Seguro escolar: você já pensou nisso?

14 de outubro de 2015

Por acaso já passou pela sua cabeça, enquanto gestor de uma unidade educacional, ter um seguro escolar para sua instituição? Se a sua resposta foi não, talvez seja a hora de se informar melhor sobre este serviço. Que tal começar a ponderar os benefícios que ele pode trazer?

Partindo-se do princípio de que a responsabilidade de uma escola não deve ser limitada somente à educação, colocamos a segurança como segundo fator importante. Quando falamos em segurança, não nos limitamos aos alunos, mas incluímos todos que permanecem no ambiente escolar como professores e funcionários. Dessa forma, qualquer tipo de acidente que aconteça dentro do espaço físico da instituição ou em atividades externas (incluindo o trajeto entre casa-escola-casa), é de sua alçada. A escola vai precisar socorrer e custear as despesas deste socorro. E é aqui que entra o seguro escolar.

Um dos pontos positivos da aquisição deste tipo de serviço é o diferencial que sua escola terá frente aos concorrentes. Ela também poderá se destacar pois fica bastante claro o quanto os gestores se preocupam com a tranquilidade e segurança de todos os envolvidos na engrenagem. Conseguimos mudar o seu ponto de vista sobre o seguro escolar? Então vamos ver mais algumas vantagens de contratar um seguro escolar.

Segurança para os alunos

A segurança é fator determinante em algumas escolhas que fazemos na vida. E a da escola em que vamos colocar nossos filhos é uma delas. Saber que a instituição de ensino está preocupada com a segurança total e o bem-estar de todos os alunos acaba deixando os pais mais tranquilos, principalmente nas grandes cidades brasileiras.

Seguro escolar = Segurança para a escola

Profissionais especializados em gestão da segurança são fundamentais para diminuir os riscos de acidentes. Eles devem fazer parte do quadro de funcionários da escola. No entanto, um seguro será mais um grande aliado pois, com as vistorias regulares, aumenta-se a chance de identificar locais que necessitam de algum tipo de medida preventiva. Os seguros também garantem cobertura contra incêndios e explosões e outros danos patrimoniais. Alguns se estendem a reparos elétricos, vidros quebrados, conserto de equipamentos portáteis, entre outros.

Segurança para os professores e os funcionários

Profissionais envolvidos no ambiente escolar olham com outros olhos as instituições que prezam pela segurança. Dessa forma, ter um seguro escolar faz com que a escola tenha mais credibilidade junto a professores e funcionários, que transmitirão isso a toda a comunidade.

Saiba diferenciar, o seguro escolar é bem diferente de uma outra modalidade, o seguro educacional. No segundo caso tratamos de um seguro contratado para funcionar como uma bolsa de estudos. Ele auxiliaria no pagamento das mensalidades escolares se os pais ou responsáveis ficassem impedidos de arcar com os valores praticados pela escola em alguns casos como desemprego, morte ou invalidez. O seguro educacional pode garantir o pagamento das mensalidades em aberto até o final do ciclo escolar. Mas isso é conversa para outra hora!

E agora, nos diga: sua instituição possui um seguro escolar? Como ele auxilia na gestão da segurança? Compartilhe sua história conosco.