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O papel do diretor escolar no sucesso da instituição

26 de novembro de 2019
25 minutos

Muitas pessoas não sabem qual é a verdadeira função do diretor escolar em uma instituição de ensino. Elas acreditam que a figura do diretor(a) escolar é distante, que só distribui as funções aos colaboradores da escola e ‘castiga’ os alunos que quebram alguma regra, principalmente de comportamento.

Só que essa é uma visão distorcida. Explicamos melhor o porquê neste artigo! Continue a leitura!

O diretor tem um papel fundamental na rotina escolar. Entre suas obrigações, podemos destacar a gestão do setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, da coordenação do corpo docente e, principalmente, por ter ações estratégicas e promover a integração entre família-escola. Dito isso, já conseguimos enxergar melhor como a sua função é abrangente, né?

Ele é peça-chave para o funcionamento e o sucesso de qualquer instituição de ensino. Inclusive, por ser um líder, ele influencia a todos – de maneira positiva ou negativa. Por isso, o diretor escolar precisa ter responsabilidade e compromisso. Ele deve desenvolver suas habilidades constantemente, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como estimular as equipes que nela trabalham e a integração entre todos, incluindo os alunos, pais e responsáveis.

Saiba mais:

Gestor escolar: existe um perfil ideal?

Como otimizar e simplificar os processos de gestão escolar?

Por que o gestor deve ter um sistema de gestão escolar como aliado?

Para explicar melhor qual é o papel do diretor escolar no funcionamento e no sucesso da instituição de ensino, reunimos suas principais funções a seguir.

 

Conheça as funções administrativas do diretor escolar

O bom funcionamento de uma escola depende de uma série de fatores. Entre eles, a estrutura física da instituição, composta por carteiras, computadores, biblioteca, salas de aula, cantinas e pátio, por exemplo. Mas sabemos que só isso não é o essencial.

Os alunos, professores e demais colaboradores são o que há de mais valioso dentro de uma escola. Portanto, a administração escolar não se resume a lidar com suprimentos, folhas salariais ou reposição de livros. Há muita coisa nas entrelinhas, o que torna a gestão escolar desafiadora.

Por isso, o papel do diretor escolar como líder da instituição é totalmente estratégico. Além de resolver problemas de manutenção, gestão e organização da escola, por exemplo, ele é responsável por melhorar a relação da escola com a família.

Outro ponto que é de responsabilidade do gestor é organizar arquivos, administrar os horários da escola e orientar os próprios educadores e os alunos.

Inclusive, o trabalho de um diretor escolar envolve principalmente a administração e a pedagogia. Essas são duas áreas diferentes, mas que, quando estão alinhadas, apresentam excelentes resultados. Porém, não existe uma fórmula mágica para gerir uma instituição de ensino. Esse é um trabalho que demanda esforço diário e contínuo.

Para você entender melhor, listamos abaixo algumas das principais funções do diretor escolar na área administrativa:

 

Encabeça o planejamento da instituição

Começar o ano letivo sem um planejamento adequado pode causar muitas dores de cabeça para instituição. Isso porque é necessário ter objetivos, metas e estratégias bem definidas, seja para curto, médio ou longo prazo.

Esse planejamento é importante tanto para setor pedagógico quanto para o financeiro, Recursos Humanos e administrativo, em geral. Ao longo do caminho, é comum acontecer alguns imprevistos. Mesmo assim, a instituição precisa estar preparada para lidar com eles.

Em resumo, o planejamento é flexível e deve se adaptar à situação que a escola se encontra. Mas também é preciso se basear nos planejamentos anteriores, seguindo os valores definidos pela instituição.

 

Adota tecnologias para auxiliar na rotina

A maioria das instituições, de ensino ou não, usa a tecnologia para otimizar seus resultados no mercado. E, acredite, quem ainda usa recursos tecnológicos no seu dia a dia, está perdendo tempo e participação no seu segmento.

No caso específico de uma escola, o diretor precisa entender que a automação dos processos faz uma grande diferença na qualidade de todos os serviços educacionais oferecidos. Na prática, por exemplo, os softwares podem ser utilizados para:

  • registrar o desempenho acadêmico dos alunos;
  • emitir certificados;
  • controlar as faltas;
  • gerar e enviar boletos com as mensalidades;
  • organizar os horários, entre outros.

