|

Antes de te direcionar para o Whatsapp, preencha o formulário.

Tenha o Escolaweb na sua escola hoje mesmo!

Fale com um dos nossos consultores e transforme a experiência de gestão da sua instituição.

Tecnologia em sala de aula: 5 dicas para usá-la a favor do ensino!

19 de março de 2020
9 minutos

A tecnologia em sala de aula é vista por muitas pessoas como uma vilã, pois pode dispersar os alunos, dificultar o aprendizado e diminuir a produtividade em classe. Porém, está cada vez mais complicado desvencilhar-se dessa ferramenta, visto que ela já está arraigada em nosso cotidiano.

Pensando nisso, saiba que é possível conciliar a tecnologia dentro do ambiente escolar e traçar metodologias de ensino que a utilizam em prol da melhoria do processo de aprendizagem.

Se você ainda não se convenceu de que esse recurso está cada vez mais presente no ambiente de ensino, é melhor rever seus conceitos. A sala de aula tradicional está sofrendo diversas mudanças, e novos recursos aparecem a cada dia. Por isso, é preciso conhecimento e didática para aplicá-los de forma adequada.

Quer saber mais sobre o tema e inovar dentro da sala de aula com o uso adequado dessa ferramenta? Continue a leitura do post!

Saiba qual é o impacto positivo da tecnologia em sala de aula

O uso da tecnologia em sala de aula não é só uma questão de acompanhar as últimas novidades tecnológicas. Afinal, sua utilização desperta o interesse do aluno pelo aprendizado. Esse é um fator determinante, pois ela pode se transformar em uma ferramenta essencial para atrair a atenção dos estudantes para diversas atividades escolares.

Além disso, a tecnologia permite que um número maior de alunos tenha acesso à educação. Isso é possível por conta da possibilidade de diversificar a forma de apresentação do conteúdo, o que permite um melhor aproveitamento da matéria por estudantes com diferentes necessidades.

Veja como a tecnologia pode ser utilizada na classe

A tecnologia também pode ser utilizada pelos professores como uma ferramenta dentro da sala de aula, sendo essencial para potencializar o aprendizado. Confira algumas alternativas a seguir.

Use os livros digitais

Os livros digitais são excelentes ferramentas para o ensino. Um de seus principais benefícios é a facilidade de acesso, já que podem ser consultados por meio de diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

Existem outras vantagens em sua utilização, pois eles permitem um conteúdo extremamente didático, já que é possível incluir imagens, vídeos, áudios e inúmeros outros recursos. Além disso, os livros digitais contribuem para que haja um maior interesse pela leitura, pois seus recursos ajudam a despertar a curiosidade dos estudantes.

Utilize a realidade virtual

A utilização da realidade virtual na sala de aula permite uma grande variação na forma de aprendizado. Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é o fato de que ela facilita o aprendizado de alunos com necessidades especiais.

Isso é possível porque a realidade virtual permite a manipulação de todos os sentidos, como paladar, tato, audição etc. Dessa forma, pode-se construir ambientes virtuais para atender a todos os estudantes e facilitar a sua percepção sobre o conteúdo.

Além disso, a ferramenta é capaz de oferecer uma experiência rica de aprendizado por meio de viagens virtuais. Utilizando o Google Expeditions, por exemplo, os alunos podem viajar por diversas regiões do mundo e conhecer várias culturas, o que enriquece o conteúdo das aulas de História e Geografia.

Invista em educação continuada

A cada dia surgem novas tecnologias e práticas pedagógicas que podem e devem ser aplicadas na educação. Em função disso, os professores precisam estar sempre por dentro das novas demandas, para que ofereçam melhores condições de aprendizado na sala de aula.

A falta de profissionais que atendam a essas necessidades é um grande dificultador para a implantação de tecnologias na classe. Por isso, a escola deve incentivar e investir em formas de aprendizado contínuo para seus professores, como cursos online, workshops, palestras, entre outros.

Use a tecnologia em sala de aula para fazer uma avaliação online

As avaliações tradicionais são feitas e corrigidas de forma manual. Esse processo dificulta a análise de pontos específicos sobre a prova, como a quantidade de marcações em uma única alternativa ou a questão que teve maior quantidade de erros.

Ainda que seja possível fazer essa estimativa nas provas manuais, muitas vezes é inviável levantar esses dados em função da quantidade de classes e alunos. Por isso, a utilização da avaliação online torna essa tarefa muito mais ágil e precisa.

Além disso, esse tipo de avaliação ajuda a aumentar a produtividade dos professores, pois eles não precisam dedicar horas à correção das provas. Assim, podem executar outras tarefas voltadas ao aprendizado do aluno.

Conheça 5 dicas de uso de tecnologia em sala de aula que vão agregar valor ao aprendizado do aluno

Agora, conheça algumas ações que, com o uso da tecnologia de forma moderada, poderão melhorar a performance dos estudantes.

1 – Elabore projetos educativos usando a web

Atualmente, as redes sociais fazem com que os estudantes fiquem mais interessados em interagir com os amigos do que estudar a matéria aplicada pelo professor. Uma das razões para isso é a utilização de um processo didático antigo, ou seja, sem a utilização de recursos tecnológicos que chamem a atenção do aluno.

Dessa forma, há pouca interação com o professor, o que faz com que a que aula não tenha o entusiasmo necessário para um bom aproveitamento. Em função disso, os docentes devem buscar estratégias que mesclem o conteúdo aplicado em sala com os interesses pelas redes sociais.

