A comunicação escolar no contexto da crise econômica

25 de janeiro de 2016

Como bem sabemos, a retração na economia brasileira tem atingindo a todos de uma forma geral, não é mais novidade. O mesmo problema, portanto, é enfrentado nas escolas da rede particular. Com essa crise, existe também aumento da inadimplência é bastante relevante.

Mas, independente da crise, comunicar-se bem com seu público é fundamental. A transparência é valiosa e não deve ser deixada de lado. Uma vez que a escola passa a trocar informações ineficientes com os pais, (e vice-versa) certamente um problema passa a existir. Ao longo do ano, essa falta de alinhamento pode acarretar diversos problemas que se tornarão, certamente, uma enorme bola de neve.

A divisão de tarefas é extremamente necessária, dentro e fora da escola, por isso a comunicação escolar é tão fundamental, só assim os pais também poderão cobrar da escola. Isso é muito comum quando os alunos começam a ir mal na escola, por exemplo, ainda que frequentem a instituição normalmente. Quando os pais não são engajados (porque a escola não os engaja também) acabam tendo sérios sustos com a repercussão dos filhos. No entanto, muitas matrículas não serão renovadas por conta disso.

A comunicação é digital!

Para os jovens, a tecnologia é automática, inata. A grande massa de pais sejam usuários de smartphones e possuam pelo menos uma conta de e-mail, Facebook e Whatsapp.

Você não acha comum, por exemplo, uma criança não fazer o dever de casa? Isso não soa familiar? Contudo, qualquer atividade que necessite da atenção ou colaboração dos pais vai por água abaixo se o único meio de comunicação for exclusivamente um bilhete ou somente a agenda. O mesmo ocorre quando os pais precisam assinar um canhoto para um passeio, festa na escola ou qualquer outro evento que aconteça na escola.

Afinal, qual criança nunca deixou de mostrar aos pais (ainda que uma única vez!) um recado importante? E qual pai nunca perdeu uma reunião por conta disso? Só depender de recados em agenda atrapalha toda essa comunicação, ainda que imprevistos com a impressora da escola, por exemplo, podem acontecer!

Olhar a agenda de um, dois ou mais filhos todos os dias pode ser uma tarefa árdua para os pais! Por que não facilitar tudo digitalmente?

E a frequência dos responsáveis nas reuniões de pais é baixa? Claro. Uma vez que os pais não ficam cientes das reuniões, seja porque o filho esqueceu de avisar, ou porque os pais não tiveram tempo de olhar, pronto! Está estabelecida a falta de comunicação e sim, muitos pais não ficam sabendo do que acontece na escola com tanta frequência. Seria mais prático verificar o e-mail ou o grupo fechado da turma no Facebook.

Outro ponto é que hoje em dia pais sofrem da síndrome da falta de tempo, até porque o trânsito também não ajuda muito. Com isso, realizar um skype ou um hangout, poderiam servir de alternativas para solucionar esse ponto.

Cuidando do meio ambiente e economizando

Esse é sem dúvida um ponto importantíssimo. O meio ambiente deve ser poupado nesses processos do cotidiano de todos nós, afinal, existem soluções para diminuirmos as despesas com papel!

Sabendo onde podemos mexer em termos financeiros, é altamente recomendado investir em melhorias e diferenciais para a sua escola. Nesses momentos é que conseguimos nos destacar dos demais e ganhar notoriedade.

O momento é de crise financeira sim. Então, que tal parar, refletir e repensar determinadas atitudes muito simples no seu dia a dia, porém inovadoras e com um potencial altamente transformador para o seu negócio?

São inúmeras as alternativas para transformar seu negócio num negócio de sucesso, e melhor: gastando menos.

Compartilhe conosco suas experiências já postas em prática e boa sorte!

Baixe também nossos materiais educativos!

Quero no meu site

Indique e Ganhe

Indique o Escolaweb para uma instituição e ganhe uma bonificação!