Resumidamente, esses programas facilitam a organização da escola e dos próprios alunos. Além disso, essas plataformas também podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem, como ferramentas de engajamento e inovação.

 

Faz o controle dos gastos

Também é papel do diretor escolar ficar de olho nos gastos e manter a saúde financeira da instituição. Para otimizar esse controle, você pode usar uma planilha, que deve ser atualizada frequentemente, por exemplo.

Ainda assim, precisamos pontuar que a planilha tem suas limitações e preenchê-la manualmente é um desperdício de tempo. Por isso, investir em um software de gestão escolar é a melhor escolha. Além de ser muito mais prático, ele oferece facilidades para outras áreas da instituição também.

Veja 7 motivos para deixar as planilhas de lado → 

Um gestor precisa saber para onde vai o dinheiro que entra no caixa da escola, pois isso permite uma visão geral sobre a situação financeira da instituição. A grande vantagem do controle das despesas é conseguir enxergar as entradas e saídas de dinheiro e identificar onde fazer os cortes necessários.

 

Estabelece uma gestão participativa e democrática

Ao contrário do que muitos pensam, o diretor escolar não deve ser um líder do tipo autoritário, que age sozinho. Na verdade, uma das principais funções (e desafios) dele é estabelecer uma gestão participativa e democrática. Ou seja, todos os envolvidos na comunidade escolar colabora com a gestão: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e familiares.

Como essas pessoas têm realidades e necessidades diferentes umas das outras, cada esfera vai ter uma visão própria sobre o processo educacional e dos problemas da instituição. Aqui, entra o papel estratégico do diretor escolar de ouvir as opiniões e pensar nas melhores soluções.

 

O diretor escolar preserva o patrimônio escolar

O patrimônio escolar é de todos e precisa ser bem cuidado. E essa é uma das atribuições diárias do diretor escolar: estar atento e zelando pela conservação da instituição e seu bom funcionamento. Assim como promover campanhas de conscientização para os alunos e funcionários sobre o assunto.

Por exemplo: se tem uma carteira quebrada, um quadro descolando ou mesmo uma parede precisando de reparos, o diretor deve resolver a situação quanto antes.

Afinal, quando o ambiente é bem cuidado e acolhedor para todos, nos sentimos estimulados a fazer o nosso papel. Da mesma forma, fazer os reparos necessários rapidamente evitam gastos maiores – e outras dores de cabeça – no futuro.

 

Trabalha com foco em cada um dos alunos

O diretor escolar precisa saber lidar com muita burocracia e ter conhecimento sobre as leis. Porém, o seu foco sempre deve ser o aluno. Como falamos anteriormente, o mais importante, no ambiente de ensino, é a aprendizagem dos estudantes.

Por isso, é tão importante estar próximo a eles, ouvir o que eles têm a dizer e buscar formas de inovar no ensino! Você deve atualizar constantemente seus conhecimentos e estar por dentro das tendências e melhores práticas educacionais.

 

Conhece bem a legislação

Não tem como fugir: para que a escola funcione de maneira adequada, ela deve seguir a lei. Isso é importante para assegurar os direitos e deveres tanto da instituição quanto de alunos e funcionários.

A lei que regulamenta o sistema educacional brasileiro é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) 9394/96, que sofreu alterações, principalmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio.

Além disso, a escola também deve obedecer à Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as leis complementares que regulamentam as atividades e processos escolares.

Basicamente, todo o serviço prestado na escola deve atender às exigências dessas leis. Inclusive, há outros documentos que regulamentam o funcionamento da escola, como:

  • contrato de prestação de serviços;
  • regimento escolar;
  • Projeto Político-Pedagógico (PPP).

E esses documentos devem ser elaborados com base nas leis citadas acima. Portanto, o diretor escolar precisa conhecê-las e verificar se a instituição está seguindo essas orientações.

Por exemplo, em caso de alunos inadimplentes, há uma série de ações que a escola deve observar para não descumprir às exigências da lei. Entre elas, não reter documentos de transferência e não impedir o aluno de fazer provas, por exemplo.

