é fundamental monitorar indicadores, como o controle de despesas e receitas, número de matrículas e rematrículas, taxa de frequência e rendimento por turma, entre outros. O sistema deve permitir uma clara visão destas métricas.

Melhoria na qualidade da educação com um software eficaz

Ao proporcionar um melhor controle de tudo o que acontece na escola, um sistema de gestão escolar eficaz ajuda a otimizar os processos e garante que a rotina escolar seja mais integrada e mais produtiva. Com isso, a criação de planos de ação, os ajustes necessários e as tomadas de decisões são facilitados favorecendo a qualidade da educação como um todo.

E então? Ficou claro o que levar em conta na hora de escolher um sistema de gestão escolar e quais os benefícios que ele garante à instituição? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos sobre ensino, tecnologia e gestão escolar!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!