Pokémon Go – Como usá-lo na educação

19 de setembro de 2016

A febre mundial, o novo jogo virtual Pokémon Go, tem cada vez mais adeptos, de todas as idades. O jogo é divertido e cheio de desafios e metas a cumprir para ganhar Pokémons raros! O jogo tem causado polêmicas: muitos elogiam o Pokémon Go, porém muitas pessoas acham o jogo muito simples. Entretanto, ao se observar o jogo com atenção, podemos ver que há benefícios que podem ser usados em favor da educação. Como os professores são geralmente criativos, eles encontram um meio de fazer com que o aluno se divirta, mas também usufrua do Pokémon Go para aprender.

Aqui estão algumas ideias de como aproveitar o jogo Pokémon Go na escola:

Geografia

Enquanto os alunos procuram por Pokémons em seu bairro, eles também aprendem sobre ele. Por meio do aplicativo, como os Pokémons estão espalhados pelos bairros, os jogadores andam e conhecem partes de seus bairros antes desconhecidas. O professor pode aproveitar essas informações para compartilhar curiosidades com os alunos, fazer mapas do bairro, etc.

Língua Portuguesa

Colocar os nomes dos Pokémons em ordem alfabética, soletrar os nomes deles, separar os nomes em sílabas e ver quais são monossílabos, dissílabos ou polissílabos, inventar histórias com os Pokémons, enfim, há várias possibilidades a se explorar com os Pokémons nas aulas de língua portuguesa.

Educação Física com Pokémon Go

No jogo do Pokémon Go, há ovos que são chocados. Quanto mais os jogadores andam, mais raros são os Pokémons que nascem dos ovos. Não há uma forma melhor para fazer com que os alunos se exercitem caminhando sem que reclamem!

Matemática

Quantos Pokémons cada aluno tem, quais são os tipos, etc. Pode ser trabalhar a adição, subtração, porcentagens, frações, fazer gráficos, enfim, há infinitas maneiras de se trabalhar com o Pokémon Go na matemática.

Baixe o jogo no Android →

Baixe o jogo no iOS →

Ciências

Cada Pokémon possui peso, altura e a indicação se são seres marinhos, terrestres, etc. O professor de ciências pode explorar esses tópicos. Além disso, os Pokémons evoluem : há um, por exemplo, que é uma larva e transforma-se em borboleta. Por meio desse exemplo e de outros das evoluções dos Pokémons, podem ser trabalhadas as evoluções dentro da ciência.

Alguns benefícios que o jogo Pokémon Go proporciona à educação:

• O desafio – Incentiva o aluno a atingir seus objetivos;
  • O diálogo – Estreita laços entre os alunos, fazendo com que eles tenham uma linguagem e interesses em comum;
  • O exercício físico – Estimula os alunos a fazer caminhadas, um dos melhores exercícios físicos para todas as idades;
  • A inclusão – O interesse em comum facilita a inclusão de alunos que poderiam sentir-se excluídos dos grupos;
  • O ar livre – Respirar ar livre é bom para a saúde e também é um exercício de relaxamento, o que melhora a concentração;
  • Pequenas pausas – O Pokemón Go pode ser jogado em pequenas pausas, o que pode ser adequado em atividades físicas.
  • A conquista – As conquistas podem ser obtidas por todos os alunos, o que estimula a todos, sem exceção.

Aliar o ensino à gamificação é algo maravilhoso e possível. Basta o professor ter criatividade para explorar e usufruir em suas aulas do melhor que a tecnologia tem a oferecer.

Você já usou Pokémon Go em suas aulas? Conte-nos sua experiência!

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!