Uma sugestão é criar atividades que retratem a importância dessas páginas na comunidade escolar para criar um ambiente mais participativo e inclusivo entre todos.

Além disso, os professores também podem solicitar trabalhos que mostrem como o exagero na utilização das redes sociais pode ser prejudicial e quais tipos de problemas são causados, como desatenção em sala de aula, utilização das páginas para praticar ofensas, entre outros.

2 – Promova um concurso de criação de blogs ou vlogs

Para incentivar a pesquisa por temas diferentes, ter acesso a outras culturas e mostrar a importância da língua portuguesa, o professor pode inserir como trabalho de classe a criação de blogs ou vlogs.

O primeiro pode ser direcionado ao tema de uma disciplina e trazer conteúdos atuais relacionados ao assunto. Na história do Brasil, por exemplo, é possível criar um blog contando as mudanças políticas dos últimos 20 anos e inserir fotos, vídeos e depoimentos encontrados na web. No entanto, tenha atenção aos direitos autorais e de imagem para não incorrer em processos judiciais.

A criação de vlogs é outra opção interessante. Nessa prática, os alunos farão um vídeo sobre determinado assunto e editarão suas falas. É possível, com a devida autorização, pedir que os estudantes acompanhem um evento médico, fashion ou religioso. Depois, peça que eles contem sua experiência por meio do vlog.

3- Incentive o voluntariado via internet 

O que antes era feito por meio de visitas aos lares para idosos ou adolescentes em situação de risco, hoje pode ser realizado via internet. Explicamos: algumas empresas já disponibilizam serviços de conversa via plataformas de comunicação online, que podem ser usadas, inclusive, para serviços voluntários.

Por exemplo, os brasileiros interessados em aperfeiçoar o inglês conversam com idosos em casas de repouso por meio de videoconferência e já comemoram o sucesso da prática. De um lado, melhoram a fluência no inglês, de outro, diminuem a solidão e a carência dos idosos.

Esse projeto pode ser expandido para hospitais, clínicas de reabilitação, creches ou outros estabelecimentos que tenham interesse, disponibilidade e, principalmente, recursos tecnológicos. Por isso, traga essa novidade para o dia a dia dos seus discentes.

4 – Estimule trabalhos interdisciplinares pela web

Antigamente, era impossível pensar em comunicar-se com outras entidades do Brasil e do mundo. No entanto, com o advento da tecnologia, basta apenas um texto instigante e convidativo dentro de uma grande proposta para sensibilizar os interessados.

Dessa forma, os professores devem estimular esse espírito que move os alunos para os meios tecnológicos e elaborar trabalhos interdisciplinares. A ideia é partir de um projeto e convidar todas as entidades que possam contribuir para o andamento dele.

Suponhamos que o professor solicite a criação de um aplicativo para cegos. Nesse caso, os alunos deverão procurar todas as informações relacionadas ao tema, tais como: tipos de deficiência visual, uso de braile nos aplicativos e relatos de pessoas com deficiência. Também seria válido solicitar a ajuda da equipe de informática.

5 – Concilie a tecnologia com a arte das fotos

Aproveitando a moda das selfies e das fotos do cotidiano, os educadores podem fazer uso desse recurso para promover um concurso de fotografias.

Em uma excursão, solicite aos alunos que fotografem as melhores paisagens e obras de arte. Depois, peça que eles reflitam um pouco sobre isso. Os estudantes deverão mostrar as imagens em um concurso que premiará não somente as fotos, mas a reflexão elaborada a partir delas.

Alguns fatos cotidianos que ilustram uma parte da matéria abordada em sala de aula também são bem-vindos e devem ser incentivados pelo professor. O aluno deve sentir que pode contribuir para melhorar o ambiente da classe.

Confira outras orientações sobre o uso de tecnologia na escola

Nessa mesma estratégia, o professor ainda pode abordar o bullying e a sexualidade embutida em fotos dos alunos postadas nas redes sociais. São temas delicados, mas que precisam ser trabalhados de forma lúdica para prevenir as violências estudantis ou até mesmo os abusos sexuais.

A tecnologia em sala de aula, quando utilizada de forma cautelosa, pode trazer vantagens tanto para o professor quanto para os alunos. De um lado, verificam-se formas didáticas inovadoras que estimulam o aprendizado e se conectam mais com os estudantes. Do outro, os alunos verificam o interesse por parte dos professores em conciliar as estratégias tecnológicas que fazem parte da rotina diária.

Escolha a estratégia mais adequada ao seu perfil de professor e trabalhe criteriosamente em cima dela. Você poderá encontrar resultados surpreendentes. Como mostramos, existem diversas formas de aplicar a tecnologia no ensino, aumentando o aprendizado e o interesse dos alunos.

Se você gostou da nossa abordagem sobre como a tecnologia em sala de aula pode ser aplicada, complemente sua leitura com mais um de nossos artigos: conheça 7 vantagens de usar a tecnologia nas escolas! Aproveita para nos seguir nas redes sociais também!

Quero na minha escola!

Se mantenha atualizado sempre!

Você pode amar!

Newsletter

Descubra as últimas tendências no universo da educação e explore uma variedade de ideias para elevar a gestão da sua instituição.

|

Obrigado!

Seu Cadastro foi realizado com Sucesso!