Já o Projeto Político-Pedagógico é um documento exigido para todas as escolas e, mesmo com as diferenças pedagógicas existentes em cada uma, deve apresentar todos os pontos definidos pela lei.

 

Saiba qual é a função do diretor escolar no setor pedagógico

Na área pedagógica, o papel do diretor escolar está diretamente ligado à melhora do desempenho da instituição de ensino. Mas, para que isso seja possível, é necessário ter bom planejamento de todas as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano.

Você pode começar fazendo uma análise dos resultados e performance do ano anterior. Por exemplo, avaliando os indicadores de aprendizagem, que mostram como está o desempenho de alunos e professores.

Outros pontos a considerar são:

  • as condições oferecidas pela escola aos estudantes e ao corpo docente;
  • o trabalho desenvolvido pelo conselho de classe e pela equipe gestora;
  • o índice de satisfação da comunidade escolar.

Esses indicadores permitem que o diretor escolar faça um balanço sobre quais ações foram, de fato, aproveitadas. A partir disso, a equipe gestora pode definir quais delas serão repetidas ou modificadas no próximo ano letivo.

Além disso, o diretor tem outras atribuições pedagógicas. Veja a seguir:

 

Bastante coisa, né? Mas nós vamos te explicar melhor cada tópico.

 

Instituir indicadores de aprendizagem

O diretor e o coordenador pedagógico devem trabalhar juntos, fazendo um levantamento de todos os dados do processo de ensino-aprendizado. Eles devem coletar, analisar e compará-los com as metas estabelecidas para cada um. Esses dados devem englobar índices como:

  • evasão escolar;
  • aprovação;
  • reprovação;
  • distorção da idade-série e outros.

E, sim, até mesmo as avaliações precisam ser analisadas! Soa redundante, né? Mas, por meio delas, é possível saber em quais matérias os alunos sentem mais dificuldade. Isso ajuda a identificar problemas e sugerir ações para melhorar a situação.

Dar condições para o bom funcionamento da instituição

Para que a instituição funcione da forma adequada, o diretor escolar deve garantir que as condições necessárias sejam oferecidas. Ou seja, ter atenção com fatores como:

  • a relação entre a previsão de dias letivos e o número efetivo de dias de aula;
  • a necessidade de substituição de professores titulares;
  • aulas perdidas por falta de professores;
  • quantas e quais turmas foram prejudicadas por mudanças de última hora;
  • condições das salas de aula, etc.

Estabelecer estratégias didáticas

Também é papel do diretor escolar ajudar a estabelecer e avaliar as estratégias de trabalho que os professores usam em sala de aula. Só assim, será possível calcular o desempenho escolar dos alunos, pois os resultados dessas avaliações que dizem qual foi o aproveitamento e o aprendizado dos estudantes.

Por exemplo, com resultados positivos, as estratégias podem ser mantidas. Porém, se forem ruins, é preciso buscar novas didáticas e dinâmicas de trabalho junto aos docentes.

Estimular a participação de pais e responsáveis nas atividades escolares

Não é novidade que o sucesso do processo educativo também requer o envolvimento dos pais e responsáveis. Por esse motivo, a família e a instituição de ensino devem andar sempre de mãos dadas.

Os pais precisam se comprometer em participar do processo de ensino-aprendizagem dos filhos. Para isso, é importante que os docentes mostrem aos responsáveis o que está sendo desenvolvido em sala de aula, bem como incluí-los em algumas atividades.

Confira 8 dicas para melhorar o relacionamento entre família e escola →

Essa relação é fundamental para garantir um ensino de qualidade aos alunos – e, inclusive, faz com que os estudantes tenham mais engajamento nos estudos.

Promover os conselhos de classe

Em alguns momentos, é importante convidar os pais e responsáveis para participarem do conselho de classe. Essa é uma forma de ouvir suas percepções sobre o ensino dos filhos, tanto sobre questões pedagógicas quanto comportamentais.

O conselho de classe concentra-se nas dificuldades individuais dos alunos. Nesse momento, tenta-se identificar as causas que estão por trás do baixo desempenho de alguns alunos e encontrar as melhores soluções para os problemas.

É nessa reunião que os docentes analisam como foi a participação de cada estudante em sala de aula, a realização dos trabalhos coletivos e individuais, a frequência e, claro, o comportamento adotado.

