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O que são metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las

10 de julho de 2024
8 minutos

A educação está em constante evolução, e os profissionais da área precisam estar sempre em busca de métodos mais eficazes para engajar os estudantes. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente e a informação está a um clique de distância, métodos tradicionais de ensino, que centralizam o professor como o único detentor do conhecimento, começam a se mostrar insuficientes. Surge, então, a necessidade de repensar a forma como ensinamos e aprendemos, o que abre espaço para as chamadas metodologias ativas de aprendizagem.

As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens que colocam o aluno no centro do processo educacional, tornando-o um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento. 

Em vez de ser um mero receptor passivo de informações, o estudante participa ativamente de atividades que promovem a reflexão, a investigação e a resolução de problemas. Essa mudança de visão é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, onde habilidades como pensamento crítico, colaboração e autonomia são cada vez mais valorizadas.

Neste artigo iremos explicar o que são metodologias ativas de aprendizagem, o que é preciso para aplicá-las e quais os seus benefícios. Confira!

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O que são metodologias ativas de aprendizagem?

Como falamos anteriormente, as metodologias ativas de aprendizagem são estratégias de ensino que colocam o aluno no centro do processo educacional. Diferente do modelo tradicional, onde o professor é a figura principal e o aluno apenas absorve o conteúdo, nas metodologias ativas, o estudante participa ativamente da construção do conhecimento. Isso se dá através de atividades práticas, discussões, projetos e outras formas de aprendizagem que incentivam a participação ativa e o engajamento dos alunos.

Essas metodologias são fundamentadas em teorias construtivistas, que afirmam que o conhecimento é construído pelo próprio indivíduo, a partir de suas experiências e interações com o meio. Autores como Jean Piaget, Lev Vygotsky e John Dewey são alguns dos principais teóricos que embasam essa abordagem, enfatizando a importância da interação social e da experiência prática no processo de aprendizagem. As metodologias ativas podem ser aplicadas de diversas maneiras, como veremos à frente. 

Benefícios das metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem trazem uma série de benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Essas abordagens aumentam o engajamento dos alunos, uma vez que eles participam ativamente do processo de aprendizagem. Alunos engajados tendem a se envolver com as atividades escolares de forma mais sólida e duradoura.

Além disso, as metodologias ativas promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração e a autonomia. Em um mundo onde a informação está facilmente acessível por toda parte, saber como aplicar o conhecimento e resolver problemas complexos é mais importante do que simplesmente memorizar informações.

Além disso, outro benefício significativo é a personalização da aprendizagem. As metodologias ativas permitem que os professores adaptem suas estratégias às necessidades individuais dos alunos, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Isso contribui para um ambiente educacional mais inclusivo, onde todos os alunos têm a oportunidade de alcançar seu potencial máximo e explorar as suas habilidades e talentos.

O que são metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las
O que são metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las

Principais formas de metodologias ativas de aprendizagem

Existem diversas formas de implementar metodologias ativas de aprendizagem, cada uma com suas particularidades e benefícios. A seguir, vamos falar sobre algumas das principais. Confira!

Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

Nesse método, os alunos trabalham em grupos para resolver problemas reais e complexos. Esse processo envolve pesquisa, discussão e aplicação prática do conhecimento, desenvolvendo habilidades de investigação e resolução de problemas. Normalmente não há uma aula prévia sobre o tema, mas sim uma explicação posterior à discussão entre os membros da equipe. 

Sala de Aula Invertida

Na sala de aula invertida, os alunos estudam o conteúdo teórico em casa, através de leituras, vídeos ou outros materiais, e utilizam o tempo em sala para atividades práticas, discussões e esclarecimento de dúvidas. Isso permite um uso mais eficiente do tempo em sala e promove a aprendizagem ativa.

Estudo de Casos

Utiliza casos reais ou fictícios para que os alunos analisem e proponham soluções. Esse método é amplamente utilizado em cursos de nível superior, como, por exemplo, administração, direito e saúde, mas também pode ser utilizado no ensino básico em menor escala. 

Projetos de Aprendizagem 

Os alunos desenvolvem projetos a partir de temas de interesse, aplicando os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas. Esse método incentiva a criatividade, a inovação e a integração de saberes.

