A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e com as crianças e adolescentes não seria diferente. Por isso, o uso do celular em sala de aula vem se tornando uma pauta extremamente comum comum nas instituições públicas e privadas de ensino, afinal de contas, proibir totalmente o uso do aparelho tem sido cada vez mais difícil.
Mas, de fato, quais são as vantagens e desvantagens do uso do celular em sala de aula? Como professores e gestores devem lidar com essa situação? O Escolaweb traz hoje um guia completo e te conta o que fazer diante dessa situação. Continue a leitura e confira!
O estudante pode fazer uso do celular em sala de aula?
Via de regra, não há uma resposta certa para essa pergunta, afinal, algumas escolas proíbem formalmente o uso do aparelho, enquanto outras apenas orientam que os alunos usem os dispositivos com cautela.
Desde meados do ano de 2023, a prefeitura do Rio de Janeiro proibiu a utilização dos celulares em sala de aula nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Contudo, outros Estados e Municípios, como Roraima, Paraná, Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Tocantins e São Paulo também seguiram por este caminho e vetaram total ou parcialmente o uso dos smartphones em sala de aula.
Além disso, escolas particulares de todo o país também estão restringindo ou proibindo totalmente o uso do celular em sala de aula.
Ou seja, apesar de não existir uma lei nacional que restrinja o uso dos aparelhos, grande parte das instituições de ensino públicas e privadas do país vêm optando por proibir ou limitar o uso do celular em sala de aula.
Uso do celular em sala de aula: pontos negativos
Apesar da tecnologia ser uma grande aliada quando o assunto é avanço do aprendizado e das práticas pedagógicas, o uso do celular em sala de aula também traz consigo alguns pontos negativos que precisam ser destacados.
Segundo o Relatório de Monitoramento Global da Educação pela Unesco, realizado em 2023, um em cada quatro países já possui algum tipo de proibição quanto ao uso de telas no ambiente escolar. Alguns tópicos da pesquisa apontam que há uma relação negativa entre o uso da tecnologia e o desempenho acadêmico dos estudantes.
“O tempo prolongado de exposição à tela pode afetar de forma negativa o autocontrole e a estabilidade emocional, aumentando a ansiedade e a depressão.” aponta a pesquisa da Unesco.
Especialmente após o período de pandemia, onde as crianças e adolescentes se tornaram ainda mais dependentes das telas, o uso do celular em sala de aula se tornou um problema grande, generalizado e insustentável.
Por isso, dentre as consequências negativas provenientes do uso excessivo das telas no ambiente escolar, podemos destacar:
- Distração durante as aulas;
- Queda do desempenho acadêmico;
- Exclusão e dificuldade de interação social com os colegas;
- Situações propícias para prática de Bullying e Cyberbullying;
- Problemas de saúde física e mental, como, por exemplo, ansiedade, depressão e distúrbios do sono;
- Dificuldade de absorção do conteúdo passado pelos professores.
Essas consequências podem surgir quando o uso das telas em sala de aula acontece de forma excessiva e desregrada, por isso, o ideal é que haja uma política de limitação estratégica dentro das escolas.
Sim, é possível fazer uso do celular em sala de aula, desde que essa prática seja limitada e planejada pela gestão e pelo corpo docente. Confira a seguir algumas das vantagens do uso do celular em sala de aula!
Vantagens do uso do celular em sala de aula
Obviamente, o uso excessivo de telas no ambiente escolar pode ser extremamente prejudicial para alunos e professores, entretanto, o uso consciente dos aparelhos pode contribuir fortemente para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes.
Nesse sentido, é ideal que a escola tenha um projeto de limitação e uso pedagógico dos aparelhos celulares.
Os smartphones, quando usados para os fins corretos, podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem. Configurar a seguir algumas das principais vantagens do uso do celular em sala de aula:
- Facilidade para realizar pesquisas ou busca de informações para fins pedagógicos;
- Desenvolvimento de habilidades através do uso de jogos e recursos pedagógicos virtuais;
- Uso de aplicativos e/ou sites como apoio para as aulas (dicionário, tradutor, calculadora, etc.);
- Desenvolvimento de habilidades digitais e familiaridade com a tecnologia;
- Suporte para estudantes com dificuldade de aprendizado;
- Aprendizagem colaborativa, através de aplicativos de mensagens, redes sociais acadêmicas e plataformas de colaboração em tempo real permitem que os alunos trabalhem juntos em projetos e atividades.
Além disso, vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz o uso da tecnologia como uma das competências gerais da educação básica:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
Tecnologia como aliada: Ideias de atividades pedagógicas com o celular
Os celulares já fazem parte do dia a dia das crianças e adolescentes e reverter este quadro é quase impossível. Por isso, o ideal é usar os aparelhos como aliados no processo de ensino e aprendizagem.
A tecnologia é uma porta para um universo de ideias, culturas, histórias, informações e aprendizados. Para evitar os seus efeitos negativos, basta que os recursos sejam usados com responsabilidade.
Desse modo, é indispensável que gestão escolar e corpo docente estejam atentos à legislação municipal e estadual, bem como se mantenham atualizados e elaborem propostas pedagógicas para que o uso do celular em sala de aula aconteça de forma regrada e positiva para os estudantes.
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