Esses dados permitem que a comunidade escolar veja como está sendo o progresso dos alunos e identifiquem se as práticas pedagógicas estão surtindo efeitos positivos.

É papel do diretor escolar criar e acompanhar planos de ação

O dia a dia de um diretor escolar envolve muita estratégia, incluindo a criação dos planejamentos e planos de ação da instituição. Afinal, são essas orientações que guiam todos os projetos educacionais.

Por exemplo, se houver a necessidade de uma reestruturação pedagógica ou do aprimoramento das estratégias adotadas pela escola, o gestor deve estar preparado para definir as mudanças e colocá-las em prática. Os planos de ação determinam os caminhos e apontam os rumos que a instituição deve seguir para que os processos de ensino-aprendizagem sejam eficazes.

 

 

Ter uma boa articulação

Uma das características mais importantes que o diretor escolar precisa ter é a capacidade de se articular bem diante de diversas situações. Afinal, esse profissional é o responsável pela gestão da instituição de ensino, estando à frente das mais importantes decisões administrativas e pedagógicas da escola.

E, quando falamos em “articulação”, estamos falando da capacidade de intermediar situações de forma humanizada e estratégica. Ou seja, ouvir todos os lados envolvidos, analisar as ocorrências, considerar os diversos âmbitos da realidade escolar e, por fim, encontrar a melhor solução.

Isso vale para lidar com os próprios colaboradores da instituição, até os estudantes e suas respectivas famílias, passando, também, pela comunidade onde a escola está inserida. Portanto, entendemos que é papel do diretor escolar ter tato social e saber trabalhar com as pessoas de forma empática, cordial e justa. Ele deve considerar que possa haver reclamações e solucioná-las da melhor forma, por exemplo.

Além disso, é preciso motivar funcionários e professores, solucionando problemas e apostando na integração entre as diferentes equipes da instituição, a fim de criar um bom ambiente de se conviver.

Fazer um bom planejamento escolar

Gerenciar uma escola exige muita responsabilidade, organização e capacidade administrativa. Sendo assim, podemos firmar que todas as possibilidades devem ser consideradas previamente e nada deve acontecer de maneira arbitrária. Cada escolha, tanto pedagógica quanto administrativa, deve partir de um planejamento bem estruturado.

Portanto, o diretor escolar precisa ter uma capacidade de planejamento efetiva. Ele deve saber como selecionar os colaboradores e professores que mais se enquadram no perfil da instituição, quais materiais didáticos são mais adequados ao ensino dos alunos e, é claro, estar ciente dos objetivos da aprendizagem e do ensino.

Esse planejamento deve considerar todos os departamentos da instituição, permitindo que todos os profissionais expressem suas necessidades ou opiniões e colaborem com a criação das metas e objetivos.

Além disso, é fundamental que o gestor tenha plena consciência de que nenhuma atividade séria é realizada em um único dia. É preciso se organizar e fazer um trabalho contínuo para colher os resultados a médio e longo prazo.

Promover uma gestão democrática e solidária

Como falamos na introdução deste artigo, ainda é comum que as pessoas imaginem o diretor escolar como um indivíduo autoritário e inacessível – até mesmo mal-humorado. Ou seja, alguém que tanto os alunos como os professores devem temer. Só que isso é fruto de estórias que estamos acostumados a ouvir desde a infância. Nesse cenário, o diretor é o vilão da história.

E esse preconceito é equivocado e não reflete, em nada, o perfil desejável de um bom gestor escolar. Inclusive, o seu papel é totalmente contrário a isso, pois envolve a solidariedade e a democracia.

Portanto, é crucial que ele não apenas ouça todos os lados das situações, mas também saiba entender e atender todas as esferas da comunidade escolar: professores, colaboradores, alunos e familiares.

As decisões do diretor escolar devem ser pensadas e pautadas na justiça e na ética, e jamais pode privilegiar seus interesses particulares.

O diretor escolar deve ser visionário

O diretor escolar deve ser um líder com ampla perspectiva do futuro, mantendo-se a par não somente do que está acontecendo em sua instituição, mas da educação como um todo e, principalmente, da sociedade de uma maneira geral. Afinal, os acontecimentos externos influenciam diretamente o ambiente educacional.