Ensino por Pares (Peer Instruction)

Os alunos ensinam e aprendem uns com os outros, reforçando o conhecimento através do processo de explicação. Após uma breve exposição do conteúdo pelo professor, os alunos discutem e explicam conceitos entre si, esclarecendo dúvidas em conjunto. Essa metodologia melhora a compreensão do conteúdo, promove a colaboração e desenvolve habilidades de comunicação.

Role-Playing (Dramatização)

Os alunos assumem papéis específicos e encenam situações para explorar diferentes perspectivas e aplicar conhecimentos.Em atividades estruturadas, os estudantes representam personagens ou situações, discutindo e resolvendo problemas como se fossem outras pessoas. Este método ajuda a desenvolver empatia, habilidades de comunicação e resolução de problemas em contextos diversos.

Gamificação

Uso de elementos e dinâmicas de jogos para motivar e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Para isso, professores criam jogos ou adaptam atividades com elementos de competição, recompensa e desafios. A gamificação aumenta o engajamento, a motivação e torna a aprendizagem mais divertida e interativa.

Rotação por Estações (Station Rotation):

Nesta metodologia de aprendizagem ativa, a sala de aula é dividida em várias estações, cada uma com uma atividade ou tarefa diferente. Os alunos rotacionam entre as estações, participando de diversas atividades que podem incluir trabalho em grupo, estudo individual, atividades práticas e uso de tecnologia. Essa abordagem é excelente para diversificar as formas de aprendizado e mantém os alunos envolvidos.

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Como aplicar metodologias ativas de ensino?

Aplicar metodologias ativas de ensino requer uma mudança de mentalidade e de práticas pedagógicas. O primeiro passo é o planejamento. O professor e a gestão escolar devem definir claramente os objetivos de aprendizagem e escolher as metodologias que melhor se adequam a esses objetivos e ao perfil dos alunos. É importante também preparar materiais de apoio e atividades que incentivem a participação ativa dos estudantes.

Durante a aplicação, o professor deve atuar como um facilitador, orientando e apoiando os alunos, mas permitindo que eles assumam a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Isso pode envolver a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos, o uso de tecnologias educacionais e a promoção de debates e discussões em sala de aula.

A avaliação também é um aspecto muito importante quando falamos em metodologias ativas. A avaliação deve ser contínua e formativa, proporcionando feedback constante aos alunos. Ferramentas como rubricas, autoavaliação e avaliação por pares podem ser utilizadas para acompanhar o progresso dos estudantes e identificar áreas que precisam de mais atenção.

O que são metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las
O que são metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las

O que é preciso para aplicar metodologias ativas de ensino?

Para aplicar metodologias ativas de ensino, é necessário um ambiente que favoreça a participação ativa e a colaboração. Isso inclui tanto o ambiente físico, com salas de aula organizadas de forma a facilitar o trabalho em grupo e a interação, quanto o ambiente digital, com o uso de plataformas e ferramentas que apoiem a aprendizagem ativa.

Os professores também precisam estar preparados e motivados para essa mudança. Isso pode envolver formação continuada, troca de experiências com outros educadores e um compromisso com a inovação pedagógica. O apoio institucional é fundamental, proporcionando recursos, tempo e condições adequadas para a implementação dessas metodologias.

Por fim, mas não menos importante, é indispensável contar com a participação dos alunos e suas famílias. Explicar os benefícios das metodologias ativas e envolver os estudantes no processo de aprendizagem pode aumentar a motivação e o engajamento. O apoio das famílias também é importante, especialmente em atividades que envolvem estudo em casa, como na sala de aula invertida.

Tecnologia para aplicar metodologias ativas na educação 

Adotar metodologias ativas na educação não só transforma a experiência de aprendizado, mas também prepara os alunos para um futuro onde a inovação e a proatividade são essenciais. 

Contudo, essas abordagens não podem ser implementadas na escola de qualquer jeito. É preciso um planejamento bem estruturado e um Projeto Político Pedagógico alinhado. 

Nesse sentido, os softwares de gestão escolar podem desempenhar um papel crucial na implementação de metodologias ativas ao automatizar processos, fornecer dados importantes e oferecer recursos que atendam às necessidades de alunos com diferentes perfis. 

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