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[GUEST POST] Funil de captação de alunos: o que é e como aplicá-lo

24 de maio de 2018
6 minutos

Entre os desafios do mercado educacional, podemos destacar como um dos principais, a necessidade de matricular mais alunos. É essencial que a instituição de ensino estabeleça uma eficiente gestão de relacionamento com o estudante e aplique metodologias modernas, como o funil de captação de alunos.

Neste artigo produzido pela 5seleto, você vai aprender, em detalhes, o que é esse funil e qual a diferença entre ele e o funil de marketing. Saiba, também, como colocá-lo em prática em uma instituição de ensino.

Boa leitura!

Afinal, qual é a diferença entre funil de marketing tradicional e funil de captação de alunos?

No funil de marketing tradicional, o foco está em um determinado público e representa uma jornada que vai do momento em que a pessoa tem o primeiro contato com a empresa, até a hora de ela fechar uma compra — e, dependendo do caso, ainda abrange o pós-venda.

Assim, o profissional cria uma estratégia direcionada para os seus potenciais consumidores, conforme as etapas do funil. Em outras palavras, é um trabalho que começa no marketing e termina com o time de vendas.

Já no mercado de educação, o processo é semelhante ao do marketing tradicional, só que mais extenso. O funil de captação de alunos tem muito mais etapas e a decisão geralmente é tomada de uma forma mais criteriosa e cuidadosa. Ele pode ser entendido como uma continuação do funil de marketing.

De outro modo, os alunos que converterem em ações que pertenceriam ao fundo do funil de marketing, como em um processo seletivo, terão de continuar avançando nas etapas, conforme destacaremos a seguir.

O que é um funil de captação de alunos?

Esse tipo de funil tem como inspiração o método aplicado no marketing. A diferença principal é que ele foi adaptado à realidade do mercado educacional. As fases desse funil vão do momento em que o aluno fica sabendo da existência da escola, até a hora que ele efetiva a matrícula.

O intuito é compreender e se conscientizar em relação a cada etapa, de forma que você esteja preparado para praticar ações, como a captação e a nutrição de leads, que levarão ao objetivo de realizar a matrícula dos alunos.

E quais são as suas etapas?

Para ajudar nesse desafio vamos focar em uma aplicação do funil de captação de alunos especializada na educação do país. Por isso, para que você trabalhe com acerto, avance o aluno nas etapas do funil e consiga mais matrículas, destacamos logo abaixo as fases dessa metodologia.

São elas:

  • potencial;
  • qualificado;
  • inscrito;
  • avaliado;
  • convocado;
  • matriculado.

Como evoluir os candidatos nas etapas do funil?

A principal meta para trabalhar com um funil de captação de alunos é acompanhar os possíveis alunos até eles fecharem a matrícula. Esse trabalho é feito por meio de ações particulares para cada etapa. Afinal, as objeções são distintas e refletem aquilo que o estudante está vivendo.

Nesse contexto, vamos mostrar o que você pode fazer para conquistar o seu objetivo principal.

Etapa Potencial

Aqui, o candidato vai considerar o processo de se interessar por algum curso. Nessa fase é ele que encontra a instituição, portanto é essencial estar preparado para responder questões como: “o que um engenheiro elétrico faz?” ou “como é o mercado de trabalho para jornalistas?”.

Assim, você precisa, por exemplo, trabalhar com inbound marketing e criar conteúdos relevantes em blogs e rede sociais.

Etapa Qualificado

Acontece quando a pessoa já tem certeza que quer fazer um curso. Ela, então, fará pesquisas sobre a instituição de ensino que melhor se encaixa à sua realidade.

Dessa forma, você precisa convencê-la que a sua solução educacional é a melhor para suprir as necessidades dela. Tenha cautela nessa fase, porque ainda não é a hora de propor uma inscrição ao estudante.

Etapa Inscrito

Uma vez que as suas campanhas trouxeram os estudantes para o seu site ou blog, é essencial que você se certifique de que os elementos contidos em suas plataformas sejam atraentes a ponto de convencer um possível aluno.

Você pode, por exemplo, oferecer fichas inteligentes de inscrição online para capturar os dados dos futuros estudantes. O ideal é que você não coloque muitas barreiras, de forma que o aluno avance nas fases do funil.

Etapa Avaliado

Antes de chegar a essa fase, o aluno precisa pagar a inscrição e marcar presença no dia da prova. Como não é algo tão simples, é essencial ficar muito atento.

Uma dica é produzir conteúdos que ajudem o aluno no dia da prova de forma que ele se sinta mais valorizado e à vontade para realizar o teste.

Nesse caso, ter um marketing automatizado assegura mais agilidade no processo.

Etapa Convocado

Mais uma vez, é primordial estabelecer um ótimo relacionamento. Nessa fase, é preciso imaginar que o candidato também foi aprovado em outra instituição. Por isso, redobre sua atenção.

É a hora de destacar as vantagens de escolher a sua solução. Além disso, você também pode — e deve —, personalizar as mensagens. Um e-mail de parabéns é uma boa opção e pode fazer a diferença no momento da decisão do aluno.

Etapa Matriculado

Finalmente, chegamos à última etapa do funil. É o momento de analisar os resultados das ações, comparando-as, por exemplo, com os resultados da última campanha. Além disso, também é a hora de começar a trabalhar a retenção dos novos alunos.

Você pode mandar um e-mail ou fazer uma ligação de boas-vindas. Reforçando um bom relacionamento as chances de manter esse aluno na instituição aumentam substancialmente.

Trabalhando todas essas ações, com certeza, você terá mais êxitos nas matrículas da sua instituição de ensino.

Afinal, por meio dessa metodologia, além de mais alunos e mais resultados, você ainda reforça a sua marca e assegura muito mais competitividade no mercado.

Por esses e outros motivos, é imprescindível que você coloque um funil de captação de alunos em prática o quanto antes e se diferencie em relação aos concorrentes.

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