Não é novidade que o ensino vem mudando de forma drástica e muito rápida nos últimos anos. E a tendência é que ele seja cada vez mais holístico. Em outras palavras, essa atividade tem integrado os mais variados campos do conhecimento em aulas conjuntas.

Por isso, o diretor precisa contar com professores que saibam trabalhar com a interdisciplinaridade e promovam atividades que não fiquem presas ao óbvio, por exemplo:

  • workshops;
  • saraus;
  • feiras culturais e científicas;
  • estudos do meio;
  • debates.

Ter ações com foco no aprendizado do aluno

Ainda existem muitas escolas que desperdiçam tempo, energia e dinheiro com aspectos e atividades que não devem ser priorizados. Consequentemente, acabam negligenciando o seu principal e mais básico objetivo (e razão) de existir: o aprendizado do aluno.

Por isso, todas as decisões do diretor escolar devem ter como base a premissa de que a instituição de ensino é o ambiente, por excelência, do ensino.

Só que isso não significa que os métodos de ensino devem se limitar aos modos tradicionais. Na verdade, existem diversas formas didáticas e inovadoras de promover o aprendizado na instituição. Tudo isso fica a critério do gestor, mas é preciso melhorar a comunicação com a equipe interna e orientá-la sobre as metodologias adotadas.

Inclusive, é interessante que os colaboradores deem suas sugestões e opiniões no planejamento escolar, por exemplo. Assim, o ensino se torna bem mais assertivo.

Promover reflexão e cidadania

Engana-se quem pensa que o papel do diretor escolar é limitado a lidar com assuntos pedagógicos e administrativos.

Ele também precisa promover o pensamento crítico em sua gestão e, a partir disso, a reflexão sobre cidadania. Afinal, um dos principais objetivos da escola é formar cidadãos engajados no convívio em sociedade.

A educação é a base que fundamenta um país. Por isso, os diretores, professores e todos os profissionais envolvidos no sistema educacional, têm a responsabilidade de formar indivíduos aptos a pensar com autonomia, mas em prol do bem coletivo.

Portanto, é importante promover debates e discussões de ideias entre professores, alunos e colaboradores, que favoreçam a diversidade de pensamentos. Sempre ensinando o respeito às diferentes formas de pensamento e considerando as diversas realidades que existem.

Assim, os estudantes (e os próprios colaboradores) aprendem a questionar as injustiças e buscar por soluções conjuntas e democráticas.

O diretor escolar precisa, ainda, estabelecer a reflexão crítica sobre sua própria gestão, proporcionando um ambiente em que se tenha liberdade para desenvolver a cidadania.

Trazer inovação tecnológica para o processo educacional

O diretor também é responsável por decidir quais tecnologias serão utilizadas na escola. Isso vale tanto para questões administrativas quanto para os processos pedagógicos.

Considerando isso, é papel do diretor escolar encontrar ferramentas que otimizem os processos internos e melhorem o aproveitamento dos alunos em sala de aula. Por exemplo, escolher um sistema de gestão escolar completo de verdade e ofereça recursos que atendam todos os setores da instituição.

Nesse sentido, nós indicamos o Escolaweb, que tem agenda escolar digital para os alunos e responsáveis acompanharem as atividades, notas e interagirem com os professores.

Já os professores, por sua vez, podem contar com ferramentas como o diário online, que permite fazer notações sobre as aulas, detalhar faltas, registrar ocorrências e outros, de forma muito prática.

Além disso, o diretor deve observar se a solução oferece recursos para facilitar a comunicação entre toda a comunidade escolar, inclusive com os pais. Uma alternativa eficiente é ter um portal web e aplicativo para celulares. Assim, a escola tem, em uma única solução, diferentes recursos para facilitar tanto o relacionamento com pais e alunos quanto as tarefas do dia a dia.

Optar por um software completo agiliza os processos administrativos, permite ter uma visão abrangente sobre o pedagógico da escola e melhorar o relacionamento com os alunos e pais. Tudo isso é vantagem para a escola e influencia diretamente na qualidade de ensino.

 

Entenda como o diretor escolar cuida da integração entre escola e família

Quando o ano letivo começa, o diretor escolar encontra uma série de atividades administrativas e pedagógicas pela frente. São tantos compromissos que, às vezes, fica difícil dar atenção até mesmo para algumas partes essenciais do processo de ensino-aprendizagem.

Uma delas é a integração escola-família. Sim, mesmo com a correria, é necessário reservar um espaço para o acolhimento da comunidade.

Todos sabem que a porta da sala do diretor está aberta para receber alunos, colaboradores, professores e familiares. O fato é que a figura desse profissional nem sempre é bem-vista por todos, o que pode causar um certo afastamento entre ele e o restante da comunidade escolar.

Veja, abaixo, as iniciativas que o diretor escolar toma em relação a esse fundamental processo de integração.

Dá atenção durante a primeira semana de aula

Esse é o período no qual as famílias mais sentem a necessidade de conversar sobre suas expectativas, a escola e as dificuldades dos alunos — é quando o diretor deve estimular mais o contato. Nesse momento, surge a importante oportunidade para que se estabeleça uma parceria.

Dentro desse contexto, o profissional precisa planejar, sempre em conjunto com a sua equipe, as formas de recepção da comunidade. Faz parte de sua rotina instruir os colaboradores sobre como se deve receber as famílias e todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Também é imprescindível pensar nos espaços da escola. A presença do diretor na instituição de ensino ajuda a transmitir segurança e confiança a todos (dos pais aos alunos, passando pela equipe que faz parte do estabelecimento).

É pensando em maneiras de contribuir que você consegue dinamizar a relação entre a escola e a família. O diretor escolar precisa, acima de tudo, acolher as pessoas, esclarecer as propostas pedagógicas, além de deixar claro qual é o papel da instituição e reservar momentos também para os assuntos menos burocráticos.

A parceria entre a escola e os responsáveis pelos alunos só fomenta o conhecimento e estimula o principal: a educação das crianças.

O diretor escolar também abre espaço para o diálogo

O diretor escolar precisa abrir os portões da escola para o diálogo entre todos. Como dissemos, seu papel não se resume ao de um ditador de regras. Todos devem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem: professores, demais funcionários, pais, responsáveis, família, comunidade e os próprios alunos.

Sempre que possível, esse profissional deve fomentar a discussão de todas as esferas que compõem a comunidade escolar em torno dos desafios que a instituição enfrenta.

Valoriza e mostra a rotina da escola para os pais

A rotina escolar deve ser valorizada e apresentada para as famílias dos estudantes. Isso reforça o relacionamento com base na confiança existente entre ambas as partes. Todos os pais desejam que seus filhos estejam seguros dentro da escola, aprendendo as matérias e socializando.

Ao mostrar como é o dia a dia da instituição para esses familiares, o sentimento de segurança tanto em relação aos filhos quanto ao investimento que é feito mensalmente para mantê-los estudando é reforçado.

Apresentar as linguagens utilizadas na instituição é papel do diretor escolar

Para promover a integração entre escola e família, o diretor escolar deve apresentar aos pais todas as linguagens que são utilizadas na instituição.

Por exemplo, se o ensino de matemática se dá por meio de métodos tradicionais e alternativos, como jogos de videogame. É muito importante que os responsáveis pelos alunos saibam como esse processo se desenrola e quais são as suas vantagens.

É a partir da apresentação das metodologias adotadas na escola que os pais vão entender a importância de cada uma das ações implementadas. 

Mostra quais são os materiais pedagógicos adotados

O diretor escolar também deve apresentar os materiais pedagógicos para os pais e responsáveis. Afinal, tudo precisa ser dividido, sempre com a finalidade de colocá-los mais próximos dos processos de ensino-aprendizagem que são desenvolvidos pela escola.

O recomendado é que isso aconteça tanto nas reuniões de conselho de classe quanto nos encontros entre pais e mestres. Além de apresentar esses materiais, é fundamental mostrar a importância de cada um deles na educação de seus filhos.

O diretor escolar busca uma sintonia entre a escola e a família

É importante que o diretor escolar busque sempre uma sintonia entre a escola e a família. Afinal, para que os estudantes consigam aprender, é preciso ter apoio das duas partes.

Juntas, elas são capazes de dar o suporte necessário para que os alunos tenham o melhor desempenho possível nos estudos. Para isso, o diretor deve fazer encontros, reuniões e momentos nos quais a escola possa interagir com os pais e responsáveis.

Incentiva a participação da família no dia a dia da escola

O dia a dia na escola também pode contar com a participação das famílias. Por exemplo, muitos pais têm profissões que os alunos desejam seguir. Por isso, uma boa ideia é promover feiras ou eventos e convidá-los para participar. Assim, eles podem apresentar seus pontos de vista e conhecer melhor a rotina dos estudantes.

Outra dica é chamar os pais para participarem de eventos sociais como voluntários ou fazer parte dos conselhos de classe ou de pais. O importante é que as portas da instituição estejam sempre abertas para eles.

Apresenta os profissionais e o que cada um faz

Apresentar os profissionais que atuam na instituição também faz parte da integração entre família e escola. Os pais devem conhecer essas pessoas que convivem diariamente com seus filhos — desde a equipe de limpeza aos professores, passando por supervisores, inspetores, pessoal do administrativo e bibliotecários, por exemplo.

A escola, por si só, já é uma grande família. Por isso, é fundamental que todos se apresentem. Só assim é possível ter uma grande sinergia entre as partes. Principalmente quando falamos sobre o relacionamento com os pais.

Deixa claro quais são os valores da instituição

Os valores da instituição de ensino não ficam somente em seu estatuto ou site, muito menos em quadros pendurados nos corredores! O papel do diretor escolar é levar esses atributos para o dia a dia dos estudantes e membros da equipe de ensino, fazendo com que todos os entendam e coloquem em prática.

Diante de tudo o que abordamos até aqui, podemos afirmar que o papel do diretor escolar é bastante complexo. Isso porque, na gestão de bens e de recursos humanos disponíveis na instituição de ensino, cabe a ele traçar estratégias para conseguir alcançar os objetivos e as metas.

Isso precisa estar aliado ao seu espírito de liderança, para que você possa, enfim, gerir os mais diversos recursos. Quando o diretor escolar está alinhado com os princípios legais e morais da gestão democrática, ele passa a ser um líder.

A educação exige reflexão – de todas as partes. Diante dela, não cabe ao diretor escolar uma posição de comodismo, pois isso resulta em uma desatualização profissional — e, consequentemente, um fracasso. O caminho entre a derrota e o sucesso é longo, porém o contrário acaba sendo curto.

O diretor escolar entende o que pensa o seu público

É extremamente importante que o diretor escolar procure entender os motivos que fizeram com que os pais escolhessem a sua instituição de ensino para os filhos estudassem. Diversos fatores podem pesar no momento da escolha, como a metodologia de ensino, as recomendações que outras pessoas, a infraestrutura da escola, entre outros.

O ideal é que a escola faça pesquisas para conhecer o seu público e entender o que o levou até ali. Dessa forma, vai conseguir saber as ações que dão certo e atraem às pessoas. Assim, vai ter estratégias mais assertivas para captar novos alunos.

Como você conferiu neste conteúdo, o papel do diretor escolar é muito amplo e exige responsabilidade social e educacional. Por isso, o gestor deve ter uma perspectiva abrangente e de futuro. Ou seja, não apenas saber dos acontecimentos dentro da escola, mas também da sociedade. E, assim, reinventar o sistema de ensino de acordo com os acontecimentos externos.

Para ter um ambiente educacional saudável e produtivo, todos precisam entender qual é a função do diretor escolar. Assim como saber que um de seus objetivos é estimular o respeito às diferentes formas de pensar dentro e fora da instituição de ensino.

Passa por constantes avaliações

O papel do diretor escolar não se resume a avaliar. Ele também precisa ser avaliado: todos aqueles que fazem parte da equipe gestora necessitam, em algum momento, ter suas ações analisadas.

Isso inclui desde a relação com a comunidade interna e externa até o método de gestão adotado. Todos devem colaborar com suas opiniões, para que haja um consenso em torno das ações que são desenvolvidas.

Gostou do nosso conteúdo sobre as funções atribuídas ao diretor escolar? Então, aproveite para nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de mais dicas para o seu dia a dia na escola!

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